“O cliente é o centro do projeto”

Madalena Sousa Cabral e Teresa Pietra Torres são sócias no atelier Mint Interior Design. Com uma visão fresca e inovadora dos projetos, a principal preocupação é assegurar que o projeto seja feito para o cliente e para a sua maneira de estar na vida.

0
190
Teresa Pietra Torres e Madalena Sousa Cabral, sócias

Como apresentaria o Mint a quem não o conhece?

Madalena Sousa Cabral (M.S.C.): Falar do atelier Mint é falar de nós. Os nossos valores e o nosso método de trabalho são o nosso cartão de visita. Sabemos que a nossa equipa é a base para o sucesso da nossa empresa e que a nossa missão ou propósito é tornar reais os desejos e sonhos dos nossos clientes, prestar serviços personalizados, dar atenção às suas necessidades, transmitir confiança e profissionalismo.

A relação com os clientes é um fator primordial no vosso trabalho?

Teresa Pietra Torres (T.P.T.): A relação com o cliente é o fator mais importante do nosso atelier. Os projetos são para o cliente e não para nós. Para criarmos um projeto personalizado, falamos primeiro com o cliente, para compreender quais as suas necessidades e desejos. O que tentamos fazer é conjugar o prático com o funcional e com a estética. O projeto deve encaixar na maneira de estar e de viver do cliente.

Como se desenvolve um projeto, desde o momento em que o cliente vos procura até à entrega do espaço?

T.P.T.: Começamos por conhecer o cliente e criar uma relação. Depois, começamos a desenvolver o projeto: fazemos o levantamento do espaço, através de um levantamento de medidas e fotografias e depois juntamo-nos. Criamos os primeiros esboços e, quando começa a ganhar forma, vamos apresentar ao cliente, para perceber se estamos no caminho certo. Quando o projeto está fechado, passamos à fase de orçamento, encomendas e montagens. Os nossos projetos incluem serviço completo, chave na mão.

Existe um projeto recente, de um restaurante, que representou um desafio particular. Porquê?

M.S.C.: Este projeto foi sem dúvida uma agradável surpresa, não só pelo resultado, mas também pelas pessoas que tivemos o privilégio de conhecer e trabalhar. O restaurante pertence a três sócios, todos eles ligados à área da restauração, portanto com experiência na área e conhecimento das dinâmicas de um restaurante. O conceito principal é ter uma cozinha prática, funcional, onde tudo o que seja cozinhado possa ser levado para casa. O objetivo é que a pessoa tenha uma experiência total: entra, prova os pratos, se quiser leva para casa, ou pode usufruir do take-away e delivery que serão lançados aquando da abertura do restaurante. A decoração devia fazer parte integrante deste ciclo, sabíamos que queríamos uma decoração harmoniosa e sem exageros, que proporcionasse uma experiência, não só através da cozinha, mas pela história que contamos com cada peça. Essa história é contada através de materiais naturais e trabalho artesanal – da vida dos animais no campo ao pincel de uma artista, e desmistificamos o conceito dos jardins da rua e na terra, para o teto e dentro de cestos. Ligamos o bunho (feito por artesão local), ao esparto (material tradicional feito em Espanha), à pintura (artista local) e à almofada feita nos teares de Monsaraz. Juntamos as madeiras ao mármore, ao ferro e aos candeeiros feitos à mão.

Como é que a pandemia e as novas funcionalidades das habitações alteraram o vosso trabalho?

T.P.T.: Quando nos apercebemos desta nova maneira de estar, achámos que faria sentido lançarmos projetos online, que tiveram grande aceitação. As pessoas recorriam a nós para as ajudarmos a transformar um espaço de convívio num espaço de trabalho ou para pedir ideias de como tornar a casa mais confortável. O processo é simples: continuamos a ter as primeiras reuniões com o cliente, online, o cliente fornece as fotografias e as medidas do espaço e nós desenvolvemos o projeto. As encomendas e as montagens são feitas pelo cliente.

Quais serão as tendências para 2021?

M.S.C.: A maior tendência será o que é prático e funcional. Acredito que falemos muito de design de conforto, dos espaços multifuncionais, ambientes calmos, bem organizados, com tons claros e muitas plantas. Os espaços exteriores e a luz serão elementos muito valorizados.

www.mintdesign.pt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here