“A transição digital é uma questão de sobrevivência”

A Saturno.net é uma empresa especialista em software PHC, mas também desenvolve aplicações à medida das necessidades dos clientes. O Clube.pt é um exemplo disso mesmo – uma webapp em formato vertical, para gestão de informação desportiva. O diretor, Ricardo Carvalho, e o diretor técnico, Lourenço Luís, explicam, nesta entrevista, o futuro das empresas e a sua dependência da tecnologia, bem como os perigos associados à mesma.

0
306

A Saturno.NET é especialista em sistemas PHC, nomeadamente o PHC GO. Como descreveria este sistema e a sua utilidade para as empresas?

O PHC GO é um software de gestão online desenvolvido para pequenas empresas que querem alcançar grandes resultados. A sua utilidade traduz-se na segurança que oferece às empresas, uma vez que se trata de um software certificado que acompanha as obrigações legais, alojado na cloud e com backups. Ou seja, as empresas não têm a preocupação da infraestrutura informática, que passa a estar assegurada na subscrição da aplicação. Para além disso, é um sistema que aporta mobilidade às empresas, possibilitando um acesso seguro ao negócio e na palma da mão.

Quais os principais setores de atividade onde estes sistemas podem ser úteis?

Se estivermos a falar da utilização base da aplicação, diria os setores de Serviços, Comércio e Comércio online. No entanto, o PHC GO tem uma potentíssima framework que nos permite adaptar o sistema às especificidades de qualquer setor, como Gestão de Associações e Clubes Desportivos, Oficinas, Equipamentos e Números de Série, Obras e Orçamentação, Produção, Gestão Documental, entre outras.

A mobilidade empresarial e dos colaboradores veio colocar novos desafios às empresas?

Sim, sem dúvida. A pandemia veio acelerar essa realidade. De repente, as empresas viram-se obrigadas a mandar os colaboradores para casa e a criar condições para trabalharem remotamente. A tecnologia que o permite já existia, mas era usada pontualmente. O grande desafio foi alargar a sua utilização a todos os colaboradores. Nas empresas que já tinham essa tecnologia implementada, este alargamento generalizado foi mais suave e não comprometeu a sua operação.

Quais as principais áreas que beneficiam muito de um software de gestão e organização?

Diria que todas as áreas beneficiam com a utilização de software de gestão. Com o teletrabalho generalizado, passámos para a fase em que é necessário reorganizar o trabalho em equipa à distância. A desmaterialização de alguns processos foi fundamental, assim como a introdução de novos métodos e formas de partilha de informação e, mais uma vez, o software teve um papel determinante. Com a informação mais disponível e partilhada, o trabalho do líder de equipa ou gestor ficou também mais facilitado, permitindo uma análise mais rápida e tornando o processo de decisão mais célere.

O que é o Clube.pt e quais as vantagens para quem o utiliza? A quem se destina?

O Clube.pt é o futuro das entidades desportivas! É um software vertical em formato de WebApp para gestão de informação desportiva. Antes de avançarmos com o desenvolvimento desta solução, verificámos que havia algumas soluções muito específicas e independentes. A nossa abordagem foi no sentido de reunir essas especificidades numa só aplicação. O facto de
termos escolhido o formato WebApp permite-nos acesso à informação, a qualquer hora e lugar. Isso é um enorme ganho para os clubes, seja na vertente do treinador (com dados relativos aos atletas, treinos, estatísticas de jogo, entre outros), seja com um tipo de dados ao nível de gestão diretiva, com dados específicos para analisar. É preciso ter em conta que este tipo de aplicações estava ao alcance apenas dos grandes clubes. Nesse sentido, o
Clube.pt vem revolucionar o mercado e quebrar este paradigma. Esta solução vertical é
complementada com a integração via API ao PHC GO para emissão de faturação certificada.


Como avalia o reconhecimento que as empresas já têm da necessidade de uma transição digital? Como é que isso é percecionado pelos empresários?

Neste momento a transição digital já não é apenas uma necessidade. É uma questão de sobrevivência! O objetivo é potenciar a produtividade das empresas, usando ferramentas tecnológicas que facilitam o trabalho do dia a dia. Essas ferramentas passam por desmaterializar os processos, medir e otimizar os recursos envolvidos, sempre com o
objetivo de tornar as organizações mais competitivas. Mas há entraves com os quais os
nossos empresários se deparam, como a capacitação tecnológica dos colaboradores,
restrições orçamentais, dificuldade em analisar a informação ou a dificuldade em medir
desempenhos. É preciso ter em conta que o país também tem um longo caminho a percorrer. Se nos grandes centros urbanos é possível ter uma cobertura de Internet quase plena, o mesmo não se verifica nas regiões do interior. Por outro lado, ainda existe uma grande fatia da população ativa nas empresas com pouca literacia digital.

Com os ataques cibernéticos a algumas grandes empresas portuguesas, surgiu a questão da proteção de informação. Como está a Saturno.NET a olhar para essa questão?

Esse é, sem dúvida, o grande desafio da atualidade. A tecnologia veio trazer rapidez e eficiência às empresas, mas também veio mostrar alguma vulnerabilidade. Os dados estão desmaterializados em servidores físicos ou na nuvem, mas estão também ligados à internet. É essa ligação que pode tornar-se perigosa, caso os sistemas não tenham protocolos de segurança. Há alguns pontos que consideramos fundamentais para minimizar os riscos: monotorização e atualização dos sistemas informáticos com protocolos de segurança recentes; formação dos colaboradores para as boas práticas; e implementação de sistemas de
redundância que podem assegurar o acesso aos dados.

Em 2022, quais serão os principais fatores de mudança e evolução do mercado tecnológico? Como está a Saturno.NET a preparar-se para os mesmos?

Em 2022 vamos continuar a assistir a esta transição digital das organizações. Sabemos que a tendência do online e do acesso à informação em tempo real veio para ficar. Isso permite às empresas serem mais rápidas a analisar dados e tomarem decisões mais apoiadas e céleres, o que as torna mais produtivas. Nesse sentido, a Saturno.net tem vindo a preparar-se com um forte investimento em investigação tecnológica, que permite a implementação de soluções à medida e das necessidades que nos são apresentadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here