Ferramenta inovadora para desenvolvimento pessoal

Núria Mendoza é country leader da Points of You® Portugal e representa a sua metodologia única que potencia o desenvolvimento pessoal e uma comunicação mais efetiva com os outros, através de uma abordagem integrativa, projetiva e vivencial.

0
446
Núria Mendoza, country leader

Fale-me um pouco da Núria, sobretudo relativamente ao seu percurso profissional. Como conheceu a Points of You®?

Tenho formação académica na área da Psicologia, mas apesar de a paixão pelo desenvolvimento humano estar desde sempre presente na minha vida, não quis exercer Psicologia. Dediquei-me à área de recursos humanos e de desenvolvimento de competências. É um percurso longo, já estou nesta área há mais de 20 anos. Em 2017 criei a minha própria empresa – a Meraqi – que trabalha nas áreas de coaching, formação, consultoria e desenvolvimento humano e, a partir daí, senti necessidade de procurar alguma diferenciação. Queria fazer o meu trabalho de uma forma mais impactante e lúdico-pedagógica. Foi assim que descobri a Points of You®, em 2018. Fui à Polónia para fazer a formação e adquirir as ferramentas da metodologia e, quando percebi o potencial que estava por detrás dessa ferramenta, cheguei à conclusão que seria interessante trazê-la para Portugal. Esta metodologia existe desde 2006. Estamos presentes de Norte a Sul de Portugal e ilhas, com uma equipa de mais de 300 pessoas. Até à data temos tido excelentes resultados.

Caracterize-me a Points of You® e a sua diferenciação, relativamente à metodologia utilizada.

É uma abordagem integrativa, projetiva e vivencial que se baseia no trabalho reflexivo de imagens e palavras. A imagem estimula o lado direito do cérebro, componente criativa e imaginativa, e a palavra estimula o lado esquerdo do cérebro, componente racional e estruturada. A integração destas duas áreas cerebrais é conseguida através de quatro ferramentas que utilizam arquétipos e metáforas como estímulo de reflexão. A metodologia integra várias áreas de saber numa abordagem única, comportando quatro etapas (pausa, expansão, foco e ação) presentes em cada sessão, individual ou de grupo – a primeira é a “pausa”, o momento em que desligamos de tudo o resto e nos preparamos para a experiência que vamos ter. Depois, vem a “expansão”, que é o processo de trabalho, com as imagens e as palavras, seguido do “foco”, onde analisamos e retiramos o melhor daquela sessão e por fim a “ação” na qual se define um plano que permitirá materializar o conhecimento, insights ou reflexões que surgiram na sessão.

Quem são as pessoas que mais a procuram e por que motivos?

Existe o segmento corporate, das PME’s às grandes empresas – que procuram nesta metodologia uma forma diferenciadora de realização de workshops, formações e teambuildings. Tenho também muita procura por parte de profissionais ligados ao desenvolvimento humano – psicólogos, terapeutas, formadores, educadores. Depois existem aquelas pessoas que procuram conhecer-se a si mesmas, criar maior empatia com os outros e consigo e recorrem aos nossos workshops online e sessões individuais. Quem experimenta fideliza, pois percebe o potencial da ferramenta.

Como mudou a Núria, enquanto mulher e profissional?

A Points of You® permitiu-me desenvolver competências latentes, que eu desconhecia, e elevar minha autoconsciência. Além disso, permitiu-me aprender que o facto de eu estar certa não faz com que o outro esteja errado – é apenas um ponto de vista.

O que lhe diz a imagem da direita, do jogo The Coaching Game, sobre o impacto da nova realidade nas suas relações?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here