“Os contabilistas são indispensáveis no mercado empresarial”

A Contar Mais – Contabilidade é uma empresa que presta serviços de Contabilidade, Assessoria Fiscal e Apoio à Gestão, cujo principal objetivo é destacar-se junto dos seus clientes, enquanto parceiro. Com a pandemia, os contabilistas certificados foram essenciais na ajuda aos empresários e Nuno Freitas, diretor da empresa, assegura que esta classe profissional está muito bem habilitada a acompanhar as empresas portuguesas.

0
442

Considerando o período pandémico que o país atravessa, como vivenciou a Contar Mais este período, junto dos seus clientes?

Vimos esta fase como uma oportunidade de mostrar o nosso valor, enquanto empresa prestadora de serviços na área de Contabilidade e Fiscalidade. Um dos nossos lemas enquanto organização é de tornar possíveis ameaças em oportunidades e, por isso, estávamos seguros e preparados para ajudar as nossas empresas e empresários a ultrapassar esta fase inesperada e de incerteza. Além de sermos um parceiro essencial, fomos confidentes, nomeadamente no primeiro confinamento, e tivemos sempre uma palavra de apreço, de amizade e de esperança. Achámos esta ação inevitável, dado o período de dúvidas e instabilidade que se instalou. Ninguém sabia como poderia ser o futuro – continuamos ainda sem o saber – mas o apoio constante permitiu tranquilizar os clientes. Ao mesmo tempo, trabalhamos em parceria com os nossos clientes, estabelecendo novos planos de negócios e novos objetivos face aos novos desafios económicos que a pandemia nos trouxera. Sem esquecer que as medidas criadas pelo Governo, ainda que úteis, nem sempre foram bem compreendidas pelos empresários e estivemos presentes desde a primeira hora para lhes facilitar a vida e ajudar a manter os negócios e postos de trabalho.

Quais os serviços mais solicitados?

Quando um cliente nos procura, numa primeira fase, pretende uma consultoria prévia, onde são abordados alguns temas, principalmente incentivos de negócio, a fiscalidade inerente a essa atividade, em que medida podemos ajudar a que a empresa progrida. Hoje em dia, o cliente é mais exigente e, portanto, quando agenda connosco uma reunião é para perceber se realmente somos o parceiro ideal para o seu negócio/projeto.

As moratórias ainda em curso terminam no final de dezembro. Como antecipa que o mercado se comporte nesse momento?

Sem dúvida que as moratórias foram um balão de oxigénio para as empresas, pois permitiu a sobrevivência financeira a quem foi mais afetado pela Covid-19, permitindo ter cash-flow suficiente para liquidar ordenados e outros custos fixos inerentes à atividade empresarial. Até à divulgação desta nova variante, os níveis de procura encontravam-se situados ao pré-pandemia, o que se alinhava com as previsões de crescimento para este ano. Com esta nova variante e devido, naturalmente, ao medo, dispararam fortemente os cancelamentos em restaurantes, hotéis e outras atividades que vivem sobretudo do lazer. O setor bancário e o próprio Estado devem ter um papel mais ativo. Nós aqui estaremos para continuar a esclarecer e a fazer o possível para que cada negócio sofra o menor impacto possível.

A área da Contabilidade e Consultoria está a atravessar um período de digitalização. Como se posiciona a Contar Mais sobre esta questão?

Tendo em conta que surgimos em 2018, a nossa visão, como empresa, já se encontra integrada na era da digitalização, ou seja, temos clientes de norte a sul do país, além de outros países, como Brasil, Angola, Estados Unidos, etc. Como tal, era impensável não estarmos integrados nesta tecnologia. Para nós não houve qualquer perturbação no nosso trabalho, nomeadamente nos confinamentos, sobretudo no teletrabalho, pois todo o nosso sistema centra-se, numa grande parte, nos sistemas cloud.

Como vê o papel do contabilista, considerando o pré-pandemia e o pós-pandemia? Os desafios mudaram?

Os contabilistas certificados têm um papel indispensável no mercado empresarial, nomeadamente, no apoio e acompanhamento junto dos empresários, alertando sempre para a importância de cumprir com as suas obrigações fiscais. Esta fase de incerteza mostrou que a nossa classe se encontra perfeitamente preparada para os desafios mais variados e com um grau de exigência enorme, pois diariamente lidamos com todo o tipo de informação, desde fiscal, contributiva, jurídica, entre outros.

Para 2022, quais os objetivos a atingir para a Contar Mais?

Um dos objetivos para 2022 passa por disponibilizar aos nossos clientes, em tempo real, a informação económica-financeira, contabilística e de recursos humanos através da nossa plataforma cloud, em que os mesmos podem acompanhar o desempenho da sua empresa.