“Não descansar corretamente afeta a nossa saúde”

A ColchaoNet surgiu há 15 anos, fruto de uma mudança no mercado, e tornou-se na maior cadeia de lojas especialistas em descanso em Portugal. Luís Fialho é, desde há dois anos, o diretor-geral da empresa e ressalva a importância de uma boa noite de sono para o funcionamento correto do corpo humano e o consequente bem-estar do indivíduo, bem como o quão diferenciador pode ser um colchão totalmente personalizado para o descanso correto.

0
892
Luís Fialho, diretor-geral

Quando a ColchaoNet iniciou atividade – há 15 anos – fê-lo porque o mercado estava em mudança. Que análise faz atualmente, tendo em conta o tempo que passou e essa mesma evolução?

A ColchaoNet surge há 15 anos, de um negócio de mobiliário e decoração que se converte num especialista de descanso, respondendo assim a um mercado que, como refere, estava em mudança. No mercado dos colchões assistiu-se, nos últimos anos, a uma enorme evolução, em termos de tecnologia e materiais utilizados, e essa inovação é sinónimo de maior conforto e de maior qualidade. Como verdadeira especialista, a ColchaoNet tem estado, desde o início, comprometida com essa evolução, estando sempre na linha da frente, oferecendo a melhor seleção de artigos que permitem garantir um descanso ideal e que se adaptam às necessidades, preferências e conforto dos nossos clientes, apresentando sempre um serviço de excelência, com um atendimento personalizado, através de uma equipa de profissionais, verdadeiros técnicos, na nossa área de negócio.

O sono ainda é algo pouco valorizado em Portugal? Como se posiciona a empresa no sentido de dar a conhecer a importância do sono?

É verdade, o sono é algo muito pouco valorizado em Portugal, vivemos por vezes até de uma cultura de orgulho da privação do sono, de pensar “dormir para quê?”, dando até prioridade a muitas horas de trabalho, a muitas horas para o desporto a viagens, mas não pensando que até podemos estar muito melhor para essas atividades se tivermos uma boa noite de sono. Está provado que não descansarmos corretamente afeta a nossa qualidade de vida e a nossa saúde. É no sono que o nosso organismo realiza tarefas muito importantes para a nossa boa saúde e para reequilibrar o desgaste natural do nosso dia a dia, e o dormir poucas horas ou não dormir bem, por não ter o colchão ideal, prejudica o desempenho dessas funções. É neste campo que a ColchaoNet se posiciona, com uma equipa de técnicos nas suas lojas que tem toda a formação e conhecimento que permitem ao cliente ter um atendimento profissional e personalizado e só assim é possível encontrar a melhor solução e o colchão ideal. Para a ColchaoNet, o colchão é a peça mais importante que temos na nossa casa e, num mercado como Portugal, onde não se vive a cultura de uma boa noite de sono, não se pensa e não se sabe que o colchão deve ser o mais personalizado possível e de acordo com as características e necessidades de cada um. A compra de um colchão não deve ser um ato comum ou um ato simples, deve ser uma decisão criteriosa e é importante recorrer a um especialista que conhece verdadeiramente o produto. O nosso foco é e vai continuar a ser esse, de dar a conhecer, pelas nossas equipas, nas lojas ColchaoNet, e pela nossa comunicação, a importância do sono na nossa vida.

Trabalham com as principais marcas do mercado. Como asseguram os padrões de qualidade que são vossa referência?

É importante representarmos as principais marcas do mercado e ter o melhor de cada um, ter uma gama completa e diversificada de artigos que possa corresponder ao mercado onde estamos inseridos, e o mais importante, ir ao encontro a todas as necessidades dos clientes. Apostamos nos melhores produtos e na melhor tecnologia, que resulta sempre de um trabalho permanente que fazemos em conjunto com os nossos fornecedores, com os melhores da indústria de colchões. Um trabalho que passa, inclusivamente, pelo desenvolvimento de gamas exclusivas, onde tudo é pensado criteriosamente, sempre com o objetivo de alcançar a combinação perfeita entre a tecnologia e os materiais utilizados, para garantir o melhor conforto, equilíbrio e estabilidade.

O que é necessário saber para se adquirir o colchão certo?

O colchão certo é aquele que nos garante o total conforto e, para isso, é necessário que se ajuste corretamente à curvatura do nosso corpo e que permita manter a coluna numa linha reta. É importante que o colchão selecionado permita um suporte ponto por ponto nas diferentes partes do nosso corpo, prevenindo assim dores de costas e dando maior qualidade ao sono. As características que mais influenciam a escolha do colchão são o peso e a altura, ou seja, o colchão deve sempre corresponder à relação dessas características. É com base nessas características que devemos partir para o colchão ideal, para a escolha certa ao nível da tecnologia, da firmeza e da densidade, que varia conforme os materiais utilizados.

O colchão é um produto com alguma tecnologia. Como é possível inovar e manter-se sempre na vanguarda, apresentando as últimas novidades aos clientes?

Sabemos que inovar é o único caminho que nos permite conquistar e manter a confiança dos nossos clientes. Para isso, trabalhamos diariamente, e em conjunto com as marcas, facultando-lhes informações sobre o mercado e as suas necessidades e, ao mesmo tempo, recebemos das mesmas o que se está a desenvolver em termos de novas tecnologias. É essa relação e esse trabalho que nos permitem estar sempre na vanguarda e, simultaneamente, apresentar as melhores soluções aos nossos clientes.

