“Representamos produtos que garantem resultados”

A Skin Solutions nasceu em julho de 2017, resultado de um propósito firme de Paulo Silva e da sua esposa em trazerem para o mercado da Estética produtos que cumpram os resultados que prometem. Em simultâneo, criaram também uma clínica de estética, a Skin Care Saldanha (skincare.saldanha), onde fazem uso dos produtos que representam. Quatro anos depois da sua criação, a Skin Solutions já foi distinguida com o prémio Top Scoring 25% melhores PME’s nacionais.

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Paulo Silva (CEO) e Manuela Faria

Paulo Silva tem um passado profissional de duas décadas ligadas à área médica, no segmento da representação e comercialização de dispositivos de diagnóstico em Cardiologia e Emergência Médica. Porém, a vontade de abrir uma empresa própria surgiu há quatro anos, após ouvir várias vezes clientes da área da Estética afirmarem que muitos produtos existentes no mercado não cumpriam com os resultados prometidos: “A minha esposa é esteticista há quase 10 anos, por isso, em conversa com ela, há quatro anos, decidimos abrir uma empresa que comercializasse produtos para a área da Medicina Estética, mas com a garantia de que seriam produtos que, efetivamente, cumpririam os resultados que prometem. Além disso, estas marcas deveriam ter uma base científica na criação dos seus produtos, onde nos pudéssemos basear, quando procuramos providenciar essas mesmas soluções aos clientes”.

O objetivo foi conseguido e a Skin Solutions passou a representar as marcas NEAUVIA, da Matex Lab, e a HYAcorp, do laboratório BioScience: “Ambos os laboratórios acabaram por me encontrar no Linkedin e solicitaram os meus serviços comerciais. Encetámos negociações e acabámos por chegar a um bom acordo. Ambos são laboratórios flexíveis e, apesar de a nossa relação ser formal, ela é também muito informal, considerando que têm uma enorme experiência internacional e um departamento de Marketing extraordinário”.

No seguimento da representação destas duas marcas, Paulo Silva e a mulher utilizaram também a experiência profissional de Manuela Faria para criar a Skincare Saldanha, uma clínica de Estética, localizada na zona do Saldanha, em Lisboa, e que está dotada de todo o tipo de serviços ligados a esta área: “Nesta clínica, só não trabalhamos os cabelos. De resto, pode beneficiar de um serviço de manicure, pedicure, depilação a laser, aplicação de fios tensores, toxina botulínica, preenchimento com ácido hialurónico facial e corporal, tudo efetuado por médicos certificados e formados para o efeito”.

Produtos únicos, resultados diferenciados

Paulo Silva orgulha-se de representar um produto único no mercado como é o ácido hialurónico do laboratório Matex Lab: “Este é o único ácido hialurónico do mundo que é totalmente orgânico. Ele é extraído da bactéria bacillus subtilis e, por isso, tem um grau de 100 por cento de pureza e é biocompatível com o organismo humano. As cadeias de reticulação deste produto são mais resistentes à degradação pela utilização do agente PEG, por isso os resultados obtidos com a aplicação deste ácido hialurónico são mais duradouros”. O facto de este ser um produto totalmente natural assegurou o sucesso, relativamente aos clientes: “Em quatro anos, fidelizámos muitos clientes graças a este selling point, mas também devido aos resultados evidenciados pelo produto. Além disso, a Dr.ª Sofia Carvalho, cirurgiã plástica, é a speaker e opinion leader da marca e os resultados obtidos por ela são fenomenais”.

Todavia, o objetivo do laboratório Matex Lab passa, sobretudo, por aplicar um conceito holístico à área da Medicina Estética: “A Matex decidiu olhar para os pacientes de uma forma generalizada, tentando perceber quais são os melhores protocolos de atuação, para assegurar os melhores resultados possíveis e potenciá-los ao máximo. Assim, há nove meses, surgiu um novo protocolo denominado NLIFT sobre terapias combinadas (cosmética, ácido hialurónico e energy based devices) para o tratamento do terço médio da face, que passa por preparar primeiramente a pele para este procedimento. Se assim não fosse, a desidratação da pele ou qualquer outro fator poderia impedir que os resultados deste protocolo fossem os melhores. Depois do procedimento, o paciente recebe um conjunto de suplementos e cosméticos para continuar a potenciar os resultados da intervenção estética. Isto é uma visão diferente daquilo que existe atualmente no mercado”.

