Grupo Nucase: serviços personalizados para a Gestão e organização empresarial

Há 43 anos no mercado, o Grupo Nucase é uma empresa familiar direcionada para serviços de Contabilidade e Fiscalidade, Gestão de Recursos Humanos e processos e sistemas de informação. As suas equipas apoiam mais de 1500 empresas de forma personalizada, valorizando a proximidade com o cliente. O CEO, António Nunes, não esconde que a pandemia trouxe novos desafios, aos quais o Grupo não virou costas.

0
1024
António Nunes, CEO

Como definem a vossa estratégia organizacional?

Temos uma ideologia muito própria, onde assenta tudo o que envolve a parte organizacional, técnica e tecnológica. Seguimos uma filosofia de micro-gabinetes de contabilidade, onde trabalham mais de 40 equipas chefiadas por contabilistas certificados. Os nossos serviços são altamente personalizados. Cada equipa tem um grupo de clientes e só trabalha para esse grupo na área da Contabilidade. Portanto, a relação com o cliente é sempre feita através destas equipas. O grande sucesso da Nucase ao longo destes anos é, então, este serviço personalizado e a forma como estamos organizados.

Como respondeu a Nucase aos novos desafios impostos pela pandemia, nomeadamente, no que diz respeito ao teletrabalho e à digitalização?

Reagimos de uma forma muito positiva. Quase de um dia para o outro, colocámos quase 85 por cento dos nossos trabalhadores em teletrabalho. Desse ponto de vista, conseguimos reagir rapidamente e as pessoas adaptaram-se muito bem. Na relação com os clientes, houve uma interação permanente, tentando propor e antecipar soluções a qualquer hora do dia. Internamente, colocámos três consultores na equipa a acompanhar os trabalhadores que estiveram em casa. Tivemos uma equipa à altura e recebemos muitos elogios. Fiquei muito orgulhoso por isso.

Nessa altura, a Nucase foi um apoio para os clientes?

Os contabilistas, em geral, tiveram um papel muito importante nesta fase de pandemia. Aliás, foram considerados a linha da frente para as empresas. Fomos, realmente, o grande apoio para incentivar os clientes a ter calma. Felizmente, os clientes perceberam a nossa ajuda e colaboraram connosco.

Esse reconhecimento de que fala foi mais visível nesta fase ou sempre sentiu esse apoio por parte dos clientes?

Contrariamente àquilo que eu sempre pensei que deveria ser o papel de um contabilista, – uma pessoa que devia estar presente na empresa -, penso que, durante muito tempo, isso não aconteceu. Os próprios contabilistas nem sempre souberam colocar-se na posição certa para se dignificarem. Por outro lado, valorizo muito o trabalho que foi feito pela Ordem dos Contabilistas, no sentido de valorizar o trabalho destes profissionais. Hoje, acredito que as empresas, em geral, já pensam de modo diferente e valorizam o contabilista. É bom que, a partir daqui, os contabilistas saibam aproveitar esta fase para se valorizarem e se aproximarem dos clientes. As nossas empresas precisam de crescer e os contabilistas têm um papel fundamental nesse sentido.

O “Portal RH” é uma tecnologia desenvolvida pelo Grupo Nucase para os seus clientes. Quais as vantagens deste portal?

O “Portal RH” tem uma importância muito forte no quotidiano das empresas e dos seus colaboradores. Independentemente da sua dimensão, a empresa tem de ter uma forma mais adequada de gerir os seus recursos humanos. O portal tem vários módulos, desde a higiene e segurança no trabalho a módulos ligados à área do recrutamento e seleção, informações muito importantes para a relação entre as empresas e os seus colaboradores.

A verdadeira retoma económica está a acontecer?

Estamos longe disso. Tudo depende da economia. Há muitas empresas que dificilmente vão conseguir recuperar. Há outras que estão com muita vontade e estão a conseguir. Portanto, os apoios não devem parar.

Dentro do seu grupo de clientes, qual é o panorama?

Estou confiante. As coisas estão a correr bem e nós estamos muito atentos. Fazemos uma análise de risco permanente. Neste momento, o grupo de clientes que temos é mais saudável do que era há uns anos. Isso dá-me alguma esperança de estarmos no bom caminho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here