Esta segunda-feira abrem as candidaturas para as famílias vulneráveis que queiram candidatar-se à atribuição de um Vale Eficiência, para trocar janelas ou equipar a casa com um sistema de aquecimento.
A este apoio podem candidatar-se as famílias que já beneficiam da tarifa social da eletricidade ou da bilha solidária e que residam em habitação própria, arrendada ou apenas tenham o usufruto do imóvel.
Famílias em que um dos membros beneficie de apoios incluídos no grupo dos apoios sociais mínimos, como o complemento solidário para idosos ou a pensão de velhice podem também candidatar-se a estes Vales Eficiência.
Estes Vales servem para ajudar as famílias a fazer obras com vista à maior eficiência térmica da habitação, nomeadamente a substituição de janelas por outras mais eficientes ou a instalação de sistemas de aquecimento ou arrefecimento, como os sistemas solares térmicos, bombas ou recuperadores de calor. A única exigência é que todos estes sistemas sejam alimentados a energia renovável e que a sua classe energética seja A ou superior.
Cada beneficiário terá direito a três cheques de 1300 euros cada, sendo que cada cheque apenas pode financiar uma obra, Se quiser trocar janelas e instalar um recuperador de calor terá de fazer duas candidaturas, uma para cada um dos objetivos.
As candidaturas estarão abertas até ao dia 31 de outubro de 2024, às 18 horas, podendo as candidaturas encerrar antes caso a dotação do programa já tenha sido ultrapassada.