“A pandemia acelerou a transformação digital”

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Miguel Vicente, CEO

A Made2Web nasceu em 2007 pela mão de Rute Almeida, e Miguel Vicente, o atual CEO e principal acionista junta-se à empresa em 2019. Pioneira no serviço de Search Engine Optimization (SEO) em Portugal, a empresa lisboeta já havia sido uma das primeiras a especializar-se na construção de websites. Mais tarde, com a especialização em Inbound Marketing e Account Based Marketing, a Made2Web torna-se numa agência de Marketing Digital que contribui para o desenvolvimento e crescimento das empresas no ecossistema digital, alinhando as ações com os diversos objetivos de negócio.

A entrevista realizou-se por videoconferência, dado o momento único que o país atravessa, mas tal também serviu para que Miguel Vicente explicasse a importância do mundo digital para a economia – aquela que existe e a que existirá, depois da pandemia: “O processo de transformação digital já estava a acontecer, mas esta pandemia veio exponenciar a transformação e a necessidade do digital. Vai haver muitos novos consumidores online no final da pandemia. A Covid-19 acelerou assim um comportamento que já estava em marcha”.

Equipa Made2Web

Para o CEO da Made2Web, cada país e cada setor de atividade têm o seu tempo para realizar a transformação digital, mas o coronavírus veio provar a necessidade de uma presença online, para todos: “O mercado português ainda tem de tudo, e é extremado – temos as empresas cujo modelo de negócio é totalmente digital e para quem o processo de estar presente online é absolutamente normal, entendem a importância de um posicionamento de topo bem como de uma boa comunicação e da criação de confiança com o cliente online; temos aquelas cujo website ainda é apenas uma “montra”, com pouca utilidade prática para quem o visita, e por fim aquelas que já começam a querer websites que respondem às necessidades dos clientes, muito embora a comunicação entre a área de Marketing e as Vendas ainda não aconteça da melhor forma, o que dificulta o desenvolvimento das suas vendas online”.

Um plano digital que interliga Marketing e Vendas

Para Miguel Vicente, estas duas áreas estão cada vez mais intrinsecamente ligadas: “As pessoas já não querem uma venda intrusiva. Aquele exemplo, que já aconteceu a todos, de estarmos numa rede social, aceitarmos um convite de alguém e de imediato recebemos um email a querer vender-nos um produto desajustado das nossas necessidades, é o exemplo do que não se deve fazer. O Inbound Marketing, no qual a Made2Web é especialista, trabalha exatamente o cliente a partir do momento em que este procura um determinado produto ou serviço online, até ao momento que ele já tem em si a predisposição para o adquirir. No inbound marketing é o cliente que pesquisa informação e escolhe consultar o website mais relevante para si. Esta escolha é tanto mais facilitada, quanto melhor for o posicionamento do website e quanto melhor este responder às necessidades do cliente.

O Inbound Marketing pretende atrair a pessoa que tem interesse num serviço ou produto e ir acompanhando o seu “estado de maturidade”, de forma a criar níveis adicionais de confiança, conseguidos através de pontos de contacto digitais – a possibilidade de descarregar um ebook com conteúdo que interessa à pessoa, é um exemplo dessa interação entre cliente e a empresa – até que exista de facto uma predisposição para concretizar uma compra. É nessa fase que entram as Vendas: “No ecossistema digital, o Marketing e as Vendas são áreas que têm de estar interligadas, pois é o Marketing que vai responder às necessidades que a pessoa vai demonstrando e a prepara para a compra. Em seguida, as Vendas devem responder de forma alinhada à expectativa criada”.

Após esta experiência, estabelece-se uma relação proativa com o potencial cliente, através de automação digital, que o acompanha até à decisão de compra, aumentando a interação deste com o vendedor: “O conteúdo é o que desperta o interesse. A compra só vem depois. A empresa tem de oferecer valor para depois receber valor”. Importa realçar que o conteúdo deve estar sempre alinhado com a persona e o estado de maturidade em que se encontra perante o serviço ou produto.

Uma agência de Marketing Digital

A Made2Web foi evoluindo, desde a sua criação, para se tornar na empresa que é hoje – especialista em Marketing Digital, Inbound Marketing, Account Based Marketing, E-commerce e Desenvolvimento Web, capaz de posicionar os websites no topo das pesquisas, tornando-os mais visíveis e, partindo daí, promover o aumento da venda digital, garantindo desta forma uma integração e um alinhamento entre a área de Vendas e o Marketing, para que os seus clientes consigam retirar uma verdadeira rentabilização do seu investimento digital.

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