STRATBIM: Where Strategy meets BIM

A StratBIM é uma Marca criada na Stratbond em 2015 com o objetivo de desenvolver e implementar soluções inovadoras, face à emergente transformação digital no setor da construção.

0
327
Cláudia Antunes, consultora BIM na StratBIM

Cláudia Antunes, arquiteta de formação, iniciou funções na Stratbond Consulting em 2015. Atualmente, desempenha funções de Consultoria e Formação na StratBIM e afirma que foi a sua pós-graduação em BIM – Building Information Modeling – que acabaria por transformar todo o seu percurso profissional. O BIM ”é uma metodologia de trabalho colaborativa, que tem por base a gestão integrada da informação associada a um modelo virtual, que permite aos profissionais da Indústria AEC – Arquitetura, Engenharia e Construção – projetar, construir e gerir um edifício de forma mais eficiente, ao longo do seu ciclo de vida“, como explica a Consultora BIM. Este modelo consegue, deste modo, reduzir os erros e omissões, reduzir os custos da construção, e “uma melhor coordenação e comunicação entre todos os intervenientes”, salienta ainda. A StratBIM é uma marca da Stratbond registada e implementada em 2016 “que resulta de um exercício estratégico desenvolvido internamente, com o objetivo de criar soluções inovadoras face à emergente transformação digital do setor da construção”, enuncia a arquiteta. Assim, Divulgação, Formação e Implementação BIM são os pilares fundamentais nos quais assentam os serviços da StratBIM. Estes “obedecem a uma estratégia de implementação que avalia e valoriza as caraterísticas únicas de cada cliente”, tendo ainda em conta “as suas necessidades específicas”. Conhecidas e avaliadas estas especificidades, são encontradas as soluções mais adequadas a cada realidade empresarial.

Segundo Cláudia Antunes, os serviços prestados têm como objetivo apoiar todo o tipo de agentes do setor da construção, desde projetistas a construtores e fabricantes, a “definir os seus objetivos organizacionais e de projeto, com vista à adoção da Metodologia BIM, sem perda de competitividade.”

São os fabricantes de materiais de construção e as empresas dedicadas ao projeto (Arquitetura e Engenharia) que constituem uma maior representatividade como clientes da StratBIM. Para os primeiros, a empresa desenvolve Bibliotecas de Objetos BIM, enquanto os segundos “procuram através dos serviços de Consultoria, apoio à definição estratégica de adoção da metodologia nas suas organizações ou desenvolvimento de serviços técnicos especializados, nomeadamente modelação e coordenação de projetos BIM” explica a arquiteta. A StratBIM tem atualmente clientes internacionais em Espanha, Angola e Brasil mas Cláudia Antunes salienta: “é nosso objetivo alavancar o processo de internacionalização a uma escala global, ainda no decorrer deste ano”. Para quem tenha interesse e queira iniciar-se nesta área, a empresa tem disponível a formação “Metodologia BIM” que se destina a todos os profissionais de Arquitetura e da área da construção. Esta formação aborda as diversas temáticas da metodologia BIM, desde a Introdução ao BIM até à Contratação BIM.

Face ao atual cenário pandémico, a arquiteta considera que o mesmo veio acelerar o processo de “transformação digital das empresas” e sublinha: “Estando a StratBIM alinhada com esta tendência, revalidámos os nossos objetivos e oferta de serviços neste âmbito tecnológico”.

Ainda em 2021, a arquiteta e consultora BIM adianta que têm como objetivo “consolidar a atuação da StratBIM, enquanto prestador de serviços BIM, através do lançamento de nova estratégia digital e de comunicação da marca”. Até ao final do ano, pretendem ainda retomar o evento anual, o Seminário “BIM Centro”, que não aconteceu em 2020, consequência da pandemia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here