Com os spreads baixos, há a oportunidade de poupar no crédito habitação

Os mais recentes números do Banco de Portugal permitem-nos ver como o valor do spread ao crédito habitação desceu nos últimos dez anos.

0
497

Os valores passaram de 2,39 em agosto de 2009 para 1,04 em agosto de 2019, segundo a mesma fonte.

Se compararmos valores de agosto de 2019 com agosto de 2011, no pico da crise financeira, verifica-se que o spread desceu 75%, de 4,15 para 1,04. Numa comparação a 5 anos o valor desce 66,3%, passando de 3,09 (em agosto de 2014), para o valor de agosto de 2019 agora disponível (1,04).

Assim, esta parece ser uma boa oportunidade para as famílias poderem poupar dinheiro mensalmente com a despesa que tem mais impacto no orçamento familiar: a prestação de pagar a casa com crédito habitação.

A descida do spread para mínimos de 1% faz com que o crédito esteja mais barato. Assim, é possível reavaliar o crédito habitação e pensar em fazer a transferência de crédito habitação.

A transferência trata-se da renegociação da escritura de crédito habitação. Esta pode passar por transferir o seu contrato para outra instituição bancária, tendo assim a oportunidade de ajustar o spread, renegociar o valor dos seguros associados ou até mesmo retirar produtos associados ao contrato inicial. 

Atualmente, o ciclo económico está positivo, o dinheiro está mais barato, os bancos têm carteiras com menos incumprimento. Há assim uma maior facilidade para fazer créditos ao consumo. Com a taxa Euribor também em valores negativos, uma nova prestação de crédito habitação pode ser mais baixa, permitindo às famílias poupares milhares de euros em vários anos, pois deixam de pagar tantos juros.

A transferência de crédito habitação permite-lhe de tempos a tempos rever as condições do seu contrato de mais de 30 anos e obter as melhores condições do mercado

O crédito habitação não precisa de ser para a vida. Se notar que fez um crédito habitação nos últimos dez anos, pode ser vantajoso rever as condições atuais do mercado e a própria avaliação do seu imóvel e perceber se pode fazer um novo contrato com condições mais favoráveis.

Se está a pensar mudar a sua vida financeira, combata a inércia e aproveite este bom momento económico, podendo tirar partidos das vantagens que o crédito barato oferece. Utilize esta ferramenta financeira para poder baixar as despesas mensais e ter uma vida financeira mais saudável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here