Gestora de sucesso, mãe e mulher feliz: “Conheci pessoas com a atitude errada, mas não permito que se torne um problema”

Tatiana Alves Madsen iniciou a sua vida profissional na área alimentar. Com formação em Engenharia, acabou, no entanto, por divergir para o setor automóvel, onde acabou por encontrar um desafio que, constantemente, a entusiasma e obriga a evoluir, enquanto líder e pessoa. Com o marido, criou, desde 2019, 19 empresas, englobadas no Grupo AI Maria Invest. Enquanto COO, gere equipas em Portugal e em mais de 20 países onde o Grupo já está presente. Celebra, neste mês de julho, o seu aniversário, o que é uma boa oportunidade para fazer um balanço de vida, das conquistas e dos projetos futuros, que incluem a expansão do Grupo para fora do continente europeu.

0
684

Que análise faz do seu percurso, dos objetivos que já atingiu e da forma como planeia atingiras metas futuras?

Um balanço nesta fase de vida pode descrever-se em duas palavras – Nostalgia e Agradecimento. Nostalgia da minha caminhada, de todas as vivências passadas e lembranças de momentos felizes e menos felizes que
estão guardados e me tornam quem sou. Agradecer por tudo o que atingi, por todas as pessoas que cruzaram o meu caminho e me proporcionaram a aprendizagem necessária para chegar onde cheguei e por todas as
oportunidades que agarrei com fome de vencer. Sou muito persistente e, apesar de satisfeita com os resultados obtidos, trabalho arduamente para os manter, procuro novos desafios e comprometo-me a alcançar novas
metas sempre. A minha família é a minha prioridade e, para lhes dar o melhor, eu tenho de estar no meu melhor. Não descuro a saúde mental, acho essencial para quem gere pessoas. Faço coaching regularmente e sinto que me tornou uma melhor profissional, mãe e, sobretudo, mulher. Acredito que estamos em constante crescimento e considero importante estarmos alerta para a realidade, para poder aprender e evoluir. O meu percurso é muito sui generis neste ramo. Começo na área alimentar e, por força do amor, acabo no mercado automóvel. Para mim, objetivos e metas são mais do que números. Tento manter o foco na qualidade em tudo o que fazemos e, com isso, alcanço a vantagem de clientes satisfeitos. Clientes satisfeitos são fiéis e dispostos a pagar pelos produtos e serviços que oferecemos. A minha formação em Engenharia moldou bastante o meu raciocínio, estruturação e métodos de trabalho, o que ajudou bastante a minha equipa a manter o foco e definir novas metas e desafios a alcançar. Quando decidimos começar a Cars2click decidimos ser os primeiros e diferentes em tudo o que fazemos. Não queríamos investidores, mas sim a liberdade que teríamos de sermos autofinanciados. Para conseguir isso, temos que evoluir rapidamente com rentabilidade. Analisámos as estratégias de blixtscalling e fomos redesenhando para atender às nossas ideias e necessidades. Implementámos algumas estratégias inovadoras quando iniciámos as nossas empresas. Isso tem sido muito desafiador e muito gratificante e, para mim, é importante que eu possa continuar focada em melhorar os nossos planos estratégicos e implementar novas estruturas e processos. Os meus objetivos futuros passam por continuar a gerir as minhas equipas e os negócios pelos quais sou responsável e fazê-los alcançar novos níveis de qualidade e melhorar o prazo de entrega e os benefícios que deles surgem, identificando constantemente novas áreas a melhorar. Olhando para as nossas empresas, tenho a certeza de que continuarei a ser desafiada e a fazer parte de algo muito emocionante e gratificante.

Como se descreve, enquanto pessoa e profissional?

Tento ser honesta e tratar os outros da maneira que espero ser tratada. É importante para mim que os nossos funcionários e equipas respeitem os valores sobre os quais construímos as nossas empresas. Tento investir
tempo na integração de todos os funcionários, da maneira que eles precisam. Penso que a melhor descrição poderia ser kind and firm. Tendo a ser muito atenta aos detalhes, estrutura e processos. Já no foro pessoal, a
vida é tão cheia quanto a minha vida profissional. Com um marido com um trabalho muito exigente, dois meninos de dois e quatro anos, cinco cavalos e dois cães. Somos uma família muito ativa, que adora estar com amigos e familiares. Felizmente a nossa vida é repleta de coisas boas.

Que características possui que acredita terem sido desenvolvidas ao longo dos anos de trabalho e de liderança?

Diria que a característica que mais desenvolvi foi sem dúvida empreender. Iniciar empresas desde fevereiro de 2019 até hoje, estar presente a comprar e vender no mercado automóvel B2B em mais de 20 países.
Desenvolvemos soluções AI DATA, agora premiadas, ganhámos o Fleet Europe Innovation Award em 2020 e 2022. Foi muito exigente, mas também muito gratificante. Trabalhar com esta equipa permite-me estar
constantemente rodeada de pessoas muito inteligentes e isso molda-me tanto a nível profissional, quanto a nível pessoal. Neste momento assumi a posição de COO e sou responsável pela gestão de várias equipas em Portugal, mas também em mais de 20 países diferentes, com tudo o que isso implica – diferentes culturas, diferentes legislações, outras formas de pensar. Esta forma de trabalhar é muito exigente e diferente da forma com que sempre trabalhei. Para administrar uma empresa como esta tive de me reinventar e adaptar-me às diferentes formas e estilos que fui conhecendo ao longo dos anos.

