“A proximidade e a rapidez de resposta são fundamentais”

Hugo Ruivo e Diana Tavares são os responsáveis pela Ruivo & Tavares, uma empresa de Contabilidade e Assessoria Fiscal com seis anos de atividade e que aposta na tecnologia e na digitalização para assegurar o cumprimento de todos os prazos fiscais e o acompanhamento atempado dos clientes.

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Hugo Ruivo, sócio-gerente

Há quanto tempo existe a RT Contabilidade? Como caracterizam a vossa relação com os clientes e quais as maiores características que vos distinguem dos restantes players do setor?

A Ruivo & Tavares, Lda iniciou a sua atividade em janeiro de 2015 e conta atualmente com uma carteira de mais de 100 clientes de diversos setores de atividade. Vários clientes destacam como mais-valia a nossa disponibilidade total e a rapidez na resposta aos diversos problemas que surgem. Isso só é possível com a gestão diária e otimização dos processos que temos vindo a implementar ao longo do tempo.

Diana Tavares, sócia-gerente

Relativamente aos serviços que disponibilizam, quais aqueles que mais são solicitados?

O core da nossa atividade assenta nos serviços de Contabilidade, gestão de Recursos Humanos e Assessoria Fiscal. A Assessoria Fiscal é claramente o serviço mais solicitado pelas empresas e ao qual dedicamos uma boa parte do nosso tempo, assegurando aos nossos clientes uma resposta efetiva às suas necessidades. Por outro lado, também identificamos oportunidades tendo em conta a especificidade de cada negócio. Para dar resposta a todas essas necessidades, temos uma equipa de profissionais especializados e apostamos na sua formação contínua.

Como avalia o trabalho desenvolvido pelos contabilistas ao longo do processo pandémico, sobretudo considerando todo o trabalho extra trazido pela candidatura aos apoios estatais?

Foi uma época muito complicada. Diariamente entrava em vigor nova legislação e os contabilistas tiveram um trabalho suplementar. O nosso trabalho foi fundamental no aconselhamento dos diversos apoios que foram criados para as empresas, bem como nos apoios dirigidos às famílias. Paralelamente a isso, tínhamos de manter a nossa atividade garantindo o cumprimento de todas as obrigações fiscais. No nosso caso, optamos por dividir o escritório em dois grupos de trabalho, sendo que a um grupo ficou atribuído o acompanhamento da nova legislação, apoios estatais e comunicação com os clientes e o outro assumiu na íntegra a gestão corrente do escritório.

Que balanço faz do estado do setor, considerando também as eleições, que estão para breve, no que respeita à Ordem dos Contabilistas?

A Ordem dos Contabilistas tem feito um trabalho extraordinário. Sem as horas de formação, sem os vários manuais facultados, era impossível conseguir apoiar os nossos clientes. As eleições são um momento de reflexão sobre a nossa atividade. Relativamente ao setor, devemos todos lutar pela valorização da profissão.

Quais os objetivos que a RT Contabilidade definiu para o futuro?

Em plena pandemia abrimos um novo escritório no Porto, decisão que já se traduz num balanço positivo. O próximo passo é a mudança do atual escritório para um maior, de forma a garantir melhores condições a clientes e colaboradores. Estamos convictos de que podemos aumentar o volume de negócios e para isso estamos em processo de transformação digital. Queremos dar continuidade a esta mudança desmaterializando processos. Também estamos a adotar soluções digitais, tais como Área de Cliente, digitalização de documentos, permitindo-nos assim ser mais eficientes e focarmo-nos num apoio e aconselhamento de excelência aos nossos clientes.

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