Inicio Saúde e Bem-estar Portugal entrou em fase de mitigação

Portugal entrou em fase de mitigação

À meia noite desta quinta-feira Portugal entrou oficialmente em fase de mitigação da Covid-19. A partir de agora, haverá uma nova abordagem ao tratamento dos infetados com coronavírus e uma nova definição de “caso suspeito”.

Finda a fase de contenção, caracterizada pela importação de casos e sem cadeias de infeção secundárias, o país entra agora na fase de mitigação, onde já existe transmissão comunitária e em ambiente fechado.

A partir de agora, e com as cadeias de transmissão já ativas em Portugal, quem tenha tosse, febre ou dificuldade para respirar é considerado um caso suspeito e devem ligar para a Linha Saúde 24 e, posteriormente, ser sujeitas a testes para despistagem de coronavírus.

Além disso, a Direção-Geral de Saúde avisa que cerca de 80% da população terá sintomas de coronavírus, mas serão ligeiros, pelo que poderá fazer o tratamento e recuperação em domicílio próprio. Só os doentes mais graves serão encaminhados para o hospital, pela Linha Saúde 24.

Esta fase manter-se-á em vigor por tempo indeterminado e será alvo de constante reavaliação.

Relacionadas

Covid-19: 28 mortos, 949 infetados e 1 606 recuperados

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 28 óbitos, 949 novos infetados e 1 606 recuperados. No que respeita aos...

Crédito habitação: consumidores podem aderir à moratória bancária até 31 de março

Os consumidores que tenham um crédito habitação e que pretendam pedir moratória bancária, ainda vão a tempo de o fazer, até 31...

Apoio extraordinário de fevereiro e apoio à família podem ser pedidos a partir de hoje

O apoio extraordinário de fevereiro e o apoio à família podem ser pedidos a partir desta sexta-feira.