Mudar a postura na vida das pessoas

A Fisio Mais iniciou o seu percurso empresarial há quase dois anos, com o objetivo maior de trabalhar o cliente a partir de uma perspetiva global e tornando-o mais ativo relativamente à sua recuperação. Nadja Leite é fisioterapeuta e a diretora desta clínica, situada em Vila Praia de Âncora.

0
365
Nadja Leite, diretora

Há quanto tempo existe a Fisio Mais? Quando chegou ao mercado, quais as mais-valias que pretendia apresentar?

A Fisio Mais está no mercado desde setembro de 2019 e nasce de uma visão de Saúde Global. Pretende trabalhá-la com tempo, respeitando a individualidade de cada caso, não procurando resolver apenas o sintoma, não tendo pacotes de intervenção fechados. Queremos ter tempo para escutar quem procura os nossos serviços, saber a sua história e o que perturba o seu estado de equilíbrio.

Que serviços e áreas clínicas disponibilizam? O que vos distingue, na relação com os clientes?

Contamos com serviços de Fisioterapia, Reeducação Postural Global (RPG), Medicina Tradicional Chinesa, Psicologia Clínica, Pilates Clínico, Pilates na Gravidez e Pós-parto, Fisioterapia para o Pavimento Pélvico e Ginástica Abdominal Hipopressiva (GAH). Pretendemos ter um serviço que trabalha com o cliente de uma perspetiva global, não deixando nada ao acaso.

A fisioterapia é ainda associada à área clínica que trata da recuperação ou manutenção física da pessoa ou já existe uma noção mais alargada de que a fisioterapia pode ajudar em muitas outras situações, como na recuperação pós-parto?

Claro que sim! Apesar de a maior taxa de procura que temos ser de pessoas que pretendem soluções para um problema, dor ou limitação, já temos clientes que nos procuram de forma preventiva e que recorrem aos nossos serviços de Pilates Clínico e GAH para otimizar os bons resultados obtidos em consulta. Introduzimos também a RPG (para correção postural, tratamento de escolioses) e a Fisioterapia para o Pavimento Pélvico (preparação para o parto e prevenção/tratamento de disfunções como a incontinência urinária). A abordagem da Fisio Mais é proporcionar um espaço onde mais do que cuidar da doença, pretendemos tornar quem nos procura mais ativo perante a sua recuperação, responsabilizando-o pela sua saúde.

A quem mais se adequa o Pilates Clínico? Quais os problemas físicos que ajuda a tratar?

O Pilates Clínico distingue-se do Pilates Tradicional exatamente porque é possível que toda a gente o pratique. Na Fisio Mais, adaptamos os exercícios em diferentes níveis de dificuldade, moldando a prática às necessidades de cada caso. Antes de iniciar a prática, reservamos um momento para fazer uma avaliação clínica e da capacidade física e estabelecemos em conjunto objetivos. No Pilates Clínico o aluno pode reaprender os padrões de movimento e saber recrutar corretamente os músculos.

A Fisioterapia teve um acréscimo de mais de 20 por cento, durante este período de pandemia, associado ao confinamento. Qual a importância da Fisioterapia nesta fase?

A Fisioterapia tem uma enorme importância nesta fase, basta lembrar que o confinamento contribuiu para um aumento do stress e ansiedade, sedentarismo e obrigou ao teletrabalho/telescola. Tudo isto são fatores que facilitam o aparecimento de disfunções posturais e novas dores. A Fisio Mais continuou a dar resposta a todos os casos, quer com o acompanhamento online em aulas de grupo (que permitiram combater também o isolamento social), quer através das consultas presenciais, respeitando os cuidados pedidos pela DGS.

Como avalia, até ao momento, o ano de 2021? Como será a evolução da Fisio Mais?

O ano de 2021 foi um ano de ajustes, tal como o ano que o precedeu. Potenciámos a informação para a promoção de saúde através das nossas redes sociais e reestruturámos as aulas de grupo para o formato online, sendo que só retomámos em maio as aulas presenciais, com turmas mais reduzidas. Mantemos a nossa missão: “Mudar a postura na vida das pessoas” – por isso para este ano pretendemos retomar alguns projetos para a comunidade que ficaram suspensos devido à pandemia e continuamos a estabelecer novas parcerias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here