“Marketing Digital é o futuro”

A Central 7 foi criada há três anos, para responder a solicitações de clientes da RJB Publicidade. Luís Barata, gestor de projetos desta agência de Marketing Digital, explica a reação do mercado digital à mudança nos hábitos de consumo da população.

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Luís Barata, gestor de projetos

No vosso site, encontramos a frase “crescemos para ajudar a crescer”. Que avaliação faz da criação da Central 7 e do seu posicionamento no mercado?

A Central 7 pertence ao Grupo Barata, que também possui a RJB Publicidade, que atua no mercado publicitário através de outdoors espalhados pelo país. Há uns anos, verificámos que os clientes da RJB Publicidade questionavam frequentemente se a empresa também fazia serviços de Marketing Digital, principalmente criação de sites e lojas online, e assim nasceu a Central 7, uma empresa que foi criada em 2017 e que “cresceu para ajudar a crescer” outras empresas no mundo digital.

Quais as características fundamentais, aquando da criação de um site/loja digital, que garantam a aceitação do público?

O aspeto visual de um site ou loja online deve ser excelente e apelativo, de forma a captar o interesse dos seus visitantes, funcional e userfriendly, com uma estrutura bem intuitiva e de fácil acessibilidade. Outra característica a salientar é a segurança que um site ou loja devem proporcionar aos seus visitantes, principalmente quando falamos de pagamentos online. Se uma loja online ou site não tiverem um certificado de segurança SSL, o que permite que toda a troca de informação entre as partes seja encriptada, as pessoas simplesmente não compram. Além disso, a empresa deverá aparecer nas primeiras páginas do Google.

Com o confinamento, muitos negócios tiveram de se digitalizar. Acredita que este momento representou o impulso que faltava a muitos empresários para se posicionarem online?

Esta pandemia veio acelerar a perceção de que não é suficiente um negócio estar presente no mercado apenas fisicamente. Costumo dizer que se uma empresa não está presente na internet, ela não existe para potenciais clientes. Com o confinamento, os negócios que já estavam preparados digitalmente, sofreram menos danos económicos do que aqueles que não têm presença digital.

Como se adapta uma comunicação direta e pessoal para uma realizada por via digital?

Penso que o segredo é tornar a comunicação o mais humana possível, incluindo informação clara, precisa e sempre com o objetivo de solucionar um problema ou melhorar algo no negócio do cliente. Cada empresa deve conhecer bem o seu público-alvo, de forma usar o “tom de voz” indicado, com o objetivo final de conseguir passar a mensagem de forma eficaz, verdadeira e impactante.

O aumento do e-commerce obrigou a uma melhoria dos sites já existentes?

Acredito que é possível melhorar um site já existente, de forma a torná-lo mais competitivo e, acima de tudo, que consiga gerar mais receitas para o negócio. Com o crescimento do e-commerce, assistiu-se a um novo fenómeno de fusão entre sites e lojas online. Negócios que apenas tinham um site empresarial quiseram fundir esse site com uma opção de loja online, de forma a poderem servir melhor os seus clientes e aumentarem as suas receitas.

Que desafios antevê para o setor?

Um dos grandes desafios é mostrar às empresas que o Marketing Digital é o Marketing do futuro, pois muitas empresas nacionais ainda não perceberam que este setor poderá projetá-las para uma nova realidade de crescimento e sustentabilidade a nível global. Um departamento de Marketing Digital em cada empresa será uma coisa banal num futuro não muito longínquo.

www.central7.pt

1 COMENTÁRIO

  1. Interessante a entrevista, parabéns. Na pergunta sobre as características fundamentais de um site / loja online, talvez seja interessante acrescentar que um factor de diferenciação cada vez maior é a integração desse site / loja online com outras áreas da empresa, nomeadamente as vendas e o serviço ao cliente.

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