Que caraterísticas considera importantes para descrever um bom líder?

Acredito que trabalhar com pessoas é um desafio diário. Nem todos se encaixam e, como gestora, é uma das partes mais importantes a serem observadas. Ser clara, comunicar a estratégia e saber a razão de caminharmos numa direção é fundamental em todo o processo. É muito importante reunir as pessoas certas para que as emoções menos positivas sejam minimizadas. Por mais que sejamos orientados por dados, acreditamos que a gestão certa pode extrair o melhor das pessoas e as emoções positivas são mais do que bem-vindas. Não há nada melhor do que trabalhar numa equipa com bom ambiente.

Para se alcançar um equilíbrio pleno, é necessário que todas as áreas da vida – pessoal, familiar, profissional – estejam em consonância. Como lhe é possível conciliar o tempo, para conseguir estar presente em todas as áreas?

Ter uma boa base familiar ajuda. Tanto eu quanto o meu marido estamos focados no equilíbrio, trabalhamos juntos há muitos anos e temos uma estrutura muito boa. Trabalhar em conjunto é muito difícil para a maioria
das pessoas, mas no nosso caso esta é a melhor solução. Eu tenho as minhas áreas e ele as dele. Ainda assim, às vezes é preciso adaptarmo-nos para obter o equilíbrio certo. Às vezes é o trabalho que precisa de foco, às
vezes é a família ou o meu tempo pessoal. A vantagem que tenho como COO é que giro as minhas equipas. Se as minhas equipas estiverem bem estruturadas e tiverem as ferramentas de que precisam, tudo também se
torna mais flexível e é mais fácil encontrar tempo para a família, amigos e atividades pessoais.

Enquanto profissional, sobretudo numa área onde os homens ainda são presença maioritária, nunca teve de enfrentar desafios particulares, precisamente devido ao seu género? Se sim, que impacto teve isso em si?

Claro, conheci pessoas com a atitude errada, mas não dou espaço ou permito que se torne um problema para mim ou para qualquer um dos nossos funcionários. Acho que atualmente já começamos a observar uma
mudança positiva. Hoje, acredito que a pessoa, com as competências certas, conseguirá o emprego ou a promoção, seja homem ou mulher.

No âmbito do seu caminho profissional e da gestão da sua carreira, este é um projeto aliciante? Qual é o vosso foco?

Iniciámos esta empresa em fevereiro de 2019 e hoje temos 19 empresas abertas dentro do grupo. Os nossos clientes são revendedores de automóveis em todos estes países. Desenvolvemos soluções AI DATA para
empresas como Hertz e Polestar. Criámos algumas das soluções AI DATA mais inovadoras e ajudamos os nossos clientes a utilizar as vantagens desta tecnologia. Estamos um pouco perplexos com o caminho que percorremos, mas hoje temos a Cars2click, a nossa empresa de comércio de automóveis, a Cars2view, empresa AI DATA, a Cars2transport, empresa de transporte e logística e, por último, mas não menos importante, a Cars2exchange – um serviço que permite oferecer a clientes particulares a venda do seu carro usado antes de comprar um novo online. Na sua envolvência, este é um projeto muito aliciante que, em breve, se expandirá para fora da Europa.

“Por mais que sejamos
orientados por dados,
acreditamos que a
gestão certa pode extrair
o melhor das pessoas
e as emoções positivas
são mais do que bem-vindas.
Não há nada melhor do que
trabalhar numa equipa
com bom ambiente”.

Que visão diferenciadora tem o género feminino que pode ajudar a alterar a forma como são geridas as empresas?

Eu acho que isso depende da pessoa, não do género. No entanto, posso dizer que a diversidade de pensamento e abordagens é fundamental para a inovação e a resolução de problemas complexos. As mulheres têm uma
capacidade de multitarefa e uma sensibilidade para identificar as necessidades dos diferentes stakeholders, como funcionários, clientes e comunidades. Essas habilidades podem contribuir para uma tomada de decisão mais abrangente e equilibrada, levando em consideração não apenas os resultados financeiros, mas também o impacto social e sustentável.

Que impacto este reforço da liderança feminina poderá ter no empoderamento feminino?

O reforço da liderança feminina pode ter um impacto significativo no empoderamento feminino. À medida que mais mulheres ocupam posições de liderança, isso cria modelos a seguir e oportunidades de desenvolvimento para outras mulheres.

Como analisa, atualmente, o mercado de trabalho, sobretudo considerando as mudanças que a pandemia provocou no mesmo?

