Soluções de AVAC personalizadas

A b.market já conta com quase 13 anos de mercado, com soluções exclusivas na área do ar condicionado e refrigeração. O diretor, Bruno Cipriano, falou da importância de uma boa qualidade do ar, numa altura em que o mundo ainda luta contra a Covid-19.

0
1226
Bruno Cipriano, managing director

Como se posiciona a b.market no mercado, relativamente às soluções exclusivas que apresenta?

A b.market nasceu em 2008 e tem como missão fornecer soluções inovadoras com vantagens competitivas. Desde 2010 a b.market tem os seus processos certificados e auditados pela norma ISO9001, assim como um largo conjunto de certificações, tais como Distribuidor de Dispositivos Médicos pelo Infarmed, SAC ( Manuseamento Fluidos Fluorados), Fluidos Inflamáveis e certificado do Uptime Institute para operação e manutenção em Data Centre. Temos cobertura nacional. b.market significa «ser mercado», posicionar-se na mente dos seus clientes, como sendo algo para alguém e não tudo para ninguém.

Qual a importância da qualidade do ar interior (QAI) para um bem-estar em espaços fechados?

Tem havido uma evolução favorável na legislação, no sentido de garantir um ambiente interior com conforto térmico e uma QAI adequada ao ser humano, garantindo taxas de renovação de ar mínimas como garante da QAI. Nos edifícios mais antigos alvo de reabilitação, e devido a constrangimentos arquitetónicos, nem sempre é fácil garantir essas taxas de renovação de ar, pelo que existem soluções de equipamentos no mercado que podem minimizar e ajudar a garantir boas condições de ar interior, tais como os sistemas Bioxigen comercializados pela b.market implantados no mundo e, especificamente em Portugal, há mais de 10 anos.

Como pode esta qualidade do ar ser controlada, de forma a assegurar a utilização do ar condicionado como uma forma de proteger e salvaguardar as pessoas e não contribuir para problemas respiratórios?

Um projeto de AVAC e Arquitetura Interior rigorosos e o confinamento aos produtores de poluentes internos, como impressoras e fotocopiadoras, assim como um plano de manutenção adequado dos sistemas de ar condicionado e ventilação são o garante da QAI para as pessoas.

Em Portugal, a utilização do ar condicionado é feita de forma correta?

A utilização do ar condicionado deve cumprir alguns critérios de utilização, como a regulação da temperatura e humidade adequada e a manutenção periódica devidamente planeada e ajustada à utilização do espaço interior.

De que equipamentos dispõe que podem ser soluções para a sustentabilidade energética e a poupança financeira?

A b.market foi a primeira empresa em Portugal a colocar no mercado chillers com fluido verde R290 (propane 95%), com elevada eficiência energética e sustentabilidade do ponto de vista ambiental, pelo facto de os chillers utilizarem um fluido orgânico natural que tem um fator ODP zero (destruição da camada de ozono zero) e um fator WGP zero (fator de aquecimento global zero), além de ter reduzida quantidade de fluido dentro dos equipamentos que pode atingir menos 80% de carga de fluido, comparando com outros equipamentos com fluidos não naturais, contribuindo desta forma para a redução de custos de exploração e manutenção dos edifícios.

Como antevê o comportamento económico deste ano de 2021?

O ano de 2021 vai ser de Desafios e Esperança. Desafios porque temos de nos ajustar a constrangimentos na forma como desenvolvemos as nossas atividades diárias pessoais e profissionais, e de Esperança que a vacinação seja rápida e eficaz, para que possamos acelerar as nossas atividades profissionais e negócios com os investimentos e ajudas da União Europeia para o relançamento da economia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here