A formação de recursos humanos é fundamental para a prestação de um bom serviço. Os vossos colaboradores dispõem de uma formação especial, sobre estes produtos e as suas especificidades?

Consideramos que os nossos recursos humanos são o nosso maior ativo, o principal pilar da ColchaoNet. Uma equipa que valorizamos muito, que formamos para estar preparada a cumprir a nossa missão, o nosso objetivo, o nosso compromisso para com os nossos clientes. Por isso, disponibilizamos uma formação intensa, contínua e muito técnica sobre o produto, que é dada em conjunto com as marcas. É pela nossa equipa que nos diferenciamos, é pela sua experiência e formação técnica que podemos corresponder às expectativas dos nossos clientes, sabendo qual a melhor solução para o seu descanso.

Que comportamento teve este setor, durante o confinamento que o país atravessou? A procura por estes produtos sofreu alterações significativas?

Durante o confinamento, e a exemplo de outros setores, existiu uma alteração significativa de hábitos de consumo, sobretudo no que respeita ao aumento da procura online. No pós-confinamento, assistiu-se de facto a um aumento de procura por produtos para a casa. Consideramos que o cliente, tendo em conta esta nova realidade em que se exige uma maior permanência na sua casa, está mais preocupado com o seu bem-estar, pelo que está mais recetivo a comprar produtos que lhe permitam esse conforto e, claramente, o setor do descanso é essencial.

Enquanto diretor-geral da ColchaoNet, há cerca de dois anos no cargo, que balanço faz?

A minha chegada a ColchaoNet está relacionada com a aquisição da empresa por parte do Grupo Aquinos, grupo multinacional 100% português, atualmente um dos maiores produtores de colchões e sofás na Europa e com clientes em mais de 20 países. Conhecendo bem o setor de descanso especializado nos principais mercados mundiais, acreditamos que Portugal irá seguir o mesmo caminho, acompanhando a evolução quer tecnológica, ao nível do produto, quer de procura, por parte do consumidor, e foi nesse sentido que o Grupo apostou na compra da ColchaoNet. O primeiro ano permitiu-nos preparar a empresa para uma expansão em Portugal, onde queremos ter uma maior cobertura nacional, passando a estar presentes em distritos onde ainda não estamos e, desde logo, definimos como objetivo a abertura de 15 novas lojas em três anos. No final do segundo ano, e mesmo com a pandemia que veio limitar e condicionar em parte os nossos objetivos, temos mais oito novas lojas e estamos presentes em mais quatro distritos. Consideramos que estamos, também, a fazer um caminho importante ao nível da comunicação, no que respeita ao produto e à sua importância para o bem-estar dos portugueses.

Luís Fialho, diretor-geral

Em tempos de maior incerteza, quais as características que mais importam num líder?

Liderar através de uma comunicação transparente de confiança e solidariedade com a equipa é a única forma de garantir o seu envolvimento. Assegurar, pela comunicação, que toda a equipa percebe que o seu envolvimento tem impacto no futuro da empresa e que podem todos fazer a diferença. Estar sempre disponível para ouvir é também essencial, nestes momentos, e permite fortalecer a relação de confiança entre a equipa. Considero ser da responsabilidade do líder, e agora mais do que nunca, conduzir a sua equipa, garantir a sua segurança, transmitir confiança e otimismo e prepará-la para ultrapassar esta crise.

Qual a evolução que antecipa para este setor, no que respeita ao comportamento do mercado e aos investimentos das marcas em I&D?

O setor é muito dinâmico, tanto tecnologicamente como comercialmente, e o avanço constante da tecnologia vai permitir melhorar não só os processos de fabrico, mas também a forma de utilizar e trabalhar novas matérias-primas, que permitam mais conforto, mais adaptabilidade e sejam mais sustentáveis. As pesquisas e os estudos relacionados com o sono e a saúde facultam ao setor informações muito importantes, que permitem o desenvolvimento de novos produtos, cada vez mais personalizáveis, seja ao nível de colchões ou almofadas. É um setor que vai continuar a investir muito em inovação e desenvolvimento, pois só assim vai conseguir responder a um mercado mais exigente e a um consumidor que vai, cada vez mais, procurar soluções que lhe garantam um sono de qualidade.

Porquê escolher as lojas ColchaoNet?

Porque comprar um colchão, uma almofada ou uma cama deve ser uma compra criteriosa e devemos escolher o que melhor se adapta às nossas verdadeiras necessidades, que nos permita o melhor descanso e, para isso, é importante procurar o melhor especialista. A ColchaoNet tem um atendimento personalizado e preparado para aconselhar o que é melhor, tendo em conta as características de cada cliente. Além disso, tem a credibilidade de 15 anos no mercado e a confiança de um verdadeiro especialista.

Quais os projetos futuros para a sua empresa?

Vamos continuar o nosso plano de expansão e iniciar uma reestruturação ao nosso site, para que possa corresponder melhor ao que os nossos clientes procuram e para que possa ter uma maior e melhor oferta.

www.colchaonet.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here