O que é a Crowdville?
A Crowdville é uma comunidade online que nasceu em Itália no ano de 2014. Em 2015 expandiu-se para Inglaterra tendo, durante os quatro anos seguintes, consolidado a sua presença nesses mercados. Em 2018 foi tomada a decisão de alargar a comunidade a Portugal. Durante o ano de 2019 a Crowdville Portugal cresceu fortemente através do lançamento de campanhas e do estabelecimento de parcerias, desempenhando um papel relevante no mercado português.
A Crowdville usa a metodologia
do crowdsourcing – utilização da
contribuição e colaboração de um conjunto alargado de pessoas para realizar uma
tarefa pré-determinada. Com a Crowdville, uma comunidade de pessoas testa
produtos através da plataforma com o objetivo de acelerar a identificação dos
problemas, permitindo uma resolução mais rápida. Atualmente, a comunidade Crowdville conta com mais de 70 mil utilizadores a nível
internacional.
A Crowdville é mais do que um site que permite aos membros da comunidade (crowders) ganhar dinheiro. É uma plataforma acessível a qualquer pessoa e permite que os utilizadores tenham uma fonte de rendimento adicional.
Como funciona a Crowdville?
A Crowdville encontra-se disponível para toda a população portuguesa dado que o único requisito para participar é ser residente no país onde está presente.
O acesso à Crowdville é feito através da sua página web, sendo necessário completar o registo para alguém se tornar um crowder (juntar-se à comunidade).
Depois do registo inicial ter sido feito, o novo membro (crowder) deverá completar A tua primeira missão. Pretende-se com esta tarefa ajudá-lo a compreender como funciona a Crowdville.
Com a conclusão da missão anterior, o novo crowder deverá participar em Descobre a Crowdville, abrindo o acesso a uma série de quatro missões: Crowdbank, Crowdmedia, Crowdshop e Crowdphone. Durante estas quatro missões, o novo crowder irá dar a sua opinião sobre cada um destes sectores.
Tendo terminado as quatro missões com sucesso, os crowders têm a possibilidade de ganhar cupões da Amazon com um valor de 90£ no final do mês. Para apoiar os crowders nas tarefas a realizar durante as campanhas, existe uma landing page que inclui os links com as instruções:
Adicionalmente, logo que os crowders tenham o seu perfil completo, podem aceder à nossa rede social interna Otium, onde podem ver as notícias, as publicações de outros utilizadores e interagir com eles. Existe também uma secção onde se encontram todas as missões ativas e as missões já finalizadas em Portugal. A descrição das missões ativas contém os prazos para participação, as respetivas instruções e recompensas.
A equipa da Crowdville utiliza a Otium – a comunidade online – para interagir com os crowders. Diariamente criamos conteúdos que possam ser interessantes para a comunidade, fazemos votações para conhecer a sua opinião sobre determinado produto, comunicamos as missões atuais e futuras e fornecemos apoio para responder às dúvidas que surjam durante a campanha ou sobre o processo de pagamento de recompensas.
Como funcionam as “missões”?
As missões são as campanhas que organizamos para a comunidade de crowders (a organização de qualquer missão é um longo processo envolvendo muitos departamentos). Existem diferentes tipos de missões de acordo com o produto ou o serviço que pretendemos testar: missões que têm a finalidade de encontrar bugs numa app ou site, missões para completar um questionário sobre a experiência de um produto ou serviço, ou missões onde é necessário completar certas ações no exterior para testar um determinado produto ou serviço.
As missões têm uma duração estimada de três dias mas, dependendo dos resultados a atingir no fim de cada missão, esta pode ser alargada (por exemplo no caso de precisar de mais participantes com um dispositivo específico).
Cada missão pode ter mais ou menos requisitos, por isso é essencial estar seguro do que é pedido antes de participar. Os requisitos podem ser tão variados como ter um dispositivo específico, ter uma conta criada numa app ou ser cliente fixo de uma empresa. Contudo, durante 2019, o grosso das missões que propusemos aos nossos membros da Crowdville consistiram em encontrar bugs numa app ou site, reportar as falhas e completar um questionário sobre a sua experiência como utilizador.
Apesar de as missões se assemelharem muitas vezes a diversão, o resultado das tarefas executadas tem um valor muito significativo para os nossos clientes. Para reportar falhas os crowders têm de preencher um documento com informação sobre os bugs, como foram encontrados, preencher evidências e incluir uma informação pormenorizada sobre o bug. Pela parte da Crowdville, contamos com técnicos cuja função é avaliar todos os bugs que são reportados, decidir se são aprovados ou rejeitados e finalmente produzir os relatórios finais para os nossos Clientes.
Sendo os participantes das missões utilizadores reais em ambiente real, o questionário de experiência de utilizador fornecido pela Crowdville torna possível reunir a informação que responde às necessidades concretas dos utilizadores finais.
O Crowdsourcing é uma boa ferramenta para testar, no dia-a-dia, produtos e serviços?
Consideramos ser a ferramenta ideal e é esse o nosso valor acrescentado. Usando esta técnica, damos à comunidade a oportunidade de opinar sobre um produto e ajudar-nos a descobrir, num curto espaço de tempo, quais são as falhas que nele reconhecem. Graças a esta técnica, podemos obter centenas de bugs em menos de 72h e contribuir para a melhoria de um produto e serviço. Além disso, os crowders sentem que têm uma missão e que são parte de um projeto para melhorar a sociedade!
Para os nossos clientes, a utilização desta metodologia permite compreender quais são os problemas que enfrentam os seus utilizadores ao usar o seu produto e qual a experiência que estes percecionam. Com toda esta informação obtida com o nosso apoio, o nosso cliente poderá elaborar soluções eficazes que eliminem as dificuldades encontradas.
Qual o perfil das pessoas que participam na Crowdville e qual é o método que utilizam para as selecionar e participar nas missões?
O perfil das pessoas é extremamente variado, uma vez que não existem restrições para pertencer a esta comunidade. Tipicamente, temos três grupos de crowders:
Um segmento maior com estudantes à procura de novas formas de ganhar dinheiro online (é relevante o perfil de estudantes de Tecnologia que pretendem usar e melhorar as suas competências como Testadores nas nossas campanhas de crowdtesting para encontrar bugs em websites ou aplicações).
Um segmento maior de pessoas de diferentes faixas etárias que têm um emprego, mas gostam de colaborar com outras empresas ou sites para melhorar os produtos e serviços de uma sociedade.
Um grupo menor e mais especializado formado por Testadores com experiência que se registam também na Crowdville.
Além destes segmentos, contamos com um número elevado de software experts. Estes participantes têm um grande potencial na comunidade pelas suas habilidades como Testadores para completar missões mais especificas.
Onde podemos encontrar esta comunidade em Portugal?
Podem encontrar a Crowdville em: www.crowdville.net/pt, registar-se e preencher o seu perfil em poucos minutos. Como já mencionámos, qualquer pessoa pode fazer parte da nossa comunidade, o único requisito é ser residente em Portugal. Tornar-se parte da nossa comunidade é simples:
- Registar-se na nossa página web.
- Completar o teu perfil para saber que tipo de Crowder és.
- Descobrir as missões disponíveis no teu perfil para participar.
- Convidar e desafiar os teus amigos para aumentar os teus ganhos.
Embora 2019 tenha sido o primeiro ano da Crowdville em Portugal, estamos muito contentes pelo número de utilizadores que temos na plataforma e estamos a trabalhar continuamente para fornecer cada dia missões mais atrativas e que proporcionem uma excelente experiência aos nossos crowders!
Esperamos que o nosso leitor se torne num novo membro da comunidade!