A Plan 21 abriu portas há relativamente pouco tempo, no entanto, já foi agraciada com a distinção “Leads” atribuída pela MaxFinance. Que análise pode fazer, assim, ao percurso da Plan 21 até ao momento?
A Plan 21 foi criada em 2022 e tem tido um percurso ascendente e de afirmação no ramo da intermediação de crédito. Esta é uma atividade relativamente recente e tem havido uma abordagem de comunicação com o mercado, no sentido de explicar às pessoas o nosso produto. A Plan 21 opera sobretudo nos Açores, um meio onde a confiança e a credibilidade são a base de todo o trabalho. Tem sido gratificante constatar a evolução com que os nossos clientes nos vão aceitando como seus parceiros no que diz respeito às suas finanças pessoais e na gestão dos seus créditos habitação, pessoal, automóvel, etc. É assim que gostamos de ser vistos e reconhecidos. Em 2022 estávamos numa fase inicial, e pela tal abordagem constante feita ao mercado local acabámos por lidar
com imensos leads, daí o prestigiado reconhecimento por parte da MaxFinance. Agora, em 2023, queremos ser premiados pelo volume de produção que nos tem colocado no TOP 10 do ranking trimestral da MaxFinance.
Que diferença pode fazer, no orçamento familiar, a renegociação de um crédito habitação ou a consolidação de outros créditos existentes?
O nosso propósito é fazer famílias felizes. Poder olhar para a situação financeira de uma família, analisar os seus créditos, encontrar uma solução e criar uma poupança de centenas ou, às vezes, de milhares de euros, é a maior recompensa que podemos ter. Por vezes as pessoas não têm noção do que estão a pagar mensalmente pelo seu crédito, e, desse valor da prestação mensal, que parte diz respeito ao capital a amortizar e que valor pagam de
juros. Hoje, os Bancos oferecem campanhas de transferência de crédito que permitem às famílias baixar consideravelmente a sua prestação mensal, juntando vários créditos num só ou fixando a taxa de juro durante os próximos três a quatro anos, período que se espera uma taxa Euribor mais elevada; ou reduzindo o prémio mensal do seguro de vida.
Qual o papel do intermediário de crédito atualmente?
Os intermediários são profissionais especializados em matéria de finanças pessoais e gestão de créditos, com conhecimento profundo da oferta e do mercado bancário. Ora, na atual conjuntura existe uma janela de oportunidade para, através do trabalho do intermediário, conseguir transferir o crédito habitação, baixar as prestações mensais e obter uma poupança considerável.
Que vantagens existem para quem procura atempadamente um intermediário de crédito?
A grande vantagem de contratar um intermediário passa sobretudo pela garantia que o cliente tem um profissional com conhecimentos técnicos e negociais para, junto da Banca, poder encontrar uma solução
adequada às suas necessidades. Seja para baixar o valor da sua prestação, seja para a aquisição de casa, compra de um automóvel ou um crédito para umas férias, o intermediário tem sempre a enorme vantagem de conhecer o mercado, conhecer as ofertas de cada instituição bancária, saber aconselhar o cliente, ter o poder negocial pretendido para obter outras vantagens que de outra forma não seriam possíveis, aliando a tudo
isso o facto do serviço não ter qualquer custo.
Que opinião tem relativamente às medidas que o Governo aprovou, com vista a apoiar as famílias com crédito habitação?
Penso que, de forma genérica, tem faltado explicar às pessoas o que de facto está em causa, para que possam tomar a sua decisão. No fundo, estas medidas são moratórias, ou seja, são o adiar de um problema. Mais cedo ou mais tarde, o cliente vai acabar por pagar os montantes que agora está a poupar, diluídos pelo período de amortização em falta. E é isto que tem faltado explicar devidamente. Com o trabalho do intermediário, fazendo uma consulta ao mercado, negociando de forma personalizada, reduzindo o spread, consolidando os vários créditos, e até em alguns casos, reduzindo o período de amortização é, sem dúvida, a solução mais vantajosa
financeiramente e menos burocrática a médio e a longo prazo.









