“Novos sorrisos significam uma vida plena”

A clínica de Medicina Dentária PortOral pratica um conceito de Medicina Dentária diferenciador, onde o objetivo primordial é que quem a visita se sinta em casa, aliado a uma especialização técnica da equipa médica e aos melhores recursos tecnológicos disponíveis no mercado. A proprietária e vice-diretora da clínica, a médica dentista Arethuza Luna, destaca também outros projetos, de cariz social e de formação, que a clínica desenvolve.

0
552

A clínica PortOral pratica um novo conceito de Medicina Dentária. Como define esse conceito? Quais as características principais desse conceito, e que também vos definem, enquanto espaço?

A ideia é ter um novo conceito de Medicina Dentária, garantir confiança, saúde e satisfação ao sorrir, num ambiente acolhedor e contemporâneo. Pretendemos que o nosso paciente fique à vontade, sem medos e traumas, tirando a visão de um lugar amedrontador, para tentar apagar experiências anteriores negativas. Uma coisa muito importante é que as consultas preventivas são essenciais. É através delas que conseguimos orientar os pais e de forma atraumática trazer saúde e qualidade, não só à vida das nossas crianças, mas à vida dos pais também.

Quais as áreas de especialidade que disponibilizam na vossa clínica?

Na PortOral todas as especialidades da Medicina Dentária estão reunidas numa mesma morada: Implantologia, Ortodontia, Alinhadores Invisíveis, Ortopedia Dento-Facial, Odontopediatria, Estética Dentária, Branqueamento, Endodontia, Periodontologia, Reabilitação Oral, Harmonização Facial, Cirurgia Oral, Bichectomia, Ortopantomografia, Cefalometria e Tomografia 3D. Para disponibilizar aos clientes diagnósticos precisos, rápidos e um atendimento de excelência, contamos com o melhor que há em recursos tecnológicos avançados e conhecimento científico.

A formação e a constante atualização no que respeita a técnicas e tecnologia são fundamentais para a prestação de bons cuidados médicos. Como se posiciona a PortOral relativamente a esta questão?

Temos como visão proporcionar um atendimento profissional, ético e personalizado, valorizando a participação multiprofissional, por isso estaremos sempre aliados a uma equipa comprometida com a pesquisa, o ensino e a atualização contínua.

Os portugueses passaram a preocupar-se mais com o equilíbrio entre o seu rosto e o sorriso?

Sentimos que a estética facial e oral estão, cada vez mais, a caminhar em conjunto e, com isso, os portugueses passaram a preocupar-se mais com este aspeto e deixaram de lado o tabu que existe em relação a procedimentos estéticos. A nova tendência em especialização nas clínicas, em especial na PortOral, é a Harmonização OroFacial, a qual complementa o nosso trabalho, um conjunto de procedimentos estéticos que tem por objetivo harmonizar os dentes estética e funcionalmente, harmonizando assim a boca com a face.

A Medicina Dentária enfrenta o problema de não estar incluída no Serviço Nacional de Saúde. Como vê esta questão?

Por mais que haja um grande esforço da Ordem dos Médicos Dentistas, e de alguns representantes políticos, para que isto aconteça, o caminho a seguir ainda é muito longo. As consultas de saúde oral não estão ainda disponíveis em todos os centros de saúde. Outra forma de ter apoio na saúde oral é recorrer aos cheques-dentista, os quais aceitamos na clínica. Uma outra opção seria recorrer às faculdades de Medicina Dentária, mas que lamentavelmente disponibilizam este serviço de forma paga. Apesar de os preços serem mais baixos do que os habitualmente praticados, o ideal seria que não fosse cobrado nada. Os estudantes ganhariam muito mais experiência com isto, pois teriam mais pacientes, e ajudariam num problema de saúde pública.

Que avaliação faz deste projeto? Quais os projetos futuros a concretizar, na clínica?

O nosso intuito é fazer a diferença, contribuindo significativamente para a sociedade. Temos vários projetos de cariz social que já estão a decorrer e outros ainda por concretizar. Um projeto do Dr. Leonardo Saraiva (marido e sócio) e meu que está a ganhar forma é o Centro de Formação – a ideia é trazer os melhores profissionais de cada área e de vários países, para enaltecer e aprimorar a capacitação dos médicos dentistas em Portugal. Juntamente com este projeto, um sonho nosso será realizado – teremos uma expansão da PortOral, mais uma clínica com algumas modificações, inovações e facilidades para os nossos pacientes – mas por enquanto é surpresa. Nós adoramos o que fazemos e fazemo-lo com o foco nas pessoas e na certeza de que cada novo sorriso proporcionará uma nova e plena história de vida.

www.portoral.pt