Como caracteriza a Second Wings? A quem se destinam os vossos serviços?
A Second Wings é muito mais do que uma consultora – somos parceiros estratégicos para empresários, investidores e startups de todo o mundo que querem expandir-se e prosperar na Europa, tendo como ponto de partida um ecossistema inovador e dinâmico como o português. Trabalhamos com projetos de alto potencial, que
trazem inovação, criam empregos e pretendem, a partir de Portugal, consolidar a sua presença internacional e destacar-se como referência nos seus setores. Apoiamos negócios que não só pretendem crescer, mas que têm ambição de exportar produtos e serviços para todo o mundo. O nosso foco é encontrar oportunidades e criar um caminho claro para que os nossos clientes possam atingir o seu verdadeiro potencial.
Como se processa este apoio que fornecem a estes empresários? Em que áreas o mesmo acontece?
O nosso apoio não se limita a burocracias ou planos estratégicos – estamos aqui para impulsionar negócios. Identificamos oportunidades de mercado, conectamos empresas aos parceiros certos e ajudamos a construir operações sólidas e sustentáveis. Facilitamos o acesso a talento qualificado, financiamento e redes de contactos que fazem realmente a diferença. O objetivo não é apenas apoiar a entrada num novo mercado, mas sim integração de uma forma estratégica e sustentável, maximizando todas as oportunidades de crescimento.
Quais os principais pontos que destaca, a nível do processo de trabalho com estes empresários, que vos distingue e assegura uma “integração suave” no novo mercado?
Olhamos para cada cliente como um parceiro. Não há soluções standard – cada empresa tem um caminho próprio, e o nosso papel é contribuir para desenhar a estratégia certa para que o crescimento seja rápido e sustentável. A
nossa equipa é composta por empresários de sucesso e especialistas com anos de experiências nas suas áreas, o que nos permite posicionar as empresas parceiras em ecossistemas onde realmente podem fazer a diferença.
Que vantagens existem para os empresários e o próprio posicionamento das suas empresas no mercado em recorrerem aos serviços prestados pela Second Wings?
A principal vantagem é que garantimos que os nossos clientes não apenas entram no mercado europeu, mas o fazem de forma estratégica e com impacto. Sabemos que o tempo e os recursos são valiosos, por isso evitamos desvios desnecessários e conectamos diretamente com oportunidades concretas.
Quais os mercados que estão, atualmente, particularmente interessados em negociar e investir nesta região?
Destacam-se mercados como os EUA, Reino Unido, Brasil, China, Paquistão e Emirados Árabes Unidos, mas também países onde há instabilidade e as empresas procuram locais mais seguros para crescer. O ambiente de inovação e a qualidade do talento disponível tornam Portugal cada vez mais atrativo para negócios que querem escalar internacionalmente.
O mercado de língua portuguesa apresenta oportunidades interessantes, às quais vale a pena estar atento? Existem setores que se destacam, particularmente?
Sem dúvida! O acesso ao mercado dos países de língua portuguesa é uma das maiores vantagens competitivas de Portugal. Empresários que se instalam aqui não estão apenas a entrar na Europa, mas também a ganhar acesso
privilegiado a mercados como Brasil, Angola e Moçambique. Setores como tecnologia, saúde, energias renováveis e indústria criativa são algumas das áreas com maior crescimento e procura nestes mercados.
