Especialistas em soluções customizadas de Broadcasting

Ao longo de 18 anos, a Velcro Design já desenvolveu inúmeros projetos – mais de seis centenas – e sempre com a marca da irreverência que caracteriza a empresa. Cada vez mais especializada e capacitada para responder a solicitações na área do Broadcasting, a equipa da Velcro Design foi responsável por soluções Play para a RTP e agora está no caminho da internacionalização.

0
332

Como se mantém este espírito irreverente, criativo e “fora da caixa”, ao longo de mais de uma década de trabalho?

Sempre acreditámos que o caminho passaria pelas soluções custom e exclusivas, mas o mercado trazia-nos o tradicional. Hoje somos o backend de agências nacionais e internacionais no desenvolvimento de soluções Web e Apps, somos reconhecidos no mercadodas Apps de Broadcasting e concretizamos a identidade digital de marcas muito conhecidas. A interpretação das necessidades, a participação ativa na discussão do resultado, a proximidade que exigimos às marcas ao longo do projeto, a eficácia e o cumprimento de prazos são qualidades apontadas que se somam ao que dizem ser uma das nossas maiores forças: não complicamos. As expectativas e o espírito são os mesmos. Nenhum dia é igual ao outro. Vantagens do mercado em que nos posicionamos.

Quais os principais pontos a ter em conta, quando um cliente vos pede um trabalho?

As soluções digitais são um misto de estratégia, tecnologia e criatividade. Existem objetivos de comunicação a alcançar e necessidades/hábitos impostos pelos utilizadores que precisam de guiar o processo criativo, tudo para reduzir os tempos de aprendizagem e aumentar a familiarização e a afinidade. Há ainda que garantir a capacidade de crescimento e a performance em todos os dispositivos. Não abdicamos de trabalhar com base num plano estratégico de comunicação, em que as nossas soluções são um dos players. O resto são toques para que se tornem personalizáveis, viciantes e úteis aos propósitos de cada
utilizador.

As aplicações da RTP – Estudo em Casa, Zig Zag e RTP Play – foram desafios grandes. Quando se entregam produtos com este impacto junto da população, que preparação e cuidados são necessários? Que balanço faz dos resultados alcançados?

Apesar de terem em comum a chancela RTP, são projetos distintos. O mais desafiante foi garantir a compatibilidade das aplicações com um largo número de dispositivos. A sintonia com a equipa da RTP foi fundamental para a qualidade das soluções finais. Além das aplicações Play, ainda desenvolvemos a Notícias, Euro 2016 e Mundial 2018. Os resultados
finais são motivo de orgulho! Hoje, somos reconhecidos como uma das equipas mais bem preparada para dar resposta às exigências do Universo do Broadcasting, o que acabou por abrir as portas do mercado internacional.

Como avalia a evolução das empresas portuguesas, no que respeita à utilização do digital? Este é, agora, um caminho que as empresas querem continuar a trilhar?

O mercado nacional era pouco eficaz em presença digital. Ainda está longe de o ser, mas pelo menos aconteceu uma mudança de mentalidade. Em muitos casos, foram dados os primeiros passos. É uma aceitação que veio para ficar, tanto na perspetiva da gestão do negócio, como do marketing/comercial. O grande entrave é a incapacidade para investir, sobretudo das pequenas e médias empresas, predominantes no nosso setor empresarial.

Quais os pedidos mais frequentes, no que respeita aos serviços que prestam? As empresas nacionais estão preparadas para enfrentar uma concorrência global?

Atualmente, são as soluções web e apps custom de e-commerce e de apoio à gestão (otimização de tarefas, tempos e custos). Depois, as soluções destinadas a campanhas de marketing digital. Uma avaliação justa obrigaria a olhar setor a setor, mas, no geral, diria que a presença no digital ainda não é forte e continuada o suficiente para nos dar vantagem nesta batalha global.

Quais os próximos objetivos que a Velcro Design pretende alcançar, a breve trecho?

Passa pelo mercado internacional. As apostas são os EUA e o Médio Oriente, onde já contamos com clientes de renome e onde contaremos com espaço físico e equipa. Por outro lado, queremos ser a face Play das televisões internacionais. O Broadcasting é um dos nossos desafios. São processos e especificidades únicas que exigem o melhor de nós. Por fim, concluir um dos processos internos mais desafiantes e que, em breve, nos caracterizará! Fica o suspense!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here