Ana Oliveira lidera a The Psychological Effect: “Ir ao psicólogo já não é motivo de vergonha”

Ana Oliveira é psicóloga clínica e tem, desde há 10 anos, a The Psychological Effect. Descobriu por acaso a sua verdadeira vocação – trabalho de clínica na área da Psicologia – e desde então já teve dois espaços clínicos, em S. João da Madeira e no Porto, tendo fechado este último por contingências de saúde da própria. Todavia, assume sentir-se muito realizada com a sua profissão, mas destaca que será importante quando, em Portugal, chegar o momento em que as pessoas não se espantem por uma mulher liderar uma empresa ou o seu próprio negócio.

0
947

É na área da Saúde que encontramos muitas mulheres a liderar negócios. Por que motivo acredita que isso acontece?

Para mim, o ideal será quando esta questão já não tiver de ser colocada. Quando nós, mulheres, não precisarmos de provar que somos competentes. Historicamente, na área da Saúde, as mulheres ocupavam maioritariamente o lugar de cuidadoras, como no caso da enfermagem, por exemplo. Assumia-se, não há muito tempo, que a maioria dos médicos seriam homens. Se tivermos em consideração que só no século XIX foi permitido às mulheres ingressar num curso superior e que, culturalmente, teriam de ficar em casa, temos conseguido grandes proezas no feminino, principalmente no que diz respeito à liderança.

Como descreveria o seu próprio caminho até aqui?

Sou Psicóloga Clínica há 20 anos e, desde há 10 anos, CEO da The Psychological Effect – Clínica de Saúde Mental, em São João da Madeira. Fiz o meu estágio profissional na Santa Casa da Misericórdia de São João da Madeira, instituição onde trabalhei 12 anos. Ao longo desse tempo, fui também Formadora na Ordem dos Psicólogos, orientadora de estágios e muitas outras coisas. Curioso é que foi por necessidade que comecei a minha prática em clínica. Comecei a dar consultas em clínicas por necessidade financeira e percebi a minha verdadeira vocação. Em 2012 comecei a idealizar o que viria a ser a minha clínica, que abri a 2 de janeiro de 2014. Em 2015, já foi possível passar para meio tempo na Santa Casa e dividir o resto entre a Clínica e as Formações na Ordem dos
Psicólogos. No início de 2016 abri outra The Psychological Effect na baixa do Porto, mas em abril descobri que estava com cancro e, após todo o processo de cirurgia e tratamento, resolvi que estava na altura de deixar algumas coisas: fechei a clínica no Porto, deixei as formações da OPP e despedi-me da Santa Casa. Continuo a
trabalhar muitas horas por dia, mas sinto-me realizada. Desde outubro de 2023 estamos num espaço novo e muito maior e com uma equipa fantástica que conta, atualmente, com 17 pessoas.

A The Psychological Effect existe há 10 anos. Que mudanças nota na forma como é abordada a questão da Saúde Mental? Há um maior reconhecimento, mesmo por parte de quem a procura, da necessidade de tratar da sua saúde mental?

Quando abri a clínica, uma das minhas preocupações era que o local fosse o mais discreto possível porque muitas pessoas tinham “vergonha” de ser vistas a entrar numa clínica de saúde mental e ficavam mesmo muito
incomodadas quando encontravam alguém conhecido na sala de espera. Hoje, ir ao psicólogo ou ao psiquiatra já não é motivo de vergonha. Muitas pessoas também já procuram ajuda, no sentido preventivo. É preciso perceber que a nossa saúde mental é tão importante como a nossa saúde física.

Quais as especialidades de que dispõem? Que vantagens existem em congregar todas estas especialidades num mesmo local? É possível garantir, desta forma, um tratamento mais completo?

As nossas especialidades são Psicologia (todas as áreas de intervenção e todas as faixas etárias), Psiquiatria, Pedopsiquiatria, Terapia Comportamental Dialética, Neuropsicologia, Terapia de Casal e Familiar, Sexologia, Hipnose Clínica, Orientação Escolar e Profissional, Cessação Tabágica, Terapia da Fala, Nutrição, Avaliação de Condutores, Avaliação de Segurança Privada, Coaching e, a partir de setembro teremos alguns tratamentos novos e inovadores, quer na especialidade de Psicologia, quer de Psiquiatria e Pedopsiquiatria. Termos todas estas especialidades é incrível, porque além de trabalharmos em equipa, caso o paciente seja acompanhado por mais que um profissional, podemos sempre encaminhar a pessoa para a resposta mais adequada. Em 2021, criámos um novo projeto, ligado à Saúde Mental nas Empresas – a The Psychological Effect Corporate. Temos um(a) Psicólogo(a) em cada empresa parceira, que dá consultas de Psicologia Clínica aos colaboradores e também formação sobre várias questões relacionadas com a Saúde Mental. Em 2022, criámos ainda outro projeto, a The Psychological Effect Academy, que tem por objetivo formar e informar profissionais e público em geral das mais variadas temáticas relacionadas com a Saúde Mental. Pretendemos, no futuro, ter um leque ainda mais alargado de especialidades relacionadas com a Saúde Mental.