“2022 será um ano de transição e competitividade”

A VISACTIVO posiciona-se no mercado como uma empresa parceira dos seus clientes, que os acompanha ao longo de todas as suas etapas fiscais. João Martins é o diretor desta empresa, com quase 30 anos de experiência em Contabilidade e Gestão, e alerta, nesta entrevista, para as dificuldades que 2022 pode trazer.

0
639
João Martins, diretor

Como viu a evolução da profissão de Contabilidade, no que respeita à sua importância para as empresas alcançarem os seus objetivos de forma sustentada?

Na realidade entendo que qualquer negócio só terá sucesso com parcerias win-win e assentes em princípios de elevado rigor, ética e transparência. É redutor o acompanhamento dos clientes apenas nas suas etapas fiscais, pois as atuais exigências vão muito para além dos aspetos fiscais. As exigências dos mercados obrigam a que cada empresa e empresário
também sejam cada vez mais exigentes, pelo que a Contabilidade tem de estar apta a acompanhar esta evolução. A maioria dos empresários já não associam o contabilista como sendo a pessoa que se limita a cumprir com as obrigações fiscais. Muitos dos empresários acabam por recorrer à Contabilidade para os aconselhar, apoiar e solucionar nas suas limitações quer no âmbito da gestão do negócio, quer no âmbito da gestão financeira. As empresas para poderem vingar ao longo dos anos têm de ter a capacidade de
se adaptar e readaptar às constantes exigências e mutações dos mercados e dos consumidores. Nesta realidade também a contabilidade é um agente importante que tem sabido estar à altura do desafio e dar um forte contributo às empresas e ao mercado.

Quais os serviços que disponibilizam?

A VISACTIVO é especializada no apoio à Gestão de Empresas, com especial enfoque nas áreas da Contabilidade, Gestão, Fiscalidade e Projetos de Investimento. Temos como principal objetivo facultar aos nossos clientes um serviço de excelência e com a máxima qualidade. Pretendemos criar valor aos nossos clientes e, para isso, temos uma equipa experiente, com grande qualidade técnica e muito profissional.

No que respeita à área do investimento, como se tem posicionado a VISACTIVO junto das empresas suas clientes? É uma área com muita procura?

Sim, estamos perante uma área que volta a dar sinais de bastante procura e dinamismo. Na VISACTIVO disponibilizamos serviços de consultoria especializados na área dos projetos de investimento, assegurando um acompanhamento transversal nas suas diversas fases. Temos a capacidade de apoiar no desenvolvimento e concretização dos projetos dos nossos clientes, contando para tal com uma equipa experiente e multidisciplinar.

Qual a importância de um acompanhamento mais profundo, além da Contabilidade Geral, para o bom desenvolvimento de uma empresa?

Sem dúvida que para uma boa gestão é indispensável um conhecimento mais aprofundado da empresa e é aí que aparece o Controlo de Gestão. Um sistema de Controlo de Gestão adequado permitirá assegurar a execução da estratégia da empresa, através da comparação de resultados com os objetivos estratégicos definidos.

Como lhe parece que este ano de 2022 se revelará, no que respeita à aposta no crescimento económico e investimento?

Apesar da incerteza que ainda vivemos fruto da pandemia, tudo indica que será um ano de transição, de recuperação económica e maior competitividade. No entanto, a subida da inflação deverá merecer uma atenção especial por parte dos diversos agentes económicos, pois está a impactar fortemente em alguns setores de atividade. É importante acautelar um previsível aumento gradual das taxas de juro nos próximos anos, o que poderá trazer dificuldades adicionais às empresas e famílias mais alavancadas financeiramente.

Quais os projetos e novidades que 2022 reserva?

Temos como grande objetivo para 2022 fazer parte da Indústria 4.0 e da revolução digital, promovendo e potenciando ainda mais a transformação digital da nossa empresa. Ainda temos perspetivado um novo conceito diferenciador na área da consultoria e de
projetos de investimento, com soluções 360.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here