“Na saúde mental, prevenir é muito importante”

A Clínica Dr.ª Mariana Pereira nasceu em 2020, numa altura em que a pandemia obrigava a regras rígidas de convivência social, causando simultaneamente um forte abalo emocional na vida de pessoas das mais variadas idades. Em novembro de 2021, surgiu o segundo espaço, em Lourosa. Mariana Pereira, hipnoterapeuta clínica e responsável por esta clínica, deixa claro as vantagens que a hipnoterapia pode trazer a quem opta por esta terapêutica e conselhos para saber viver melhor.

0
292

A Clínica Dr.ª Mariana Pereira ainda não completou o segundo aniversário, tendo nascido em plena pandemia. O que a fez decidir pela abertura de um novo projeto numa altura tão delicada?

A saúde mental sempre foi a minha missão de vida. A Clínica Dra. Mariana Pereira surgiu para reforçar essa missão. Inaugurámos a primeira clínica em maio de 2020, no Porto, com o objetivo de apoiar cada vez mais pessoas a ultrapassarem os desafios que põem em causa a sua saúde mental. Como profissionais de saúde mental, estamos 100% comprometidos com a nossa intervenção ao nível da cura, mas também ao nível da prevenção, assim como do desenvolvimento pessoal. Na fase pandémica, sentimos que era urgente intervir nesta dupla vertente acima mencionada.

Quais os serviços prestados, na área de Hipnose e quais as suas vantagens para o dia a dia de quem a vós recorre?

A hipnoterapia é uma ferramenta que tem como objetivo ampliar a consciência do indivíduo através de uma concentração focada e relaxamento. O paciente está sempre consciente durante o processo. Cada paciente é um ser único, por isso cada tratamento é desenvolvido tendo em conta o caso clínico específico de cada pessoa. Está provado que Hipnose Clínica e a Hipnoterapia em particular, que em nada tem que ver com a Hipnose de Palco ou de Espetáculo, pode ser mais rápida e eficaz do que outras ferramentas terapêuticas. Não tem qualquer efeito colateral, nos casos em que é realizada por profissionais experientes e capacitados. O tratamento não prevê a prescrição de medicamentos, embora em muitos casos haja necessidade de complementaridade com a Psiquiatria.

Consultas online de hipnose clínica são uma opção tão boa como as realizadas presencialmente?

Sim, claro. Conheça as vantagens: mesma eficácia – a eficácia das sessões online é idêntica à das sessões presenciais. Em casos de dificuldade de contacto social, podem até ser registados melhores resultados; mais económicas – as consultas online dispensam deslocações pelo que têm menores custos associados; maior rapidez – evita deslocações e tempos de espera devido a atrasos, pois a sessão online pode ser feita em qualquer lugar com acesso à internet e onde haja privacidade; maior flexibilidade – pode haver um contacto terapêutico mais frequente, usando-se diferentes canais de comunicação, consoante as necessidades do cliente; privacidade – as sessões de hipnose clínica são privadas e totalmente confidenciais, pois seguem as mesmas obrigações éticas que a terapia tradicional. A terapia com hipnose clínica é indicada para situações de depressão, ansiedade, baixa autoestima, stresse, burnout, lutos, perturbações de sono, medos, fobias, etc…


A Clínica Dr.ª Mariana Pereira presta também outros serviços complementares, para garantir um acompanhamento total da pessoa. Quais os que gostaria de mencionar?

Disponibilizamos consultas de Psiquiatria, Neuropsicologia, Medicina geral, Nutrição, Terapia da Fala, entre outras. Também prestamos serviços de Mediação Familiar, um meio alternativo para a resolução de divergências, conflitos e ruturas familiares. Esta alternativa permite, com tempo e tranquilidade, abordar o conflito familiar em toda a sua dimensão e complexidade.

A saúde mental está agora em maior evidência. Todavia, o acesso a esta área clínica ainda é limitado, pois é difícil aceder a consultas através do SNS e muitos não conseguem fazer por via privada. Concorda com esta realidade?

A nossa saúde mental não é mais nem menos importante do que a nossa saúde física. Em situações de extremos, como foi a fase pandémica, muitos portugueses puderam perceber o impacto que a saúde mental tem nas nossas vidas. A consciência relativamente à importância deste tema aumentou indiscutivelmente. Acho fundamental que o acesso a consultas através do SNS seja democratizado e mais célere. Os centros de saúde e as escolas podem e devem ter um papel mais ativo. E não falo apenas no tratamento, mas também na prevenção. Para isso, é fundamental termos mais disponibilidade de profissionais e de recursos.

Quais os maiores desafios que a saúde mental apresenta para os próximos tempos?

A pandemia agudizou a necessidade de apoio em termos de saúde mental, tanto naqueles doentes que já apresentavam situações de trauma, perturbação ou patologias, como em pessoas que não apresentavam qualquer problema. Para agravar a situação, muitas pessoas também perderam os seus empregos ou ficaram em situações mais precárias. A guerra na Europa também vem agravar o estado de muitos ex-combatentes. Temos constatado casos de ansiedade, até no público mais novo. Há alguns hábitos que nos podem ajudar a prevenir doenças mentais: ter uma alimentação saudável, reduzir a ingestão de açúcares, praticar exercício físico, ter uma boa higiene do sono, fazer exercícios de relaxamento. Para aquelas pessoas que procuram estar mais informadas sobre estes temas, assumi um novo compromisso semanalmente. Às quartas-feiras, às 21 horas estou sempre em direto no Instagram, Facebook e Youtube, em @marianapereirahipnoterapeuta, cumprindo uma missão educativa e de proximidade, em que as pessoas podem esclarecer as suas dúvidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here