Inicio Economia e Finanças MEE verá a sua capacidade testada

MEE verá a sua capacidade testada

O Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) deverá ser usado para ajudar os Estados-membros da Zona Euro a sair da crise económica causada pela pandemia de Covid-19, mas este mecanismo nunca foi testado antes, pelo que será agora colocado à prova.

O MEE foi criado em 2010, logo após a crise das dívidas soberanas dos países-membros da Zona Euro, mas era apenas um instrumento temporário, de início. Só depois foi verdadeiramente constituído.

Este mecanismo deverá funcionar como “fundo de resgate” destes países unidos pela moeda única, sendo que o seu limite de empréstimo global é de 410 mil milhões de euros, o que representa cerca de 13% do PIB de toda a Zona Euro.

Depois de os vários organismos europeus colocarem de lado a possível emissão de eurobonds, este poderá ser o caminho para que os países europeus da Zona Euro tenham um apoio europeu concertado, de base uniforme.

Ainda não se sabe quanto do valor mencionado acima será atribuído a cada país.

Relacionadas

Covid-19: 28 mortos e 830 novos casos positivos

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde desta quinta-feira regista mais 28 mortos e 830 novos casos positivos.

AHRESP pede prolongamento das moratórias para a restauração

A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) pede um prolongamento das moratórias até 30 de junho de 2022, bem como...

Graça Freitas reconhece possível nova vaga pandémica

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, admite a possibilidade da existência de uma vaga pandémica, mesmo com a vacina.