“Um líder tem de ser um exemplo de coerência entre o que diz e o que faz”

Inês Meira Camelo não delineou a sua carreira na área da Medicina, na especialidade de Cirurgia Maxilofacial tendo como objetivo último o acesso a uma posição de liderança. Isso aconteceu naturalmente, fruto de muito trabalho e dedicação à sua área de atividade e constante procura de conhecimento. Atualmente, é a diretora clínica da Vinci Clinic, e acredita que uma boa liderança se faz de empatia, resiliência, ética e integridade.

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Iniciou o seu percurso médico enquanto Médica Interna de Cirurgia Maxilofacial no Hospital de São João. Esta é a especialidade que sempre a fascinou?

Quando concluí o curso de Medicina ainda não tinha definido qual a área a que me queria dedicar, sabia apenas que queria uma especialidade cirúrgica. Por isso, antes dessa escolha, procurei ter contacto direto com várias especialidades. De todas elas, a especialidade da Cirurgia Maxilofacial foi aquela com que mais me identifiquei,
pelo facto de ter tanto a dimensão puramente estética, como a dimensão curativa e funcional.

O que a levou a enveredar também pela área da Estética?

Tal aconteceu de forma natural. Na nossa especialidade, lidamos com o rosto/pescoço e são inúmeros os casos em que, por motivos diversos, os pacientes pretendem a nossa ajuda nessa área. Pensemos, por exemplo, nos casos
oncológicos que obrigam a reconstrução facial ou nos casos em que a biologia não foi a “melhor amiga”. O certo é que o desafio de “criar”, recuperar e reconstruir e, com isso, devolver ao paciente a sua autoestima, é algo que me apaixona, desafia e motiva.

Como evoluiu o seu percurso profissional até alcançar a posição de diretora clínica deste espaço de saúde?

O cargo de diretora clínica nunca foi, em si, um objetivo pessoal, mas a procura de novos desafios e o desenvolvimento de novas competências é algo que me caracteriza enquanto profissional. Talvez por isso, posso dizer que esta posição acabou por surgir como uma consequência direta do meu modo de ser e trabalhar. O meu interesse pela medicina estética desde cedo me levou a investir em especializações nacionais e internacionais na área. Foi então que, acumulada experiência prática relevante, o Dr. Miguel Vieira, proprietário da Vinci Clinic, me convidou para o cargo de direção clínica. Avaliadas as responsabilidades do cargo, aceitei-o, tanto pelo respeito e admiração que tenho pelo Dr. Miguel, como pela oportunidade de ajudar a moldar uma clínica que valoriza o profissionalismo, a competência, o rigor ético e o atendimento humano.

Como definiria a sua liderança? O que lhe parece essencial, em termos de características, que podem ajudar um líder a trilhar o seu caminho com sucesso?

Eu definiria a minha liderança como colaborativa e orientada para o compromisso com a excelência e o desenvolvimento de uma equipa integrada e motivada. Para mim, uma liderança eficaz significa saber ouvir e compreender as diferentes perspetivas de cada membro da equipa, valorizando as suas contribuições e criando um ambiente de confiança e respeito mútuo. Acredito que algumas características são essenciais para que um líder trilhe o seu caminho com sucesso. Em primeiro lugar, a empatia, que permite ao líder conectar-se genuinamente com a sua equipa e entender as necessidades e desafios de cada elemento. Em segundo lugar, a flexibilidade e a resiliência, uma vez que um líder precisa de ser capaz de se adaptar rapidamente a novas circunstâncias e desafios. Por último, vejo também a ética e a integridade como pilares indispensáveis, pois um líder precisa de ser um exemplo de coerência entre o que diz e o que faz.

Que mensagem deixaria a quem ambiciona construir a sua carreira no setor da Saúde, sobretudo numa ótica de evolução profissional, alcançando funções de liderança?

Na minha perspetiva, mais importante do que procurar alcançar essas funções de liderança, é procurar serem profissionais exemplares, dedicados, e, acima de tudo, humanos. Diria que esses são os alicerces para construir um futuro de sucesso. A estes segue-se a capacidade de saber comunicar, ouvir e trabalhar em equipa. O bem-estar e
a realização da equipa, a satisfação e o reconhecimento dos utentes são a garantia de que o sucesso foi conseguido.