Valor Magazine #052

0
3105

A Valor Magazine de junho chega às bancas pouco tempo depois de o país ter ido a votos. Este é sempre um momento em que o país fica em suspenso, numa antecipação de quem espera para ver quem será o novo Governo e que rumo terá o país.

As empresas e a economia são barómetros das condições políticas nacionais. Os mercados estavam, também, um pouco ansiosos, sobretudo numa altura em que o mundo anda politicamente instável, com relações tensas entre vários atores políticos e guerras por resolver.

Ainda assim, os players dos diferentes mercados têm de avançar no seu caminho de desenvolvimento e sucesso. As empresas nacionais e os seus líderes não perdem de vista o caminho que pretendem trilhar, como se notará nos diferentes exemplos que lhe trazemos nesta edição.

As mulheres estão novamente em destaque. A Valor Magazine traz novamente até si exemplos variados de mulheres que deram por si a criar negócios, umas por pura necessidade prática de criar o seu posto de trabalho, outras porque sempre desejaram fazê-lo.

Existem ainda aquelas para quem a criação de uma empresa própria decorreu do natural desenvolvimento da sua profissão; assumem que nunca pensaram muito na hipótese de liderarem um negócio, mas a vida assim ditou e foram-se construindo enquanto empresárias.

Os desafios são muitos: legislativa e burocraticamente, sobretudo. As mulheres sentem falta de maior apoio técnico, formativo e legislativo para obterem um maior acompanhamento aquando da criação de novos negócios. Mas, a juntar a isso, sentem também falta de uma maior coordenação entre o seu papel de empresárias e o de mães.

Ainda é muito difícil conjugar os papéis de líder e gestora da família, sobretudo quando existem filhos pequenos. Segundo algumas mulheres, ser mãe não pode se rum entrave ao avanço de uma empresa, mas a verdade é que o país não parece estar preparado para as mulheres que assumem ambos os papéis.

A Economia, nomeadamente no que respeita ao IRS e à importância da Contabilidade enquanto atividade para as empresas, é outro dos temas em destaque nesta edição. A importância da consultoria financeira e do acompanhamento próximo de um contabilista para a saúde dos negócios é fundamental, sobretudo quando hoje se trabalha num mercado globalizado, e os profissionais desta área assumem que assim é: a forma como são vistos pelos empresários mudou.

A saúde oral dos portugueses estará também em destaque, bem como a saúde mental materna e o vício dos jogos online, que está a aumentar substancialmente junto dos jovens entre os 13 e os 18 anos.