“Trabalhamos para obter produtos cada vez mais amigos do ambiente”

A OLIVÉ, especialista integral em silicones para vidro, é uma marca reconhecida do WOLF GROUP, desde a sua integração, em 2014. No entanto, esta marca é uma referência na produção de selantes para o setor do vidro há mais de 45 anos e sempre esteve presente em Portugal. No âmbito da celebração do Ano Internacional do Vidro, Luís Machado, business manager do WOLF GROUP, destacou as diferentes utilizações deste material e a forma como a empresa trabalha para melhorar as soluções disponíveis no mercado.

0
180

O WOLF GROUP desenvolve soluções nas áreas da selagem e colagem do vidro. A que tipo de necessidades nesta área os vossos produtos conseguem responder?

O WOLF GROUP é especialista no desenvolvimento e produção de silicones e outras
famílias de selantes, espumas de poliuretano, adesivos e impermeabilizantes, desde
há mais de 45 anos. Em particular, a nossa gama de silicones oferece soluções de
estanquicidade, fixação, enchimento e selagem para aplicações com todo o tipo de
vidros, tanto nos setores industriais como o de vidro duplo, fabrico de painéis solares, indústria naval e de contentores, como nos da construção para o vidro estrutural, muro cortina, fachadas ligeiras, instalação de janelas e portas, claraboias…

São especialistas em silicone certificado para a estanquicidade do vidro duplo. Quão
importante é o facto de este material funcionar corretamente numa utilização deste
tipo de vidro?

O vidro duplo de isolamento evoluiu consideravelmente nos últimos anos no melhoramento da poupança energética e no conforto das habitações, edifícios comerciais e industriais. O silicone OLIVÉ IG-40, certificado segundo as normas europeias EN 1279, acompanhou esta evolução e assegura uma perfeita selagem do vidro duplo, ao ser compatível com os outros materiais utilizados no seu fabrico, ter grande poder de aderência ao vidro, elevado desempenho de isolamento, excelentes propriedades mecânicas e de resistência aos raios UV e longa durabilidade.

No que respeita à selagem de caixilharias e fachadas envidraçadas, qual a importância do selante para que o vidro possa cumprir a sua função por inteiro?

A selagem das juntas em fachadas envidraçadas e nas juntas de perímetro dos caixilhos das janelas é essencial para garantir a estanquicidade à água e ao ar. Com o aparecimento de novos sistemas para janelas em alumínio, PVC, madeira e da evolução das fachadas envidraçadas aumentaram os requisitos técnicos dos silicones, como o OLIVÉ C-22 / 400 ou C-40, certificados SNJF e/ou ISO11600, de forma a responder aos desafios da arquitetura e engenharia de vanguarda. Nas fachadas de vidro estrutural utilizam-se também silicones na colagem de vidro à estrutura metálica. O desenho da junta deve ser calculado para cada projeto, tendo em conta fatores como as dimensões do vidro, cargas do vento e coeficientes de deformação. O silicone OLIVÉ SG-71 cumpre as normas europeias de aplicação em
sistemas de envidraçamento estrutural, de acordo com as diretrizes EOTA (European
Organization for Technical Assessment).


O seguinte esquema resume algumas das aplicações dos produtos descritos:

O vidro é um dos produtos que mais tem evoluído nos últimos anos. Como se manteve o WOLF GROUP a par destas mudanças e evoluiu em conformidade?

O WOLF GROUP colabora com as fábricas de vidro duplo e com a indústria de transformação e fabrico de vidro para analisar os contínuos requisitos de cada tipo de vidro: vidro plano convencional, vidro multicamadas, coloridos, pirolíticos, laminados, temperados, curvos. Também colabora com arquitetos e engenheiros, em universidades e indústrias, para dar soluções na instalação de novas aplicações com vidro, como a recomendação de silicones compatíveis com a colagem de espelhos, novos sistemas de fixação para vidro, construção de mangas envidraçadas para embarque e desembarque de passageiros em aeroportos e portos, etc. Exemplos desta parceria contínua são os edifícios Atrium Saldanha, em Lisboa, do
arquiteto Ricardo Bofill, o Hospital Maternidad O’Donnel, em Madrid, do arquiteto Rafael Moneo ou o edifício Turning Torso, em Malmö / Suécia, do arquiteto Santiago Calatrava. Outros exemplos do elevado nível de qualidade e prestações mecânicas do silicone são as aplicações em mangas envidraçadas para embarque e desembarque de passageiros nos aeroportos de New York, Baltimore ou Singapura, e nos portos do Dubai, Southampton (UK) ou Barcelona.

Estação de comboios de Braga, executada com OLIVÉ SG-71

Considerando que a sustentabilidade é muito importante, como se posiciona o WOLF GROUP no que respeita a esta questão?


As nossas fábricas têm certificação ISO9001, garantindo a qualidade e aplicabilidade dos nossos produtos, e certificação ISO14001, garantindo a sustentabilidade e respeito pelo meio ambiente em todos os processos. A filosofia empresarial do WOLF GROUP baseia-se na qualidade total e respeito pelo meio ambiente, estabelecendo periodicamente novos objetivos para contribuir para a melhoria e sustentabilidade do meio ambiente. Exemplo disso é a utilização de energia verde e renováveis nas suas fábricas, uso de matérias-primas não nocivas, a redução e reciclagem de resíduos, a certificação de baixo teor COV (componentes orgânicos voláteis) dos nossos produtos e o apoio a projetos e organizações sociais.

A marca OLIVÉ passou a incorporar o WOLF GROUP. Esta é uma estratégia de unificação do Grupo, que passa por uma maior aposta em Portugal?

A OLIVÉ está presente em Portugal desde a sua fundação, em 1974, e a integração no WOLF GROUP, em 2014, fez parte dos planos de expansão do grupo para fortalecer e ampliar a gama de produtos em diferentes países, fazendo-os chegar a fabricantes e instaladores do setor do vidro e a distribuidores e lojas de retalho para a construção.

Como perspetiva o ano de 2022, no que respeita à possibilidade de crescimento?

No ano de 2021, tivemos um crescimento alto, de dois dígitos, nas vendas em Portugal, em parte porque conseguimos assegurar de forma contínua o fornecimento dos produtos aos clientes, apesar da escassez de matérias-primas. As perspetivas para 2022 são de dar continuidade a esse crescimento, introduzindo produtos amigos do meio ambiente, como a espuma de poliuretano para janelas e portas com teor muito baixo de isocianatos, ou inovações na categoria de adesivos elásticos de elevadas prestações mecânicas.

Utilização por robot do silicone OLIVÉ IG-40 para vidro duplo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here