Uma coisa que me surpreende no mercado de trabalho é a falta de profissionalismo que encontro no dia a dia e o facto de algumas pessoas sentirem que o seu direito é tão importante e que o trabalho que eles têm deve ficar em segundo plano e deixar as coisas inacabadas, mesmo que isso seja importante para a empresa ou para os outros membros da equipa. Enquanto construímos a empresa, aprendemos como é importante agir rápido quando uma pessoa não se encaixa na equipa ou na empresa. Temos muita sorte. Quando a nossa empresa é considerada por alguns parceiros como a melhor do setor, é mais fácil atrair as pessoas certas e fico muito feliz por trabalhar com muitas pessoas muito competentes e interessantes. A Covid e o teletrabalho mudaram muitas coisas, para melhor e para pior. Todos pedimos flexibilidade, mas nem sempre isso é possível e decidimos que o teletrabalho não é possível nas nossas empresas. Dito isto, temos algumas pessoas muito leais e dedicadas que trabalham connosco e tento fazer o possível para retribuir e os fazer sentir apreciados. Fazemos dois eventos anuais de kick-off e summer party de forma a agradecer a entrega das equipas e manter a motivação.

A Cars2click é um projeto inovador e criativo, nascido da vontade de utilizara tecnologia em favor da área de compra e venda de automóveis. Fazia falta uma solução destas, sobretudo para a nova geração de vendedores e responsáveis de stands automóveis?

Trabalhei com DATA solutions antes de iniciarmos a Cars2click, mas percebi que essas soluções não resolviam os problemas que achávamos que precisavam de resolução. A indústria automóvel estava prestes a mudar mais rápido do que nunca e os revendedores de automóveis precisavam de uma mudança rapidamente, para evitar serem deixados para trás. Nós tínhamos de colocar as nossas ideias em prática e começámos a desenvolver a Cars2view. A Cars2view é o principal motor para saber que carros comprar e quais carros evitar. Quando um
concessionário sabe o que comprar, a GEOpricing é a solução que vai mostrar em que país estes carros estão disponíveis pelo preço certo. Após este processo, a Cars2click está lá para ajudar o concessionário a comprar
os carros, a transportar os carros e a tratar de toda a documentação, bem como o financiamento do IVA. Portanto, não se trata de uma empresa ou solução, mas de várias soluções e serviços que, juntos, oferecem tudo o que um concessionário precisa para aproveitar todas as mudanças difíceis.

Que serviços e ferramentas apresentam, que permitem aos empresários do ramo automóvel basear os seus negócios nas tendências do mercado, com base em Data?

Cars2view é a principal solução para revendedores de automóveis. Oferecemos uma versão GRATUITA para utilizadores standard e uma versão PRO mais customizada. A solução mais avançada é a solução corporativa Cars2view, que é o que empresas como Hertz e Polestar utilizam para gerir o negócio de remarketing e carros usados.

A solução de software Cars2view é baseada em Inteligência Artificial e permite adaptações, para que fique personalizada a cada negócio. Como está a sero impacto junto das empresas do ramo automóvel?

Se utilizarmos o exemplo da Hertz, eles utilizam as soluções que desenvolvemos para analisar todos os carros que são oferecidos e apenas quando a Inteligência Artificial (IA) disser que este é um bom carro para comprar, eles fecham negócio. Agora, fazem melhores negócios, pois conseguem analisar mais carros, de forma mais rápida e com mais eficácia que antes. Tornaram-se mais ágeis e rápidos que a concorrência e acabam por tomar melhores decisões. O mesmo acontece com a capacidade da IA de monitorizar KPIs e fazer recomendações. A capacidade de processar dados 24 horas por dia, sete dias por semana, dá ao gestor a vantagem de tomar decisões melhores e mais rápidas. Costumamos dizer que a IA não vai substituir as pessoas, mas poderá substituir as pessoas que não tiram proveito dela, nem da informação que ela cria.

Quais as principais vantagens que existem quando se aplica a inteligência artificial e a tecnologia a um negócio como a compra e venda de automóveis? O paradigma do negócio automóvel está a mudar?

Quando as OEM avançam com as vendas online tudo muda. Os revendedores de carros deixam de vender diretamente e tornam-se em locais de entrega e manutenção (modelo conhecido como Agency Model). O mercado grita por novas soluções! Uma das oportunidades é o mercado de carros usados. Para evitar erros, é imprescindível recorrer a dados e a IA é uma ferramenta de processamento de dados muito poderosa que
apresentará algumas vantagens que nós, como pessoas, não seremos capazes de realizar. A IA pode ser muitas coisas e nem toda a IA trará vantagens. É importante entender que IA aplicar e quando ela acrescenta valor e quando não. Os nossos especialistas em IA e dados estão entre os melhores do ramo e o que fazemos é transformar dados em dados inteligentes. O futuro trará cada vez mais soluções de IA para as mãos de muitos e até mesmo para as nossas casas. Não é isento de riscos e ainda temos muitos regulamentos que precisam de ser implementados antes que os dados de IA mais avançados sejam fornecidos gratuitamente. Feito de forma correta, esta será uma Era muito interessante e poderemos aproveitar os frutos da nova tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here