Acreditar: o primeiro passo para o sucesso

“A Vida é uma jornada maravilhosa, aproveita as aprendizagens de cada passo”. Esta é uma das frases que guia a psicóloga e coach Patrícia Lourenço, que afirma que temos o poder de escolher o que queremos viver e como queremos fazê-lo, valorizando as experiências que nos potenciam e ultrapassando o que nos limita, promovendo desenvolvimento, progressão e realização pessoal.

0
591

Considerando a pandemia e as alterações que daí resultaram, sentiu um aumento da procura pela sua orientação, por parte de pessoas cuja vida foi alterada pela pandemia?

A pandemia privou-nos do que diariamente considerávamos adquirido, obrigou-nos a olhar para valores e prioridades e confrontou-nos com a forma como estávamos a viver. O aumento da procura pode, por isso, ser reflexo da vontade de mudar ou da dificuldade de encontrar respostas. Uns adotaram estratégias de autoliderança, criatividade e inovação. Escolheram viver do lado da causa, responsabilizando-se pelas suas escolhas e pelo impacto que elas provocam, ressignificando e recomeçando as suas vidas. Outros, resignaram-se ao efeito, seguiram convicções como profecias, fomentaram o medo, a culpa e a inação. Hoje, felizmente, trabalho com todos. Quem quer descobrir o que mais quer na vida, o seu valor pessoal ou propósito maior, quem quer conhecer-se verdadeiramente e saber por que valores pauta a sua vida, quem quer ultrapassar crenças que limitam inconscientemente a aproximação da meta definida e quem quer encontrar respostas às perguntas que invadiram (e eventualmente continuam a invadir) os seus pensamentos. O importante é que a pandemia fez com que muitos se desinstalassem, saíssem da zona de conforto e fizessem mais por si e para si.

Relativamente ao serviço de Coaching, para particulares e empresas, quais as questões que mais vezes se colocam?

Independentemente do contexto, trabalho superação pessoal. Se uns querem conhecer-se melhor, saberem especificamente o que querem, trilharem objetivos para os seus sonhos, outros pretendem identificar e potenciar os recursos que precisam para os alcançar ou trabalhar as limitações e crenças que condicionam o seu sucesso. Trabalho o alinhamento de valores, a comunicação, a flexibilidade, o positivismo e o bem-estar. Mas quando me procuram nem sempre é claro o que motiva a iniciativa. Nem sempre se compreende a razão de cada passo. Que o desconhecido nunca impeça uma ação. Importa dar o primeiro passo!

Enquanto coach, mas também enquanto mulher e empreendedora, que mensagem gostaria de deixar a quem possa estar a necessitar de orientação, sobre a sua vida profissional?

Que é fundamental acreditar em si próprio, na pessoa que é e no que quer ser. Importa: Ser autêntico! Ter coragem de sair da zona de conforto e mudar no sentido da realização. Ser humilde, atento às respostas que inconscientemente o corpo vos dá. Acreditar que tem todos os recursos que precisa para alcançar tudo o que ambiciona, ousando fazer a sua caminhada. Não se resigne a só viver, viva intensamente! Procure ajuda em detrimento de ficar inerte e deixar a vida passar e conte comigo. Sim, conte comigo para estar ao seu lado, a celebrar, quando alcançar as suas realizações.

Empreender é difícil e desafiante. O que a fez apostar em desenvolver as suas capacidades profissionais de forma autónoma, para ajudar empresas e pessoas a ultrapassar os diferentes desafios quotidianos?

Sentir que posso fazer a diferença! Apostei na atividade como psicóloga e coach porque acredito nas pessoas, no valor de cada um e no desenvolvimento pessoal. Empreender é desafiante, mas não sinto que seja difícil. Além do projeto pessoal, fundei (com uma amiga) a 2Believe, vão saber mais em breve. Na 2Believe, acreditamos com paixão no potencial, no desenvolvimento e na escolha, sem limites. Sentimos a missão de acompanhar o cliente no caminho do desenvolvimento e do sucesso. Queremos foco, determinação, respeito e ousadia na experiência de competências que levem ao profissionalismo e à excelência. 2Believe é saber quem sou e quem quero ser. Saber o que me caracteriza e o que me distingue dos outros, sendo um ser incrível, único e inigualável. É estar vivo. Ter a capacidade de escolher como quero viver a vida e vivê-la em plenitude. Ver, ouvir e sentir o que me rodeia como se fosse sempre a primeira vez, porque o é. 2Believe é viver experiências e agir, dando o primeiro passo na maravilhosa jornada que é a Vida. Esta paixão é o que me move nos vários projetos da minha vida. Como eu, acredita, a tua missão és tu próprio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here