Governo apresenta novas medidas para o Ambiente

0
140

O Governo prepara-se para aprovar mais um pacote de medidas relacionadas com o Ambiente, no Conselho de Ministros agendado para esta sexta-feira, no Entroncamento.

O Passe Ferroviário Verde é uma das medidas, em que, por 20 euros mensais, vai passar a ser possível circular nos comboios urbanos de Coimbra. Em Lisboa e Porto, a circulação só pode acontecer fora das áreas metropolitanas.

Este pode ainda ser utilizado no serviço de comboio Intercidades, desde que a compra seja um lugar de segunda classe, reservado com o mínimo de 24 horas de antecedência, através das bilheteiras da CP ou nas máquinas automáticas de Lisboa.

Além deste Passe, o passe social gratuito, que antes abrangia apenas os estudantes, passará a abranger todos os jovens até aos 23 anos.

Vai também ser oficializada a nova Agência para o Clima, que terá a seu cargo a responsabilidade de coordenar e gerir os fundos e projetos nacionais que se relacionem com a temática do Ambiente e Energia.

Os projetos relacionados com energia renovável verão o seu processo de licenciamento simplificado, no que respeita aos pequenos consumidores, que possam tornar-se também produtores de energia, como universidades, empresas de pequena dimensão e até condomínios habitacionais.