“As necessidades tecnológicas são permanentes”

A BOOST IT nasceu em 2018 e descreve-se como uma empresa que entrega serviços de todo o tipo, dentro da área da tecnologia da informação. Com uma crença de que a tecnologia pode ser utilizada para melhorar o mundo e para ajudar as pessoas no seu dia a dia, valoriza a retenção de talento e a felicidade dos colaboradores, como explica Francisco Sanches-Osório, Partner e CFO da empresa.

0
314

Como é que a ideia de ajudar a melhorar o mundo se materializa no dia a dia de funcionamento das empresas, sendo isso extensível à sociedade?

A BOOST IT trabalha em três áreas fundamentais – recrutamento especializado, outsourcing e nearshore. Aquilo que verificámos, em março de 2018, foi que havia uma necessidade de oferta de soluções diferente daquilo que já era o status quo das empresas existentes no mercado. O nosso objetivo é ter uma maior proximidade com o cliente, bem como com os nossos colaboradores, os verdadeiros ativos da empresa, que entregam as soluções solicitadas.

As vossas três áreas de trabalho – outsourcing, recrutamento especializado e nearshore – definem a BOOST IT. Como caracterizaria cada uma delas, relativamente às mais-valias que oferece aos clientes?

O recrutamento especializado implica recrutar alguém com uma determinada formação profissional e perfil pessoal e profissional definido pela empresa nossa cliente. O nosso trabalho é ir ao mercado e encontrar uma pessoa com essas características e fazer-lhe uma proposta de trabalho, em nome do cliente, e agilizar o processo. No caso do outsourcing, esta área tem duas vertentes – a tradicional, em que colocamos um colaborador nosso a trabalhar num projeto de um cliente, no local de trabalho designado pelo cliente, o tempo necessário para a conclusão daquele projeto em particular; e uma segunda vertente, “chave na mão”, em que a BOOST IT cria uma equipa, de acordo com as necessidades do cliente, seleciona um local para trabalhar e desenvolve o projeto do início ao fim, até este estar concluído, altura em que o mesmo é entregue ao cliente. Durante este processo existe um gestor, cuja tarefa é manter em contacto ambas as partes – a equipa responsável pelo projeto e o cliente. O nearshore passa por designar uma equipa interna da BOOST IT para desenvolver um projeto, do início ao fim – é mais um conceito “chave na mão”, sendo que o cliente apresenta a ideia que gostaria de desenvolver e nós responsabilizamo-nos pela administração e operacionalização dessa equipa/projeto, até estar concluído.

A BOOST IT posiciona-se no mercado como sendo uma empresa que reconhece a importância de ser “o primeiro e o melhor”, sendo a maioria dos vossos clientes internacional. Tendo em conta esta ideia, por que motivo o mercado nacional não responde da mesma forma que o mercado europeu?

Acredito que esteja relacionado com o nosso track record, que nos facilita a entrada no mercado internacional. Temos uma resposta rápida e de qualidade – com os melhores profissionais do mercado – o que também acrescenta valor ao projeto em causa. Além disso, os nossos colaboradores interessam-se por trabalhar para grandes players internacionais, embora nunca desprestigiando o mercado nacional. Aliás, frequentemente os negócios internacionais vêm ter connosco, devido à referenciação que é feita do nosso trabalho. Recentemente, deram-nos uma semana e meia para criarmos uma equipa para ir trabalhar para o sudoeste asiático. Dada a nossa rapidez, a equipa está praticamente criada e tudo pronto para avançarmos para mais um projeto, pioneiro pela sua geografia. O mercado nacional é mais conservador nesta abordagem e tem outro tipo de orçamentos e de projetos que não são tão atraídos por uma empresa como a nossa.

Diria que ainda existem necessidades tecnológicas no mercado português que importa colmatar?

Sem dúvida! Acredito que as necessidades tecnológicas são permanentes. Existe uma necessidade de apoio constante, sobretudo para projetos pontuais ou situações de autonomização de soluções que não irá desaparecer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here