A importância de uma liderança eficaz

Ana Paula António é diretora da TaxSystem, uma empresa de Contabilidade e Fiscalidade onde muitas mulheres desenvolvem atividade. Recentemente, recebeu a medalha dos 25 anos de profissão, oferecida diretamente pela Bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, durante o último Congresso destes profissionais. À Valor Magazine explicou como equilibra a vida profissional com a pessoal e que tipo de líder acredita ser.

0
634

Recebeu recentemente a medalha de 25 anos de profissão, atribuída durante o último congresso da Ordem dos Contabilistas Certificados. Que importância teve essa distinção?

Sinto-me muito honrada por ter recebido a medalha de 25 anos de profissão durante o último congresso da Ordem dos Contabilistas Certificados. Essa distinção é muito importante para mim, pois reconhece a minha dedicação e compromisso com a profissão ao longo dos anos. A entrega da medalha por parte da Bastonária da
OCC, Paula Franco, aumentou ainda mais o valor simbólico da distinção, uma vez que tem feito um trabalho notável no reconhecimento da profissão e na união dos contabilistas.

Que mudanças se notam no setor da Contabilidade e Fiscalidade, no que respeita à entrada de mais mulheres na área?

Tem-se verificado uma mudança significativa no setor da Contabilidade e Fiscalidade em relação à entrada de mais mulheres nesta área. Ainda que a igualdade de género não seja totalmente alcançada, tem havido um progresso notável, mas ainda há muito a ser feito, como a redução da diferença salarial entre homens e mulheres e a promoção de mais oportunidades para as mulheres ocuparem posições de liderança.

Como se caracteriza, enquanto líder? Que impacto lhe parece que a sua liderança tem no dia a dia laboral?

No contexto da Contabilidade e Fiscalidade, a liderança eficaz é especialmente importante, uma vez que o cumprimento de prazos e a precisão dos dados são fundamentais. Um líder forte nesse ambiente deve ser organizado, ter atenção aos detalhes e ser capaz de gerir eficazmente a pressão do tempo. Um líder eficaz pode ajudar a motivar e inspirar a equipa, criando um ambiente de trabalho produtivo e colaborativo. Isso pode levar a um melhor desempenho e resultados mais positivos para a empresa.

Como consegue equilibrar a vida pessoal, familiar e profissional, considerando que a área em que desenvolve atividade é extremamente exigente, a nível de prazos e de burocracias administrativas e legislativas?

Numa área profissional exigente, como a contabilidade e fiscalidade, por vezes é desafiador equilibrar a vida pessoal, familiar e profissional. Tenho conseguido equilibrar a vida pessoal com algumas estratégias eficazes de gestão de tempo e de priorização de tarefas, delegando o que não tem de ser efetuado mesmo por mim. Por exemplo, costumo ir passear o cão, sempre que possível, ao nascer e ao pôr do sol, para apreciar esses
momentos únicos e para tirarfotografias.

Este é um setor onde as mulheres estão cada vez mais presentes. Todavia, por vezes ainda não se verifica a paridade, quer nas tarefas atribuídas, quer nas posições que ocupam, bem como nos salários que recebem. Alguma vez vivenciou situações semelhantes de desigualdade?

Infelizmente, a desigualdade de género ainda é uma realidade em muitos setores. Embora a presença de mulheres tenha aumentado significativamente nas últimas décadas, ainda há uma disparidade de género em termos de tarefas atribuídas, posições ocupadas e salários recebidos. Eu tenho sido uma felizarda e não tenho vivenciado situações de desigualdade. É importante que se continue a trabalhar para acabar com a desigualdade de género em todos os setores da sociedade e garantir que todas as pessoas tenham oportunidades iguais de progressão na carreira e de remuneração justa.

Como avalia a evolução do mercado de trabalho para as mulheres e o caminho que ainda há a fazer para se alcançar a paridade em várias áreas?

As mulheres têm cada vez mais acesso a oportunidades de emprego e têm vindo a ocupar posições que anteriormente eram dominadas pelos homens. No entanto, ainda há muito caminho a percorrer para alcançar a paridade de género em várias áreas, nomeadamente a diferença salarial entre homens e mulheres.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here