Foi no final de 2017,com 69 anos que Ana Mexia avançou sozinha e com capitais próprios para a criação de um conceito de clínica holística. Rodeou-se de profissionais competentes e, em equipa, desenvolveram este conceito que já ajudou inúmeros clientes a atingirem os seus objetivos. Medicina convencional, Nutrição, Medicina Tradicional Chinesa (acupunctura), Naturopatia, Coaching Psicológico e Aparatologia de última geração são as seis valências que, em sintonia, constituem a base do conceito Improve your body and soul.
“O que fazemos aqui resulta”, garante Ana Mexia: “Sempre me tratei e cuidei. Desde a adolescência que me cuido, muito por incentivo do meu pai, mas à medida que fui necessitando de outros tratamentos, constatei que não encontrava o que procurava, de uma forma agregada e complementar. Assim, e depois de ter sido de certa maneira desafiada por alguns dos profissionais com quem já trabalhava e em quem confiava, fui criando uma equipa coesa – base do sucesso da Improve – em que cada um tem uma palavra a dizer. Recentemente, e sempre a pensar no bem-estar dos nossos clientes, reforçámos o antiaging com uma consulta individual de longevidade e bem-estar, com avaliação Biotype (avaliação neurobiológica do corpo e mente). Faz-se uma avaliação metabólica, analisa-se o perfil de stress, o estilo de vida, a dificuldade do sono, entre outros aspetos que estão frequentemente na base de distúrbios psicológicos e físicos, que alteram o nosso bem-estar e que podem levar a situações extremas”.
Situada na Rua Soeiro Pereira Gomes, no jardim privado do condomínio dos Jardins de São Lourenço, a Improve é um local para fugir do bulício da capital, para relaxar e cuidar do corpo e mente: “Prezo muito a privacidade de quem aqui vem, procuro que as pessoas não se cruzem muito. A ideia é este ser um espaço zen. Como estamos num jardim, pretendi trazer este verde para dentro da clínica. Fico feliz quando os nossos clientes me dizem que sentem esta energia e que quando aqui vêm se sentem relaxados”.
Ana Mexia, CEO
O conceito Improve baseia-se em duas frases-chave que guiam Ana Mexia há muitos anos: “Se não soubesse a idade que tenho, que idade teria?” (Confúcio) e “Só consigo estar bem com o Mundo e com a vida, se estiver bem comigo”.
Partindo destas duas ideias e vendo sempre o corpo com um todo, numa integração absoluta entre a parte física e mental, a preocupação da CEO foi colocar à disposição de quem procura a Improve as valências necessárias para operar uma transformação definitiva no corpo. Para isso tomou-se de exemplo: “Tudo o que temos eu já experimentei e, além disso, quando criei o conceito tive o cuidado de analisar o que é que eu precisaria para me tratar num espaço único”. E prossegue: “Desde logo, a medicina convencional, que é extremamente importante para garantir que todos os nossos clientes estão aptos a fazerem todos os tratamentos, incluindo o uso das máquinas. Há casos de saúde onde isso não é aconselhado. Por outro lado, a Nutrição, uma área fundamental para quem quer perder peso e, sobretudo, aprender a comer e a gerir o seu metabolismo. Aqui na Improve não temos formulários pré-preenchidos, tudo é decidido à medida de cada pessoa, porque cada pessoa tem necessidades diferentes”.
A clínica também conta com os aparelhos medico-estéticos, que são usados faseadamente durante o tratamento, para ajudar a perder o excesso de gordura ou modelar a figura.: “No entanto, faltavam valências entre estas fases e percebi que a Medicina Tradicional Chinesa (acupunctura), que ajuda no processo de emagrecimento e a controlar a ansiedade, a Naturopatia, que vai à procura da origem do problema e o coaching psicológico que nos ajudar a manter focados nos nossos objetivos, se integravam no conceito”.
Todas estas áreas, quando utilizadas em complementaridade garantem um resultado positivo na perda de perda e no aumento do bem-estar: “Temos casos de pessoas que perderam mais de 25/30Kg, outras que passaram de um 54 para o 42, na roupa. Fico muito feliz quando voltam, passados uns meses, para tratamento de manutenção, e referem que mantiveram o peso”. O método resulta, pois o cliente está comprometido com o mesmo:“Só aceitamos pessoas que digam claramente “eu quero”, após a nossa primeira avaliação”.
A unicidade deste conceito ultrapassou Portugal e Ana Mexia já foi contactada para levar a clínica para o estrangeiro: “Tive convites de várias partes do mundo, mas primeiro preciso de estabilizar bem esta clínica e só depois poderei pensar na expansão. Ainda assim, o próximo passo será sempre o Porto, só depois a internacionalização”.