“A empatia e a capacidade de comunicação são essenciais na liderança”

Filipa Alexíades é médica dentista há 25 anos. No seu consultório próprio, trata adultos e crianças e acompanha famílias há vários anos. Assume que a criação do seu próprio espaço de trabalho lhe permitiu crescer pessoal e profissionalmente, mas também a obrigou a aprender, nas áreas da Gestão e da Liderança. Ainda hoje, gerir recursos humanos e financeiros representa um desafio, mas esta profissional de saúde não se intimida. O futuro passa pelo crescimento, com uma constante adaptação às inovações tecnológicas, fundamentais para garantir a qualidade máxima no atendimento aos pacientes.

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Há quantos anos exerce a profissão de médica dentista? O que a levou a optar por esta área da Saúde?

Exerço a profissão de médica dentista há 25 anos. A escolha por esta área foi motivada pelo desejo de ajudar as pessoas a recuperarem a sua saúde oral e autoestima, assim como pelo fascínio pela precisão técnica e pelo impacto positivo que os tratamentos dentários podem ter na qualidade de vida dos pacientes.

Por que motivo resolveu optar pela criação de um espaço de trabalho próprio? Que impacto isso teve em si, enquanto profissional de Medicina Dentária, e enquanto empresária?

Decidi criar o meu próprio espaço de trabalho para implementar a minha visão de atendimento personalizado, focado na qualidade e no bem-estar dos pacientes. Esta decisão representou um grande crescimento pessoal e
profissional. Enquanto médica dentista, permitiu-me oferecer um acompanhamento mais próximo e personalizado.
Enquanto empresária, trouxe desafios importantes, mas também uma oportunidade de aprendizagem constante nas áreas de gestão e liderança.

Muitas empreendedoras assumem que uma das suas principais dificuldades é a gestão dos recursos humanos. No seu caso, quais as áreas que integram a área empresarial que mais desafios lhe colocam?

Concordo que a gestão de recursos humanos é, sem dúvida, um dos maiores desafios, especialmente no que toca a criar uma equipa motivada e alinhada com os valores e objetivos da clínica. Para além disso, a gestão financeira e a adaptação às novas tecnologias também colocam desafios, pois exigem decisões estratégicas e atualizações constantes.

Quais as características que considera fundamentais para levar o seu trabalho e a sua liderança a bom porto, dia após dia?

Considero que a empatia, a resiliência e a capacidade de comunicação são essenciais. Liderar pelo exemplo, mantendo sempre uma postura ética e profissional, também é indispensável. Além disso, a formação contínua e a atualização científica e técnica são fundamentais para garantir a excelência no serviço prestado e para inspirar a equipa.

Quais os serviços mais procurados neste consultório?

Os serviços mais procurados incluem tratamentos de reabilitação oral, como próteses e implantes dentários, assim como estética dentária, como branqueamento e facetas. Os procedimentos preventivos, como limpezas / destartarizações e check-ups regulares também têm uma grande procura. O consultório é igualmente muito procurado por famílias, incluindo crianças, que apreciam a minha paciência e abordagem cuidadosa. Muitos pais referem que sou a “Dra preferida” dos mais pequenos, graças à forma como os consigo tranquilizar e tornar a experiência agradável.

Considerando o caminho já trilhado, como prepara o futuro deste espaço? Há possibilidade de crescer?

O futuro deste espaço é preparado com um planeamento estratégico focado na inovação e na excelência no atendimento. Pretendo investir em tecnologia de ponta e na formação contínua da equipa. Há, sim, possibilidades de crescimento, seja através da expansão da estrutura física ou da diversificação dos serviços oferecidos, sempre com o objetivo de manter a qualidade e a satisfação dos pacientes.