Inovação e qualidade alinhadas para uma visão de crescimento sustentável

O Grupo EOL Vision Premium Opticalia é uma marca reconhecida pela excelência dos seus produtos e pelas marcas exclusivas que vende. Há dois anos, aquando da última entrevista, o projeto da empresa passava por continuar a crescer e já contava com 15 lojas para esse efeito. Cidália Ferreira, a CEO e fundadora desta empresa, explica que 2024 foi um ano que exigiu atenção, e a capacidade de adaptação do Grupo foi essencial para continuar a avançar. Para 2025, existem novidades.

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Que balanço faz deste ano, considerando as oscilações do mercado, baseadas na inflação e no clima de incerteza que se vive?

O ano de 2024 foi um ano marcado por um contexto económico altamente desafiante, o qual afetou praticamente todas as áreas do mercado, incluindo o setor da ótica e a minha empresa não foi imune a esses desafios, mas soube sempre adaptar-se e continuar o seu percurso de crescimento. Nesta perspetiva, considero que se continuarmos focados e atentos ao mercado, podemos criar oportunidades de negócio muito interessantes. Assim, este ano lançámos um projeto inovador na área da optometria pediátrica e juvenil e abrimos uma fábrica que produz armações e óculos de sol mais sustentáveis e que, simultaneamente, permite personalizar os óculos dos nossos clientes.

A tecnologia, a inovação e a criatividade são conceitos fundamentais para os empreendedores que querem crescer e dar visibilidade à sua marca. Como é que o Grupo EOL Vision Premium Opticalia põe ao seu serviço estes conceitos?

A inovação é um pilar fundamental para manter a nossa posição de liderança, pois além de oferecer uma experiência de compra otimizada e segura, a empresa também investe em tecnologia de ponta. As nossas lojas estão equipadas com equipamentos de última geração para a realização de exames visuais e contamos com soluções digitais que facilitam a personalização de produtos. Para estar sempre à frente, é essencial contar com
uma equipa altamente qualificada e bem informada sobre as últimas tendências do mercado ótico. Por isso, investimos em programas contínuos de formação para os nossos colaboradores.

A sustentabilidade é, hoje, um conceito crucial para as marcas. Como está, também, o Grupo EOL Vision Premium Opticalia, a trabalhar este conceito? Que mudanças foram implementadas para que o produto que chega ao cliente final seja mais amigo do ambiente?

Temos vindo a adotar boas práticas, tais como a aposta em produtos eco-friendly, armações feitas a partir de materiais reciclados, lentes com tratamentos sustentáveis e a reutilização de armações, o que reflete a nossa preocupação com o planeta e em inovar de forma ética e responsável. O Grupo EOL Vision Premium Opticalia, em parceria com a empresa Confortexótico através da marca WxWeyewear e WxWeyewear Kids, a qual possui como um dos seus valores a sustentabilidade, irá começar a produzir armações para óculos graduados e óculos de sol para adultos e crianças, reforçando o nosso compromisso com o tema da sustentabilidade.

O que está pensado, no que respeita, a novidades que serão implementadas a partir do próximo ano?

Para 2025, iremos lançar uma nova coleção de armações sustentáveis, feitas com materiais reciclados e de baixo impacto ambiental, alinhando-nos com a crescente demanda por opções mais ecológicas e iremos continuar a investir na formação contínua das nossas equipas, com programas específicos sobre as últimas inovações tecnológicas, cuidados de saúde visual e atendimento personalizado. O objetivo é garantir que todos os nossos
colaboradores estejam totalmente preparados para oferecer o melhor serviço e as melhores soluções aos nossos clientes. Estas inovações e estratégias visam não só melhorar a experiência dos nossos clientes, mas também garantir que a nossa marca continue a crescer e a inovar de forma sustentável, alinhando-se com as novas exigências do mercado e com as tendências do futuro.