Serviço personalizado e qualidade superior

Clara Panão é médica dentista e diretora clínica da DentalCare Lisboa. Com quase duas décadas ao serviço da Medicina Dentária e da saúde oral, prepara-se agora para um novo projeto: a abertura de uma clínica dentária sustentável e ecológica.

0
282
Clara Panão, médica dentista e diretora clínica

Que avaliação faz da evolução da Medicina Dentária e da sua prática em Portugal?

Saímos de uma Era em que nem todos tinham acesso a cuidados de saúde oral e os portugueses apenas recorriam ao médico dentista em situação de dor. Hoje, os cuidados de saúde oral são mais acessíveis. Mas a Medicina Dentária enfrenta um grande desafio: gerir o excesso de médicos dentistas sem diminuir a sua qualidade (temos o dobro do rácio dentista/nº de habitantes recomendado pela OMS). Há ainda muito a fazer no setor público (apesar da presença de médicos dentistas no SNS e Cheque Dentista) para que, independentemente da localização ou situação financeira da população, haja acesso à Medicina Dentária.

Quais as especialidades que oferece aos seus clientes?

Direcionamos os tratamentos consoante o que as pessoas procuram, personalidade e fase de vida em que se encontram. Dos melhoramentos estéticos com facetas ou coroas de porcelana (Prótese Fixa), branqueamento dentário, ou cirurgia estética gengival à recuperação da função mastigatória com implantes dentários (uma das vertentes que mais trabalhamos). Fazemos um importante trabalho de prevenção e controle da Higiene Oral, motivando vindas periódicas ao dentista, com serviço personalizado: contactamos cada doente para consulta de manutenção. Nos mais novos, o objetivo é formar adultos “zero cáries” e usar a Ortodontia (aparelhos dentários) para corrigir casos de malposição dentária e intervenção ortopédica nos maxilares. Quanto ao tratamento da cárie (patologia mais comum), apostamos na Dentisteria biomimética, com restaurações que imitam a Natureza, tanto na cor como na forma dentária.

Já existe, por parte da população, o reconhecimento da importância de uma boa prevenção oral para o estado de saúde geral?

Há ainda desconhecimento da população em geral na influência da saúde oral em patologia geral como a diabetes, cardiopatias, síndromes posturais e até a doença de Alzheimer. Temos procurado, através das redes sociais, sensibilizar e informar a população neste sentido, em parceria com outras especialidades da medicina geral, com ótimo feedback.

Vai abrir, em janeiro de 2021, uma clínica dentária com um conceito inovador. Em que consiste?

Queremos ser uma das primeiras clínicas em Lisboa com preocupação ambiental, num conceito de clínica sustentável e ecológica. Desde a construção do espaço aos materiais e procedimentos utilizados nas consultas, todo o planeamento se baseia no objetivo de oferecer a melhor medicina dentária, reduzindo a pegada ecológica empresarial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here