No que respeita à marca HYAcorp, do laboratório BioScience, Paulo Silva destaca outro ácido hialurónico, desta feita indicado para conseguir “o glúteo perfeito”: “Curiosamente, a maioria das mulheres não procura este produto com o intuito de aumentar o tamanho dos glúteos, mas sim com o objetivo de corrigir as depressões laterais existentes. É um tratamento não invasivo, muito procurado principalmente entre os meses de abril e julho. É um produto que proporciona resultados imediatos, que duram cerca de dois anos”.

A Academia Skin Solutions

A Skin Solutions está no mercado com o objetivo de melhorar a prestação dos cuidados médicos e a medical education é crucial para este propósito. Por isso, há cerca de três meses surgiu a Academia Skin Solutions: “A formação dos médicos é crucial. É muito importante que conheçam diferentes formas de aplicar as injeções – de ácido hialurónico ou outro produto cujo processo seja esse – e que percebam que diferentes produtos têm diferentes formas de aplicação e, por isso, podem também atingir diferentes resultados. Os médicos que trabalham na área da Medicina Estética têm diferentes especializações clínicas – Dermatologia, Clínica Geral, Cirurgia Plástica e mesmo Medicina Dentária – por isso é fundamental que se continue a apostar na formação”.

Paulo Silva alerta ainda para a existência de alguma falta de regulamentação, no que respeita à prática deste tipo de serviços, nomeadamente a aplicação de injeções de toxina botulínica, preenchimentos faciais e corporais, que são feitos por quem não tem conhecimento médico: “Há esteticistas a fazer estas aplicações. Isso é muito perigoso. A Lei do Ato Médico não o proíbe, é omissa quanto a estas situações, o que dificulta a sua fiscalização, mas as pessoas devem saber os riscos que correm quando recorrem a profissionais não médicos para a aplicação desta toxina ou outro procedimento estético”. De entre os perigos eminentes, destacam-se a possibilidade de necrose, oclusão de veias ou rompimento de artérias, causadas pela perfuração da agulha: “Uma das formas mais fáceis de perceber se aquele profissional é um médico certificado é colocarmos no site da Ordem dos Médicos ou da Ordem dos Médicos Dentistas – os únicos profissionais de saúde credenciados para efetuar estes tratamentos – o número da cédula profissional. Se esse número não existir, essa pessoa não é um profissional credível”.

O primeiro confinamento colocou à prova a estrutura financeira da Skin Solutions, que conseguiu ultrapassar este obstáculo com distinção: “No primeiro confinamento estivemos totalmente fechados e nunca tivemos qualquer ajuda estatal. No entanto, fomos sempre conseguindo cumprir as nossas obrigações fiscais e também para com os nossos colaboradores”. Ainda assim, em 2020 a empresa apresentou um crescimento de 20 por cento face a 2019. No segundo confinamento, a empresa já pôde laborar e, no que respeita à Skincare, a reabertura ocorreu apenas a 15 de março de 2021, sendo que após o anúncio do primeiro-ministro, de imediato o telefone começou a tocar com marcações de clientes.

Para o futuro, já estão a ser preparados alguns projetos, mas Paulo Silva ainda não pode revelar detalhes: “Existem projetos em preparação, mas os mesmos não dependem só de nós. Todavia, creio que no início do próximo ano já existirão novidades”. No entanto, o objetivo fundamental é continuar a crescer: “Queremos alargar a Academia e estamos a planear, para setembro, fazer uma formação de formadores a nível nacional, que englobará especialistas em Cirurgia Plástica e Maxilo-facial, Dermatologia, Medicina Estética, entre outros. Fundamentalmente, procuramos sempre proporcionar aos nossos clientes, sejam eles clínicas ou população em geral, os melhores produtos e tratamentos possíveis, que cumpram as expectativas de todos”.

Email: comercial@skinsolutions.pt

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