“A retoma será progressiva e consistente”

A Castro Gonçalves Contabilistas é uma empresa com mais de 25 anos de atividade, que baseia a relação com os clientes em valores como a integridade, o profissionalismo, o rigor e a excelência. Atualmente, encontra-se em processo de expansão, procurando implementar-se junto da comunidade chinesa, como explicam os diretores, Hélder Oliveira e Helena Pereira.

0
396
Helena Pereira, diretora

Como caracterizaria o seu posicionamento junto dos clientes, considerando os anos de experiência adquirida?

Os anos de experiência acumulados permitem aos nossos clientes aproveitar todo o nosso conhecimento acumulado. Temos experiência com diversos ramos de atividade que, ao longo do tempo, fomos adquirindo e temos clientes com algumas particularidades, como Juntas de Freguesia e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). Apostamos num serviço personalizado e ajustado ao contexto do nosso cliente, contribuindo com uma avaliação ampla e estratégica do seu negócio. Sabendo dos anseios que os preocupam, contribuímos para que o nosso cliente coloque o seu foco no desenvolvimento do negócio, deixando nas nossas mãos a preparação da contabilidade, de acordo com as suas perspetivas. Para além de termos a preocupação de mantermos as empresas contabilisticamente “saudáveis”, também temos uma forte preocupação a nível fiscal. Procuramos que os nossos clientes possam usufruir de todos os apoios e incentivos fiscais disponíveis a cada momento.

De entre os serviços que prestam, quais aqueles que mais se destacam?

A Castro Gonçalves Contabilistas procura ajudar os empresários e suprir as suas lacunas, quer ao nível da gestão, quer ao nível operacional. A Castro Gonçalves Contabilistas tem uma equipa qualificada e capaz para prestar apoio ao nível operacional, com otimização de processos industriais, permitindo ganhos de produtividade, quer ao nível de formação profissional, dotando os trabalhadores de ferramentas que lhes permitam tirar mais partido do mercado em que se inserem.

O apoio às PME’s é fundamental para o seu crescimento e solidificação da atividade. Como acompanha a Castro Gonçalves Contabilistas estas empresas?

A Castro Gonçalves Contabilistas tem consciência da necessidade que as empresas têm de apoios para a sua atividade, ainda mais depois deste longo período de tempo em que a pandemia tomou conta da economia e limitou as empresas no exercício da sua atividade. Por isso, a Castro Gonçalves Contabilistas disponibiliza informação dos apoios disponíveis, elabora, apresenta e acompanha as candidaturas a apoios. Os apoios vão desde incentivos à contratação/estágios até aos incentivos ao investimento.

A digitalização de processos nesta área de atividade tem vindo a acontecer de forma gradativa. Como se adaptou a Castro Gonçalves Contabilistas a esta realidade?

A Castro Gonçalves Contabilistas está neste momento num processo de expansão e crescimento, procurando implementar-se junto da comunidade chinesa. Este processo de expansão vai ter que ser acompanhado com um salto ao nível da digitalização uma vez que, embora estejamos fisicamente presentes em vários pontos de atendimento, procuramos manter os registos, a informação e a equipa técnica unida. Para isso, só as tecnologias nos poderão ajudar.

Enquanto profissionais que estiveram na linha da frente no apoio às empresas e particulares, que balanço fazem desta fase?

Esta pandemia apanhou-nos a todos de surpresa e as empresas têm as estruturas, os encargos, a produção, as pessoas…pensadas e preparadas para um determinado nível de atividade. Quando viram as empresas encerradas, o medo instalou-se. A Castro Gonçalves Contabilistas empenhou-se no apoio aos seus clientes, passando-lhes mensagens de otimismo, esperança e coragem para continuarem. Tivemos que fazer um trabalho humano muito forte. Ao nível técnico foi extremamente exigente. Nos primeiros tempos foi uma maratona legislativa, saíam Leis, Decretos-Lei e Portarias a toda a hora… Estudávamos noite e dia, a legislação era confusa, os próprios serviços não sabiam esclarecer quase nada, os formulários não estavam preparados de acordo com a legislação, enfim… os empresários impacientes e ansiosos pelos apoios anunciados nos meios de comunicação social… A Castro Gonçalves Contabilistas deu todo o suporte aos seus clientes, defendendo ao máximo os interesses deles e recorrendo a todas as medidas de apoio em que eles se enquadravam. Apesar deste momento difícil, o balanço é positivo. A Castro Gonçalves Contabilistas conseguiu reforçar a confiança e aproximar mais os seus clientes.

Como avalia a retoma económica de que já se fala?

Quanto à retoma económica, eu sou otimista. Faço parte do grupo de pessoas que acredita que assim que a sociedade sentir um pouco mais de confiança, à medida que a vacinação for avançando, as pessoas vão voltar a procurar os serviços, vão voltar a sair, vão voltar a consumir… Claro que esta pandemia deixou sequelas, mas acredito que a retoma seja progressiva e consistente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here