Sensibilidade e intuição – características basilares da liderança feminina

A Teprel conta com 31 anos de atividade na área dos equipamentos médicos, nomeadamente na disponibilização de soluções de diagnóstico e tratamento centradas na Laparoscopia, na Função Respiratória, no Aparelho Locomotor, no Pavimento Pélvico (Urologia e Ginecologia) e no Aparelho Digestivo (Gastrenterologia). Representante das principais marcas de tecnologia médica do mundo, a empresa começou este ano a comercializar ventiladores e equipamentos inovadores de reabilitação respiratória. A administradora, Susana Salazar, assume-se como determinada e resiliente e considera que o futuro passa pelo Home Health Care e a maior participação dos doentes no seu processo de recuperação clínica.

0
791
Susana Salazar, administradora

Cada vez mais, as mulheres administram empresas. No seu caso, este foi sempre um objetivo de carreira? Como avalia o seu percurso?

Sou afortunada, tive oportunidades incríveis, mentores excecionais e todo o apoio necessário para desenvolver a minha carreira. Percebi muito cedo que estava a fazer o que mais me apaixonava, era algo natural e surgia com fluidez. Não persegui um objetivo específico de carreira, simplesmente foi acontecendo, desafio após desafio. Este percurso exigiu de mim muita dedicação, sacrifício e determinação para colocar ideias e projetos em funcionamento e fazê-los resultar e obter resultados financeiros positivos.

Quais as características pessoais que utiliza enquanto administradora da Teprel?

Determinação, resiliência, gosto de aprender, busca permanente de consensos. Nunca dar nada como adquirido e focar as equipas na obtenção dos melhores resultados. Nunca estar acomodada e questionar constantemente todos nas suas funções e atividades. Fazer da melhoria contínua uma das principais premissas.

35% dos negócios são fundados por mulheres. Este empreendedorismo e capacidade de arriscar podem ser decisivos numa altura delicada, como esta que atravessamos?

Tenho verificado que muitos negócios extremamente lucrativos e interessantes criados por mulheres surgiram porque ficaram desempregadas ou algo mudou na sua vida, isto é, nas situações mais complicadas e delicadas tiveram a coragem de arriscar e usar todo o seu potencial para desenvolver os seus negócios. O sucesso deste novo empreendedorismo está na capacidade de encontrar oportunidades geradas pelos momentos de crise.

A liderança feminina é distinta da masculina? Em que aspetos?

Sim, considero a liderança feminina mais sensível ao que a rodeia e mais próxima dos que a rodeiam. Penso que as mulheres conseguem utilizar a sua intuição nos negócios e ter uma visão com diversas perspetivas. Posicionam-se com mais facilidade no lugar do outro, qualquer que seja o stakeholder. Encontrar consensos e reduzir as zonas de confronto também são formas de atuação que caracterizam a liderança feminina.

Que mensagem gostaria de deixar àquelas mulheres que estão a iniciar o seu percurso no mercado de trabalho?

As mulheres devem acreditar em si mesmas e nos seus projetos de carreira sem hesitações, mesmo que encontrem barreiras externas em determinadas situações – que ainda existem – mas que estão muito mais baixas do que já estiveram. É possível compatibilizar a atividade profissional e pessoal e acreditar que podem ser boas profissionais e boas mães em simultâneo. Considero que o valor é independente do género.

A TEPREL

Como está a empresa a posicionar-se para colaborar com o setor da saúde (estatal e privado), sobretudo no que respeita ao fornecimento de equipamentos relacionados com a função respiratória?

A empresa impulsionou a unidade de função respiratória com a inclusão, no início do ano, no seu portefólio, de ventiladores e equipamentos para a reabilitação respiratória utilizados no âmbito do combate à Covid-19, estando em estreita cooperação com os hospitais públicos e privados. Esta unidade deteve um reforço de capital humano e técnico.

Como caracteriza a filosofia da empresa no que respeita à inovação e à procura constante da evolução científica e técnica?

A procura constante de soluções inovadoras está no nosso ADN e tem sido o grande suporte da evolução da atividade da Teprel junto dos clientes. Para isso, contamos com um esforço comum dos nossos fornecedores e parceiros clínicos no aperfeiçoamento, desenvolvimento e implementação da mais recente tecnologia médica, que se tornou já uma imagem de marca da Teprel. A formação constante e a partilha de conhecimento com os maiores players mundiais da área permite-nos estar na vanguarda.

31 anos já passaram. Como vê o futuro da empresa? O que falta alcançar e como será trilhado o caminho?

A celebração do 31º aniversário foi um marco na transição da nossa organização para uma nova Era. Sob a égide do um novo brand slogan – We Health You, demos o primeiro grande passo rumo à digitalização. Acreditamos que a transformação e a modernização dos processos dentro das organizações, especialmente as ligadas à saúde, é impreterível. Uma verdadeira mudança de paradigma na forma de estar, de comunicar e de prestar cuidados médicos. O digital será cada vez mais o meio que escolhemos, um meio privilegiado de proximidade e partilha de conhecimento com a comunidade. Pretendemos ter um papel ativo no Big Data, apostando em soluções Home Health Care que permitam a telemonitorização de doentes evitando a exacerbação de sintomas em diversas patologias, facilitando assim o acompanhamento e tratamento. A monitorização, diagnóstico e recolha de dados através da integração de equipamentos médicos e dispositivos móveis são o “novo normal” na Medicina. O paciente terá também um papel mais ativo e consciente no processo clínico. Ambicionamos disponibilizar soluções de telemonitorização inovadoras para diversas especialidades médicas e patologias pouco conhecidas, cuja aposta em desenvolvimentos foi menor nos últimos anos. Na Teprel sempre fomos inovadores e agentes de mudança do mercado e é desta forma que encaramos o futuro com o nosso melhor ativo – a equipa Teprel.

www.teprel.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here