Educar para um mundo em mudança

A Inspired é um grupo educacional que está presente em todo o mundo, através de 70 colégios privados, cujos pilares são a excelência académica, a valorização do Desporto e das Artes Performativas, como explica Barbara Lancastre, MD Inspired Portugal.

0
2663
Barbara Lancastre, MD Inspired Portugal

Em Portugal, estão presentes através da PaRK International School e da St. Peter’s International School. Como caracterizaria o trabalho educativo de ambas as escolas?

São colégios diferentes, assentando, no entanto, nos mesmos pilares da Inspired e nos fortes valores da cultura portuguesa e do respeito por toda a comunidade. O St. Peter’s é um colégio com mais de 25 anos de história e com um track record excelente. Tem um forte ensino da língua inglesa desde o jardim de infância, oferecendo também o programa internacional de IGCSE no 9.º e 10.º Ano de Cambridge e o IB Diploma no 11.º e 12.º Ano. A partir de setembro, irá também oferecer o programa internacional no 7.º e 8.º e vai ser a primeira escola da Grande Lisboa a oferecer internato para alunos portugueses e estrangeiros. O PaRK IS é um colégio mais recente, inovador e com um track record de crescimento notável. É um colégio internacional de elevada qualidade, com um ensino inovador, dinâmico e exclusivo e é o único no mercado com um programa verdadeiramente bilingue até ao 4.º Ano, onde os alunos aprendem de forma natural o Português e o Inglês. A partir do 5.º Ano, a oferta do PaRK IS é o curriculum internacional que culmina no programa de IGCSE no 9.º e 10.º e IB Diploma no 11.º e 12.º. O PaRK IS distingue-se não só pelos fortes pilares da Inspired, como também por um modelo pedagógico de metodologia de trabalho de projeto, integração da tecnologia e estimulação da autonomia. As artes, a música e o desporto são também fortes elementos do currículo do PaRK IS.

Quando os pais portugueses procuram uma escola como a PaRK International School ou a St. Peter’s International School, o que procuram oferecer aos filhos?

Os pais que procuram o currículo português do St. Peter’s estão em busca de uma elevada qualidade académica numa escola que se preocupa com cada um dos seus alunos. Por outro lado, quem procura o PaRK IS quer um ensino de excelente qualidade, inovador, dinâmico e exclusivo, em que a felicidade dos alunos é um pilar importante. Finalmente, os pais que procuram o currículo internacional destes dois colégios querem dar o melhor que a educação tem para oferecer a nível global, em Portugal. Procuram excelência académica e uma preparação real para o mundo em constante mudança em que vivemos.

Atualmente, as crianças e jovens vivem num mundo perfeitamente global, pelo que é necessário adaptar currículos educacionais. Como é feita esta preparação?

Colégios como o PaRK IS e o St. Peter’s lecionam o currículo internacional com metodologias inovadoras, que garantem elevado conhecimento e ensinam aos alunos as competências sociais e emocionais necessárias para terem sucesso. Temos departamentos de bem-estar para assegurar o desenvolvimento destas competências desde o jardim de infância até ao ensino secundário e oferecemos uma variedade de atividades e de apoios em ambos os colégios para que os alunos sejam versáteis, completos e felizes. Além disso, os alunos destes dois colégios têm a oportunidade de participar em programas de intercâmbio entre as diferentes escolas da Inspired.

Quais as mais-valias efetivas para o desenvolvimento das crianças e jovens que este modelo educativo proporciona?

Os alunos não são meros depositários de informação, mas adquirem o conhecimento de forma sustentada, ao mesmo tempo que trabalham as chamadas “life skills” que os ajudarão durante toda a sua vida – aprendem a usar os seus conhecimentos e capacidades de forma flexível e adaptável na sua vida pessoal e profissional. Assim, formamos cidadãos globais, resilientes e preparados para o futuro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here