Soluções de sustentabilidade

A Trane é uma empresa multinacional, com mais de um século de história e com 36 mil empregados, em todo o mundo. Concebe, fabrica e presta assistência a sistemas AVAC-R, tendo como último objetivo tornar o edifício ou o espaço em questão mais confortável, seguro e, sobretudo, energeticamente sustentável. O engenheiro e country leader em Portugal, Francisco Augusto, concedeu uma entrevista à Valor Magazine, onde explicou a importância de uma atividade empresarial sustentável.

0
339
Francisco Augusto, country leader Portugal

Como vos distingue a vossa filosofia de trabalho e a vossa relação com os clientes?

“Desafiamos ousadamente o que é possível para um mundo sustentável”, isto é o que nos distingue para sermos os melhores. Os nossos produtos e serviços cumprem com o que antecipadamente nos comprometemos. Temos um serviço técnico de referência e somos uma empresa que, desde sempre, liderou o desenvolvimento de novos produtos, soluções e serviços. Temos muitas patentes criadas na nossa história, como a Saturno, que foi à Lua equipada com Trane.

Que tipo de soluções existem que permitem um aquecimento/arrefecimento de um espaço, mantendo em simultâneo a poupança financeira e energética?

A Trane lançou, nos últimos meses, equipamentos e soluções de serviços técnicos, para grandes instalações e particulares, tão eficientes que, há alguns anos, nos pareciam impossíveis – alguns deles com a capacidade de aquecer e arrefecer simultaneamente ou de aquecer a temperaturas altas. Recentemente, participámos num projeto que irá permitir ao edifício estatal poupanças anuais de centenas de milhares de euros.

Como se processa a instalação dos vossos equipamentos?

As aplicações são diferentes e com requisitos distintos, pelo que cada caso tem de ser estudado.

Como pode a Trane ajudar as empresas a tornarem-se mais eficientes?

A Trane tem cinco compromissos globais, sendo que um deles é a descarbonização. Temos até 2030 que reduzir as emissões de CO2 em uma gigatonelada, que é o equivalente às emissões anuais conjuntas de França, Itália e Inglaterra. Os equipamentos e serviços que temos e iremos continuar a desenvolver irão chegar a esse valor via menos consumo energético e, adicionalmente, descarbonizar e diminuir a pegada ecológica dos nossos clientes.

Como avalia, no que à sustentabilidade diz respeito, as empresas nacionais?

Ainda temos um longo caminho a percorrer. Algumas empresas têm dificuldade em entender que a melhoria de eficiência energética/redução de emissões tem um custo superior no investimento inicial, mas tem um retorno de investimento relativamente curto. O nosso objetivo é diminuir este tipo de casos, apresentando estudos de poupanças com a maior transparência possível.

Fale-me do Trane Building Advantage e das vantagens que este traz às empresas.

O Trane Building Advantage são variadíssimos serviços que prestamos aos nossos clientes com o objetivo de tornar as suas instalações mais eficientes energeticamente, mais fiáveis, mais responsáveis em termos ambientais, e acima de tudo, assegurar um elevado desempenho na utilização do dia a dia. Desta forma, conseguimos que os edifícios e processos industriais funcionem com fiabilidade, respeitando as atuais exigências ambientais e com excelentes poupanças em energia.

www.trane.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here