Fadiga Visual Digital: causas, sintomas e como combater

A fadiga visual digital está cada vez mais presente na população atual pois as novas exigências visuais a que o presente estilo de vida nos obriga aumentam a suscetibilidade em sofrer de olhos vermelhos, cansaço e secura ocular. Saiba como combater este problema e qual a sua principal causa.

0
404
Dr. J. Salgado-Borges, oftalmologia e diretor da Clinsborges

A fadiga visual digital é um problema que afeta sete em cada 10 portugueses, devido à crescente utilização de dispositivos digitais, constituindo um dos riscos laborais mais frequentes do século XXI. Esta síndrome começou a ser diagnosticada quando os computadores pessoais se tornaram mais comuns, mas rapidamente se estendeu a outros dispositivos eletrónicos.

SINTOMAS DA FADIGA VISUAL DIGITAL:

  • Secura ocular
  • Vista cansada
  • Dor de cabeça
  • Dificuldade em focar

Além dos profissionais que trabalham maioritariamente com computadores, os jovens, millennials e jogadores de videojogos são também muito afetados por este problema. Na verdade, bastam apenas duas horas em frente a ecrãs para que os utilizadores fiquem em risco de sofrer estas dificuldades, porque existe um período prolongado de trabalho a uma distância de leitura muito próxima.

Atualmente, mais de 50% dos jovens entre os 18 e os 34 anos passam nove horas ou mais por dia com dispositivos digitais, o que cria stress no sistema acomodativo do olho, que pode levar ao cansaço nos olhos e outros sintomas de fadiga visual digital.

Cerca de 80% das pessoas entre os 20 e os 40 anos trabalham entre 6 e 8 horas seguidas com aparelhos digitais. Isso é excessivo

Além da diminuição do rendimento no trabalho ou em casa, se os olhos permanecerem secos podem levar a alterações, lesões e infeções a nível da córnea. Por outro lado, com o avançar da idade, e fundamentalmente nas mulheres, existe uma alteração na qualidade e quantidade das lágrimas.

As crianças são muitas vezes esquecidas neste capítulo, mas os pais devem ter a preocupação de ver se os seus filhos que passam mais de três horas diárias com estes dispositivos possuem uma boa saúde visual e se estão a cansar os olhos em demasia – uma das causas principais do aumento exponencial da miopia nas crianças é o uso frequente e exagerado dos aparelhos digitais, desde tenra idade.

Existem, também, medicamentos que promovem a pouca lubrificação ocular, uma situação que deve ser corrigida com lágrimas artificiais em gotas, gel ou pomada, consoante a situação seja mais ou menos grave.

Para aliviar a secura ocular, causada pelo pestanejo reduzido, basta que, ao fim de 20 minutos aolhar para o dispositivo digital, olhe para um objeto acerca de 20 metros de distância e pestaneje durante 20segundos. O olho ficará mais confortável.

Pratique o Detox Digital

O ideal seria conseguir afastar-se totalmente dos aparelhos digitais, mas nos dias que correm, isso é impossível. Assim, seguem alguns conselhos para quem tem obrigatoriamente de incluir estes aparelhos na sua vida:

  • faça pausas regulares (siga a regra dos 20-20-20);
  • adote uma postura de trabalho correta;
  • utilize lágrimas artificiais, para compensar a secura ocular;
  • estabeleça uma hora-limite até à qual mantém o telemóvel ligado, à noite;
  • ignore o telemóvel quando estiver com amigos. Aproveite para conversar;
  • evite comer em frente ao computador ou levar consigo o telemóvel;
  • bloqueie as notificações ou coloque o telemóvel no modo silencioso, quando precisar de se concentrar.

As férias e os fins-de-semana constituem períodos onde pode aproveitar para desligar totalmente do digital.

O desconforto relacionado com o uso de dispositivos digitais está muitas vezes relacionado com a secura ocular e estes utilizadores têm uma taxa de pestanejo reduzida enquanto olham para os monitores, o que resulta em alterações na película lacrimal normal. Este é um problema cada vez maior nos dias que correm e que motiva uma consulta de oftalmologia, pois esta é fundamental para perceber se, para além de desconforto ocular, resultante das horas excessivas ao computador e do ambiente fechado em que se trabalha atualmente, a parte visual não está a sofrer de algum tipo de patologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here