Como se descobriu uma líder e uma mulher empreendedora? Este foi sempre o seu propósito, guiar-se a si mesmo?
Eu cresci numa família de empreendedores, por isso acredito que já estava no meu sangue. Sempre tive uma grande vontade de ter o meu negócio, mas primeiro fiz carreira em Marketing, na Fujitsu, durante nove anos. Aí comecei como designer gráfica e saí como gestora de comunicação para a Europa. Ainda desenvolvi também marketing para Turismo, na última década, antes de ter o meu negócio.
Como avalia o posicionamento das mulheres no mundo empresarial, sobretudo em cargos de liderança?
O papel ocupado pela mulher no mercado empresarial nunca foi de tanto destaque, mas ainda não há motivos para comemorar, pois ainda assistimos a grande desigualdade em oportunidades nos cargos de liderança. Mas estamos a presenciar uma grande transformação por todo o mundo com as novas gerações, nascidas depois de 1980, onde o género não define mais o destino ou o comportamento como antes. Estas novas gerações estão agora a assumir cargos de liderança e, com elas, trazem uma lufada de ar fresco em relação a estas crenças retrógradas.
Que mensagem gostaria de deixar às mulheres que estão a iniciar o seu percurso profissional?
Acreditem em vocês mesmas. Rodeiem-se de pessoas positivas, realizadas e de sucesso (é contagioso). Não se comparem com ninguém e não deem ouvidos a quem não vos apoiar. Não há limites para os nossos sonhos e devemos sempre persegui-los, para que mais tarde possamos dizer “valeu a pena”.
A Your Soul Brand é um conceito que procura conectar cada pessoa consigo mesma e, a partir daí, ajudar a encontrar o seu negócio de sucesso. Explique-me um pouco mais sobre este conceito de negócio.
O foco da Your Soul Brand é ajudar empreendedores a criarem a sua marca e estratégia de marketing online e offline, de modo a que o negócio seja lucrativo e criado a partir da paixão individual e dos dotes especiais de cada um. Por vezes criamos um negócio que nos faz sentido e é lucrativo, mas não se adequa ao estilo de vida que gostávamos de ter – estamos fechados num escritório, quando queríamos ter horário flexível, por exemplo. Isto é muito comum, sobretudo entre mulheres depois de terem o primeiro filho. Foi exatamente o que me aconteceu e me inspirou a criar a Your Soul Brand.
Quais as principais vantagens em conhecer-se a si mesmo, para concretizar um negócio de sucesso?
Quando nos conhecemos a nós próprios, tudo o que criamos faz sentido. Assim criamos um estilo de vida que se adequa a quem somos, tornando-se mais sustentável a todos os níveis: financeiro, saúde mental e física e familiar.
Será possível trazer a Your Soul Brand para Portugal?
Os cursos da Your Soul Brand estão disponíveis online. Estou a trabalhar no último projeto “8 Weeks to Create Your Unique Soul Brand”, que será lançado em janeiro, e tenho também sessões individuais de coaching pelo Zoom. Estou também a organizar Your Soul Brand Retreats, em Portugal e África do Sul. Estes retiros são espaços criativos e de reflexão, onde os participantes serão acompanhados num processo de transformação para criarem ou recriarem as suas marcas e estratégias de marketing Em Portugal, o retiro será em junho de 2021, em Pavia, Alentejo. Espero ver-vos por lá!