Darwin School: um centro de estudos e formação profissional que faz a diferença

A Darwin School nasceu em 2020, em plena pandemia, e está neste momento presente em Santarém e Torres Novas. A diretora do centro, Eunice Penas, salienta a importância da diferenciação e da adaptabilidade que a instituição demonstrou durante o período pandémico, permitindo que o acompanhamento aos alunos continuasse, sem interrupções.

0
757

Como caracteriza a sua experiência enquanto diretora de um centro como a Darwin School?

Sendo filha de empresários, a experiência de cargos diretivos tem feito parte da minha vida desde criança, constitui a minha primeira empresa quando frequentava o segundo ano da faculdade. E, apesar de ter sido convidada para lecionar e dar formação na minha área, Microbiologia, continuei sempre a exercer como empresária.

A Darwin School Santarém e Torres Novas surge em plena pandemia. Tal como defendia Charles Darwin, há uma luta constante pela sobrevivência na Natureza, mas aquele que sobrevive não é necessariamente o mais forte, mas sim, o que melhor se adapta às condições do ambiente em que vive. Enquanto diretora de uma instituição onde se trabalha com crianças e jovens, os desafios são constantes. Mais do que nunca, são postos diariamente à prova valores educacionais e comportamentais que nos levam a tomar decisões por vezes difíceis.

É com responsabilidade acrescida que encaro a minha função, pois o objetivo é ir sempre ao encontro do melhoramento de cada criança/jovem que passa por nós, quer a nível académico, quer a nível de crescimento enquanto indivíduo. Como diretora e coordenadora pedagógica da formação profissional, é igualmente desafiador e simultaneamente gratificante poder contribuir para o melhoramento das competências de todos os profissionais que optam pelos nossos serviços.

Quais as características que considera importantes para um(a) líder e que podem ajudar a desenvolver a própria dinâmica empresarial?

Posso desde já enumerar algumas características que para mim são, sem dúvida, das mais importantes: visão estratégica, paixão, pensamento estratégico, habilidade de comunicação, automotivação, habilidade de unir pessoas, poder pessoal, congruência, capacidade de adaptação, disciplina, resolução, busca constante pela excelência , c apa cidade de relacionamento e saber como conquistar o respeito dos colaboradores. Efetivamente, quando uma equipa é tratada de forma justa e igual, cria-se a sensação de segurança e, desta forma, o ambiente de trabalho que se vive só pode ser bom e, logo, benéfico para todas as partes.

Quais os desafios que ainda considera existir, no que respeita à liderança feminina, e que importa desmistificar?

É possível acompanhar, na história da Humanidade, diversas mudanças relacionadas aos diferentes papéis destinados a cada género. Por muito tempo, certas atividades foram consideradas exclusivamente masculinas ou femininas. Atualmente os desafios com a jornada dupla de trabalho, em que equilibrar carreira e família ainda parecem um papel exclusivo da mulher, torna-se a meu ver ainda um grande desafio. Todavia, com bom senso acredito que é possível ser-se uma boa líder, não deixando de parte a vida familiar e esse é um exemplo que faço questão de passar aos que comigo trabalham. Pessoalmente, no que diz respeito a oportunidades de negócio nunca experienciei qualquer objeção por ser Mulher.

Qual a mensagem que gostaria de passar a quem está, atualmente, a iniciar carreira e também ambiciona desenvolvê-la?

Para crescer em qualquer carreira é importante trabalhar de forma árdua, mas não individualmente. Apoiarmo-nos na equipa é fundamental para que a empresa possa ir mais longe.

A DARWIN SCHOOL

Como caracteriza o projeto da Darwin School de Santarém e Torres Novas?

Na base do projeto Darwin School está o gosto pela Educação, aliado à experiência de marcar a diferença no percurso académico através do desenvolvimento pessoal de cada criança/ jovem. Ouvir com frequência “agora sim, percebi, há tantos anos na escola e só agora entendi como se faz” ou “afinal é muito fácil” são expressões que enchem o coração, que me fazem sentir que conseguimos fazer a diferença no percurso de alguém. A Darwin School tem um projeto educativo muito especial, diferenciado, abrangente e promissor.

Quais os principais serviços que prestam a quem vos procura?

A Darwin School presta serviços de Estudo Acompanhado do 1º ciclo ao secundário; explicações individuais e de grupo do 1º ciclo ao Ensino Superior, ambos nas modalidades presencial e online. E ainda, Terapia da Fala, bem como Student Coaching; Traduções certificadas de documentos e interpretações; e a nossa mais recente aposta, Formação Profissional Certificada à medida.

A juntar aos serviços já prestados, surgiu ainda a possibilidade de cursos de formação profissional. Quais os cursos ministrados e porquê a aposta nestas áreas profissionais?

É verdade. No que concerne à formação profissional, cada empresa apresenta as suas necessidades formativas e, deste modo, a adaptação da formação à realidade do cliente é o nosso foco. Neste sentido certificámos duas áreas mais direcionadas a empresas: Higiene e Segurança no Trabalho e Enquadramento na Organização. Na perspetiva de Formação Profissional para Particulares, sentimos a necessidade de marcar a diferença, apostando em áreas específicas como a Biologia e a Bioquímica, para conseguirmos não só oferecer a possibilidade de aprofundar competências a profissionais da área mas, também ministrar cursos de reconversão profissional criando oportunidades diferenciadas e acessíveis aos mais diversos públicos.

Considerando a pandemia, muitos destes serviços tiveram de passar a funcionar online. Atualmente, como está essa situação?

Atualmente estamos a trabalhar presencialmente, cumprindo todos os requisitos da DGS, todavia os serviços online vieram para ficar. Continuamos com alunos online, por uma questão de comodidade para os alunos e também, por vezes, pela imposição dos casos positivos que vão surgindo nas escolas. Sempre que há isolamento profilático, os nossos alunos continuam a receber o nosso apoio dentro dos horários estipulados logo, o acompanhamento nunca é interrompido.

Há a possibilidade de expandir a Darwin School para outras regiões?

Sim, esse é um dos nossos objetivos a curto/médio prazo. Pretendemos chegar a mais cidades e consequentemente a mais alunos, pois creio que o facto de nos apresentarmos de forma distinta das demais empresas que operam na área da Educação é uma franca mais-valia, por um lado para nós, que pretendemos continuar a crescer no panorama nacional e, por outro, para quem nos procura e que irá encontrar um serviço de qualidade.

www.darwinschool.pt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here