“Na última década, a Podologia consolidou-se como área da saúde essencial ao bem-estar geral”

A FootStudy Centro de Conhecimento do Pé foi fundada pela podologista Cristina Costa para ser exatamente o que descreve – um local onde o pé está no centro do conhecimento e do estudo dos profissionais de saúde que ali trabalham. Celebra 10 anos de atividade já com uma marca própria de produtos para os pés – a BioFeet® - cujo desenvolvimento aconteceu a partir da própria clínica.

0
228

Há 10 anos que a FootStudy chegou ao mercado. De lá para cá, o que mudou na área da Podologia? Como analisa este percurso de uma década de atividade?

Ao longo dos últimos 10 anos, a Podologia tem vindo a consolidar-se cada vez mais como uma área essencial para a promoção da qualidade de vida e bem-estar geral. Esse reconhecimento vai além do tratamento de problemas pontuais como calosidades ou unhas encravadas. Inclui a prevenção de lesões, o alinhamento postural e o desempenho biomecânico. No caso da FootStudy, investimos em instrumentos de avaliações biomecânicas detalhadas, em tecnologias de imagem avançadas e na implementação de protocolos de tratamento não invasivos no pé, que permitiu desenvolver e criar novas abordagens de intervenção clínica.

A rotina laboral atual exige muito dos pés. Quais os principais problemas que surgem, hoje, na clínica?

As queixas mais frequentes na clínica estão relacionadas com problemas dermatológicos, como infeções fúngicas ou verrugas plantares. Também são motivos de consulta os problemas biomecânicos e alterações posturais, diretamente ligados a dores nos pés e dores lombares, pela má distribuição do peso corporal ou sobrecarga, desenvolvendo por vezes patologias crónicas de difícil controlo. São realizadas avaliações específicas, desde a avaliação física, testes específicos e a utilização de um sistema de avaliação baropodométrico computadorizado, para chegar ao melhor diagnóstico da patologia e a podermos corrigir ou equilibrar. Identificado o problema, os
tratamentos passam por exercícios de reeducação postural, com profissionais especializados na área (fisioterapeutas, ortopedistas, optometristas, osteopatas), e a elaboração de palmilhas de correção postural, biomecânicas ou híbridas.

Que conselhos deixa à forma como devemos cuidar dos nossos pés, diariamente?

Uma boa rotina de higiene inclui a lavagem diária, uma secagem cuidada especialmente na zona interdigital dos dedos, a mudança diária de meias e a higienização do calçado. A escolha do calçado e das meias, deve priorizar
o conforto e o ajuste à atividade física que vai realizar. Os materiais escolhidos devem dar um bom suporte e ser de preferência em materiais semiflexíveis e de origem natural (meias em algodão e sem costuras e o calçado em pele natural principalmente no revestimento interno). As unhas devem ser cortadas de acordo com o contorno do dedo correspondente, sem arredondar as laterais.

A FootStudy desenvolveu produtos próprios para os pés. Que gama têm e a que fins se destinam? Há a possibilidade de continuar a desenvolver esta área dedicada à pesquisa e personalização de produtos?

Em 2014, em parceria com uma equipa multidisciplinar, iniciámos a criação de uma formulação tópica com base em ingredientes naturais, com o objetivo de controlar a proliferação das infeções fúngicas. Estas soluções apresentaram resultados positivos, prevenindo lesões que com o tempo se podem tornar graves, indo desta forma além dos antifúngicos convencionais. Os produtos foram validados pela INCONSPHAR em 2018, e abriram caminho
para a fundação da marca BioFeet®. Os primeiros produtos, BioFeet® Gotas e BioFeet® Spray, foram desenvolvidos para controlar o ambiente favorável aos fungos, tendo como base substâncias naturais, como os óleos essenciais. Mais tarde criámos o BioFeet® Creme e o BioFeet ® Pó, cada um deles focado em necessidades
específicas como a regeneração da pele e absorção da humidade (presente na transpiração excessiva dos pés), respetivamente.