“Aliamos tecnologia e profissionalismo no cuidado da roupa”

A Engomadinha é uma lavandaria e engomadoria, aberta ao público, que nasceu pela mão da mãe de Diogo e Cláudio Silva. A expansão aconteceu apenas após a entrada dos dois irmãos no negócio. Diogo Silva ficou responsável pela Engomadinha e Cláudio Silva pela Tolkar Ibérica, uma empresa que comercializa equipamentos para lavandaria e tinturaria.

0
370
Diogo Silva, CEO Engomadinha e Cláudio Silva, CEO Tolkar Ibérica

Como caracteriza a Engomadinha, no que respeita à sua criação e desenvolvimento e à gama de serviços que presta?

A Engomadinha foi fundada pela minha mãe. Quando eu e o meu irmão assumimos o negócio, abrimos quatro lojas, direcionadas para o cliente final. Estamos preparados para executar todo o tipo de lavagens relacionadas com o segmento doméstico: roupa, edredons, cortinas, carpetes… e dispomos de um serviço à medida das necessidades de cada cliente. Após a consolidação destas quatro lojas, avançámos para a exploração de um novo segmento – o industrial – com clientes como restaurantes, hotéis, creches, lares, clínicas…. Para isso, adquirimos e equipámos um pavilhão, de cerca de 400 metros quadrados.

Foi durante essa busca pela tecnologia de vanguarda que surgiu a Tolkar Ibérica?

Sim. Tendo em conta o nosso crescimento, a necessidade de melhores máquinas era premente. Assim, foi o meu irmão, Cláudio Silva, quem assumiu o desiderato de procurar a tecnologia correta e a que mais correspondesse às nossas expectativas. Encontrou a marca Tolkar, uma marca turca de equipamentos para lavandaria e tinturaria e negociou com eles a possibilidade de nos tornarmos seus representantes ibéricos, que foi o que veio a suceder. Assim, atualmente temos duas empresas – a Engomadinha, dedicada à lavagem e engomadoria – e a Tolkar Ibérica – relacionada diretamente com equipamento para lavandarias. As máquinas da Tolkar vêm equipadas com a tecnologia Smartex, que permite um consumo de energia e de água muito baixo – é necessário apenas um litro de água para lavar um quilo de roupa. Isso torna estas máquinas eficientes e ecológicas, pois o consumo de produtos químicos é, também ele, menor. Dado que somos representantes da marca, temos acesso aos últimos modelos nas nossas lojas, o que permite que poupemos diretamente nos nossos serviços de lavandaria, pois utilizamos tecnologia de ponta, e funciona como showroom para os clientes da Tolkar Ibérica que queiram ver uma máquina em funcionamento antes de a adquirirem.

De que serviços inovadores, relacionados com as lavagens técnicas, dispõem?

Devido à pandemia, procurámos um produto que nos garantisse segurança para as peças. Surgiram as lavagens técnicas antibacterianas (certificadas OEKO-TEX) e o serviço Polygiene. Esta lavagem pode ser feita em qualquer tipo de peça, nova ou usada, mas é essencialmente usada pelas empresas têxteis, enquanto acabamento.

Como lidou a Engomadinha com o facto de o segmento corporate ter visto muitas empresas fecharem?

Temos o nosso serviço bastante diversificado e focámo-nos noutra área de negócio, dado que o serviço de lavagem industrial teve uma quebra de cerca de 70 por cento. Assim, apostámos na implementação do serviço direcionado aos acabamentos têxteis e, aí sim, temos superado as expectativas.

Como antecipa 2021?

No que respeita à lavandaria doméstica acredito que teremos uma redução da procura, dada a crise que se avizinha. A nível do acabamento têxtil, acredito que iremos continuar a crescer, sobretudo este ano e no seguinte.

https://www.facebook.com/engomadinhalavandarias
https://www.facebook.com/engomadinhalavandarias

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here