“Sou muito realizada enquanto médica dentista”

A médica dentista Ágata Carvalho é especialista em Ortodontia e fundou, há 17 anos, o CMEB, em parceria com o marido, Tiago Borges. Num projeto que começou com três pessoas trabalham agora 20 profissionais. Ao longo dos anos, a importância da liderança é crucial para o bom funcionamento da clínica e Ágata Carvalho dá conta da gestão que pratica para conseguir alcançar um ambiente de trabalho saudável.

0
300

Dentro da área da Medicina Dentária, desenvolve a sua atividade na especialidade de Ortodontia. O que a levou a escolher esta especialidade?

Considero a especialidade de Ortodontia fascinante e abrangente. A Ortodontia não aborda apenas a estética, mas também conceitos fundamentais como a oclusão dentária, integrando ciência e arte num único tratamento. A Ortodontia integra princípios de biomecânica, fisiologia óssea e crescimento craniofacial. Cada caso é único, o que torna a prática extremamente desafiante. É gratif icante proporcionar melhorias que vão além da aparência, impactando positivamente a mastigação, a fala e, principalmente, a autoestima dos pacientes. Outro motivo que
me encanta na Ortodontia é o lado humano. Trabalhar diretamente com pessoas, acompanhar a evolução de cada caso e ver o impacto positivo que causamos na vida dos pacientes é extremamente recompensador.

Sente-se realizada, profissionalmente?

Sinto-me extremamente realizada como médica dentista. É uma profissão que adoro, especialmente pelo meu dia a dia dinâmico e pela oportunidade de interagir com tantas pessoas. A possibilidade de ajudar os pacientes a resolverem os seus problemas, melhorar a sua aparência, autoestima, capacidade de mastigar e de falar, é algo que me motiva profundamente. Acompanhar a evolução positiva ao longo do tratamento, chegar ao final e ver o paciente satisfeito, orgulhoso com o resultado, e comparar as fotografias do antes e depois, é um momento incrível tanto para mim quanto para eles. Ser médico dentista é também um percurso de constante superação e evolução. O início da profissão pode ser exigente, pois requer muito investimento em formação e aperfeiçoamento técnico.
E essa necessidade de formação contínua mantém-se ao longo de toda a carreira. Isso motiva-me diariamente.

O que mudou, enquanto profissional, quando assumiu a função de responsável de Ortodontia, Oclusão e Dor orofacial na CMEB?

Eu e o meu marido, Tiago Borges, fundámos o CMEB em 2007, com um foco inicial em duas áreas fundamentais: a Reabilitação Oral e a Ortodontia. Desde o início, sempre estabelecemos objetivos elevados, com o compromisso de oferecer o melhor aos nossos pacientes. Isso incluiu investir na mais avançada tecnologia e contar com profissionais altamente qualificados em cada área da Medicina Dentária. Este foco na excelência tem sido o motor do nosso crescimento ao longo dos últimos 17 anos. Passámos de uma equipa de três pessoas para 20 colaboradores, fruto de um crescimento sustentado e estratégico.

Que características lhe parecem de crucial importância quando se assume uma função de liderança, profissionalmente?

O mais importante é a capacidade de motivar as pessoas, fazendo com que se sintam valorizadas e conectadas ao propósito da empresa. Para alcançar isso, a empatia é fundamental. Nos últimos anos, tenho dedicado especial atenção ao equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. No CMEB, adotámos iniciativas para promover esse equilíbrio, como subsídios para atividades físicas em academias locais ou o acesso mensal a eventos culturais no Teatro Municipal de Bragança. Essas ações são maneiras concretas de mostrar que a empresa valoriza a vida além
do trabalho e se preocupa com o bem-estar dos seus colaboradores.

Que serviços existem no CMEB?

O CMEB é uma clínica multidisciplinar que se destaca pela capacidade de tratar o paciente de forma integrada, abordando-o como um todo, permitindo uma experiência mais completa e cómoda para o paciente, com todas as especialidades da Medicina Dentária integradas num único local. Além disso, a clínica está completamente
digitalizada. Com o fluxo digital integrado em todos os protocolos é possível aumentar a eficiência e a previsibilidade dos tratamentos. Na área da Ortodontia, procuramos oferecer soluções que abrangem todo o espectro de inovação, desde os tratamentos ortodônticos convencionais até aos alinhadores invisíveis, com destaque para casos multidisciplinares de reabilitação oral e deformidades dento-faciais. Também damos especial atenção à Odontopediatria, com intervenções ortopédicas preventivas a partir dos 5/ 6 anos de idade, simplificando
futuros tratamentos. Combinamos tecnologia, inovação e uma abordagem integrada para garantir resultados eficientes e uma experiência única aos nossos pacientes.

http://www.cmeb.pt