Como define esta técnica e como a desenvolveu?
A técnica cirúrgica de rejuvenescimento que designei por Microlift “by Ibérico Nogueira” foi por nós desenvolvida para tratar rugas e flacidez da face e do pescoço de uma forma minimamente agressiva. Esta cirurgia, que executamos utilizando uma técnica de anestesia que desenvolvemos e que designámos por “jet-spray anesthesy”, a
qual dispensa o uso de agulhas, sendo por isso totalmente indolor, tem uma duração aproximada de uma hora, no final da qual o/a paciente regressa às suas atividades habituais. Nesta intervenção, pequenas incisões cirúrgicas localizadas em áreas ocultas permitem-nos corrigir diversas alterações relacionadas com o envelhecimento fisiológico, que vão desde o tratamento de rugas e flacidez da face e do pescoço, passando pela melhoria do contorno mandibular e da projeção das maçãs do rosto.
Para quem é mais indicado este novo procedimento? Existem, também, contra-indicações à sua realização?
Este novo procedimento está indicado para corrigir os sintomas de envelhecimento facial que habitualmente se manifestam e desenvolvem entre os 30 e 50 anos; contudo pacientes em faixas etárias mais avançadas podem obter resultados muito gratificantes com este Microlift. Existem de facto diversas situações clínicas que contra-indicam a execução de tratamentos cirúrgicos, entre as quais doenças cardio-vasculares, hepáticas ou renais graves, alergias a anestésicos locais, infeções cutâneas no local da cirurgia e distúrbios da coagulação sanguínea.
Razões que levam ao aumento da procura de procedimentos de rejuvenescimento:
-Aumento da longevidade: com o avançar da medicina e da qualidade de vida, as pessoas estão a viver mais, e muitas desejam sentir-se e parecer mais jovens.
-Mudanças sociais: há uma maior aceitação e valorização da estética e da aparência, impulsionando o interesse por tratamentos que prometem rejuvenescer o rosto e o corpo.
-Avanços tecnológicos: o desenvolvimento de novas técnicas e procedimentos minimamente invasivos tornou os tratamentos de rejuvenescimento mais acessíveis e seguros.
-Pressão social: muitas pessoas sentem a pressão de manter uma aparência jovem, seja por padrões de beleza ou pelo ambiente profissional.
-Disponibilidade de informações: a internet e as redes sociais facilitam o acesso a informações sobre procedimentos, incentivando mais pessoas a considerar essas opções.
Quanto tempo duram os resultados?
Os resultados de procedimentos de rejuvenescimento cirúrgico nos quais se inclui o Microlift, são de longa duração;
na nossa experiência de mais de 40 anos em cirurgia estética de rejuvenescimento, foram raros os casos em que reoperámos um paciente antes de terem decorrido 10 anos após a primeira intervenção.
A rápida recuperação de um procedimento cirúrgico é o ideal, para quem tem uma vida em constante demanda. O Microlift permite isso? Após o procedimento, como deve o paciente proceder?
Após um Microlift as pessoas podem continuar a manter as suas atividades habituais; é apenas desaconselhado ao paciente uma exposição solar intensa da face durante cerca deum mês. O pós-operatório é muito tranquilo e uma semana depois desta intervenção são removidas as finas suturas que foram aplicadas nas pequenas incisões cirúrgicas.
Este tipo de procedimento pode ser repetido, posteriormente, aquando do surgimento de uma nova necessidade de rejuvenescer o rosto?
Do mesmo modo que nas tradicionais cirurgias de rejuvenescimento, os clássicos face-lift, se houver necessidade, e obviamente se o paciente se mantiver saudável, esta cirurgia pode ser efetuada novamente sem nenhuma limitação.