Uma farmácia humana, próxima e inovadora

A Farmácia Entre-Vinhas tem 18 anos de existência e é uma junção de farmácia comunitária com farmácia hospitalar, adaptada ainda à região onde se insere – Mirandela. A sua diretora técnica, a farmacêutica Fátima Fernandes, reconhece que a humanização dos serviços, a atenção prestada a cada utente e a qualidade intrínseca que a farmácia apresenta em todas as ações que desenvolve diferenciam aquele espaço dos restantes.

0
343
Fátima Fernandes, farmacêutica e diretora técnica

Que características únicas definem esta farmácia e a fazem destacar-se na região?

Esta farmácia surgiu de uma conjugação de fatores, o principal deles foi a minha experiência de mais de 20 anos na área da Farmácia Hospitalar, que me fez implementar uma visão de farmácia comunitária nesta região. Quis aprimorar o conceito de atenção farmacêutica e também a necessária educação da população para a Saúde. As competências adquiridas no seio hospitalar resultaram numa vontade de proporcionar aos clientes toda a informação necessária, útil e de qualidade sobre medicamentos e o seu uso racional. Outro dos aspetos diferenciadores da minha farmácia é a humanização dos serviços, pois neste espaço é muito importante ouvir e compreender a pessoa, dado que estamos ao serviço da comunidade.

Quais os serviços que presta que vão além da simples venda de medicamentos?

Entre os serviços técnicos que disponibilizamos, contam-se a consulta farmacêutica e acompanhamento farmacoterapêutico, gestão da terapêutica, a preparação individualizada da medicação, a administração de vacinas não incluídas no Plano de Vacinação e outros injetáveis, a determinação de parâmetros bioquímicos e fisiológicos, bem como os cuidados farmacêuticos nas variadas patologias como a Diabetes, Hipertensão arterial, Asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e aconselhamento de dermocosmética. Enquanto farmácia que trabalha em prol da comunidade, desenvolvemos o nosso lado solidário disponibilizando gratuitamente a medicação necessária a crianças que frequentam os Salesianos de Mirandela.

O “Gabinete da Mama” existe há quatro anos e o seu objetivo é ajudar na prevenção e na aquisição de acessórios/produtos necessários para quem sofre de neoplasia da mama. O que a levou a disponibilizá-lo?

Este “Gabinete da Mama” nasceu porque eu vivi uma situação de neoplasia da mama e percebi a dificuldade que existia para adquirir produtos e dispositivos médicos relacionados com esta doença. Assim, resolvi criar este projeto, com vista a ajudar quem atravessa um período semelhante, garantindo que não precisa de se deslocar para adquirir aquilo de que necessita. Do “Gabinete da Mama” faz parte ainda uma equipa de técnicos e profissionais de saúde voluntários, que prestam aconselhamento e auxílio, gratuitamente. Esta ação culmina com a Caminhada Solidária, realizada em outubro, e para a qual toda a cidade de Mirandela está sensibilizada. O que começou com um grupo de poucas dezenas de pessoas ultrapassa agora as 300. É um evento patrocinado, cujo valor total reverte para instituições sociais ligadas à causa.

Como avalia a importância da proximidade entre utente e equipa técnica e farmacêutica, para promover a procura de ajuda por parte da população?

O capital humano da Farmácia Entre-Vinhas é a nossa maior riqueza. A atualização técnico-científica dos colaboradores representa uma mais-valia no desenvolvimento profissional de cada um e resulta num melhor aconselhamento para quem nos visita. Existe uma área dedicada à formação, na farmácia, e todos os nossos profissionais dão formação e são formados internamente. Isso é fundamental, considerando o papel da equipa enquanto agente de saúde pública. Fazemos questão que o atendimento e a informação prestada sejam de qualidade, por isso conhecer bem cada cliente é fundamental e isso só se consegue com um atendimento próximo, humanizado e disponível.

Que balaço faz do percurso que esta farmácia tem feito junto da comunidade? Que projetos/serviços gostaria ainda de implementar?

Faço um balanço bastante positivo, sobretudo tendo em conta o reconhecimento de quem nos visita com frequência. São os próprios utentes que nos incentivam a inovar e a disponibilizar serviços e produtos que sejam mais-valias para a comunidade. Estamos atualmente em processo de Certificação de Qualidade e iremos, brevemente, mudar-nos para novas instalações – terão o dobro do espaço, o que nos permitirá disponibilizar mais serviços, todos eles destinados a diferentes áreas da Saúde e Bem-estar, e com um profissional formado para o efeito. A nível digital, estamos muito presentes nas redes sociais, em particular no Instagram, onde promovemos regularmente a educação para a Saúde junto de quem nos segue. Recentemente, criámos uma newsletter quinzenal, que é agora disponibilizada aos nossos clientes. Talvez por toda esta dinâmica, ousadia e ambição, fomos distinguidos com o prémio Top Scoring 5% melhores PME’s em Portugal, que muito nos apraz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here