“O mercado digital é estratégico para as empresas”

A WEO Group integra em si a WEO Marketing, uma consultora de marketing que desenha soluções personalizadas para os clientes, de forma a corresponder inteiramente às suas expectativas. Joana Costa, Head of Marketing, salienta a importância do Marketing digital nas empresas e a forma como esta é, cada vez mais, uma ferramenta de atração de clientes e de concretização de negócios.

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Tendo em consideração a forma como o comércio e as empresas se apoiam no online, como tem sido este caminho de crescimento para a WEO Marketing?

O caminho para o crescimento tem sido contínuo e desafiante. A WEO Marketing foi criada com o intuito de
potenciar a comunicação e marketing da WEO Group e, numa segunda fase, prestar soluções que dão resultados
aos nossos clientes. As empresas começaram a procurar serviços de marketing digital e, para melhorar os
nossos serviços, desenhámos soluções atuais e adaptadas à realidade das empresas, através de uma estrutura de recursos humanos especializados, capazes de analisar os inputs recolhidos das ferramentas digitais disponíveis e fornecer aos clientes estratégias relevantes para atingir os objetivos.

O Marketing Digital é, hoje, uma ferramenta essencial para qualquer empresa conseguir chegar ao seu público. Como é esta ferramenta percebida pelos empresários e empreendedores? Já lhe é dada a importância devida?

Existem ainda muitas empresas, principalmente as de menor dimensão, que não estão conscientes dos
benefícios que podem tirar dos serviços digitais e da forma como podem potenciar os negócios e acompanhar a
concorrência. O nosso dever, enquanto profissionais da área, é demonstrar de que forma as empresas e empresários podem tirar partido das soluções digitais e ter o máximo de rentabilidade possível.

Considerando o avanço tecnológico e da inteligência artificial, como poderá isso influenciar o futuro desta área de especialidade?

A inteligência artificial deve ser utilizada como mais uma ferramenta digital e de forma controlada. O marketing é uma área muito complexa em que os profissionais da área definem estratégias tendo em conta as necessidades do cliente, do mercado e do público-alvo. A inteligência artificial é uma ferramenta que veio para ficar e que pode ser uma ameaça para alguns profissionais da área, mas acreditamos que não irá substituir o raciocínio lógico
humano e que haverá sempre necessidade de avaliar e corrigir o conteúdo produzido pelas plataformas.

Quão importante são as iniciativas como o Congresso Marketing Digital, para reunir especialistas, discutir o Marketing e as suas tendências e apontar o caminho do futuro?

Sendo o marketing uma área de negócio em constante evolução e com necessidade de criar conteúdo relevante, a partilha de conhecimentos através de congressos é uma mais-valia para melhorar os serviços e impulsionar os conhecimentos individuais de cada profissional.

Quão importante é, no futuro, que as empresas e marcas consigam comunicar verdadeiramente com os seus consumidores através das suas redes sociais e sites?

O futuro é digital e isso não há como negar. Não incluir uma estratégia de marketing digital numa empresa é
estar um passo atrás da concorrência. Torna-se imprescindível que todos os negócios apostem neste tipo de
estratégias, caso contrário terão um crescimento muito mais lento e serão ultrapassados pela concorrência.

Que impacto terá esta conjuntura económica mais difícil no investimento das empresas na área do Marketing Digital?

O investimento em marketing digital deve ser um dos objetivos de todas as empresas. Em conjunturas mais
difíceis, como o caso da pandemia, comprovou-se que, através do investimento em estratégias digitais
consolidadas, o retorno financeiro aplicado foi muito superior ao que tinham tido até ao momento. Tendo em consideração que oito milhões de portugueses utilizam a internet, é importante que as empresas compreendam o poder do investimento em marketing digital e os resultados elevados que poderão retirar desta área. Acreditamos que não é suficiente ter uma presença online. É preciso fortalecê-la para conseguir vender mais e melhor.

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